10 grandes atrizes de Hollywood que nunca ganharam um Oscar

Capa da Publicação

10 grandes atrizes de Hollywood que nunca ganharam um Oscar

Por Gus Fiaux

Considerada a maior premiação do cinema mundial, o Oscar tem uma longa história, já que sua primeira exibição foi feita em 1929. Desde então, mais de uma centena de atrizes já foram honradas nas categorias de Melhor Atriz Melhor Atriz Coadjuvante, por conta de papéis marcantes e atemporais. Porém, nem todas tiveram a sorte de levar uma estatueta para casa.

Entre as estrelas contemporâneas, temos mais de um caso de atrizes que, apesar de terem sido indicadas diversas vezes, ainda não conseguiram cravar uma vitória na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Pensando nisso, aqui reunimos 10 grandes atrizes que ainda não ganharam o Oscar!

Imagem de capa do item

Amy Adams

Americana nascida na Itália, Amy Adams é uma das atrizes mais populares da geração, tendo já participado de todo tipo de filme, de comédias musicais como Encantada a filmes de super-heróis, como Homem de Aço. Durante sua vasta carreira, ela já esteve cotada para ganhar o Oscar várias vezes, e infelizmente esse sonho nunca se tornou realidade.

Desde 2006, ela já foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante 5 vezes (por Retratos de Família, Dúvida, O Vencedor, O Mestre e Vice), e mais uma vez ao prêmio de Melhor Atriz (por Trapaça). Além disso, muitos de seus fãs insistem que ela foi esnobada por outros grandes filmes, como A Chegada, Animais Noturnos, Na Estrada e Ela.

Imagem de capa do item

Angela Bassett

Nascida e criada em Nova York, com quase cinquenta anos de carreira na TV e no cinema, Angela Bassett é uma atriz muito talentosa, já tendo vencido o Globo de Ouro, o prêmio do SAG e o Critics' Choice Awards. No que diz respeito ao Oscar, ela já foi indicada duas vezes, mas perdeu em ambas.

Primeiro, veio a indicação ao prêmio de Melhor Atriz em 1994 por Tina: A Verdadeira História de Tina Turner, onde ela deu vida à cantora. No ano passado, ela concorreu como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Felizmente, Bassett recebeu um Oscar Honorário pelo conjunto de sua carreira neste ano.

Imagem de capa do item

Annette Bening

Uma das grandes atrizes de Hollywood, Annette Bening estava na disputa pelo prêmio de Melhor Atriz neste ano, graças à sua atuação em Nyad, cinebiografia de Diana Nyad, nadadora que quebrou recordes ao fazer um percurso das Bahamas até a Flórida. Com isso, Bening já foi indicada (e perdeu) cinco vezes o Oscar.

Sua primeira indicação veio em 1990, como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Os Imorais. Depois disso, ela só concorreu na categoria de Melhor Atriz, por Beleza Americana, Adorável Julia, Minhas Mães e Meu Pai e, é claro, Nyad. Vale lembrar que ela já ganhou no BAFTA, no Globo de Ouro, no prêmio do SAG e em várias outras premiações.

Imagem de capa do item

Carey Mulligan

Com 38 anos de idade, Carey Mulligan é uma estrela britânica que atraiu a atenção da indústria cinematográfica, fazendo projetos tanto na Inglaterra quanto em Hollywood. Ao longo de sua carreira, ela já foi indicada três vezes ao Oscar, sempre na categoria de Melhor Atriz - mas perdeu todas até agora.

A primeira indicação veio em 2009, pelo filme Educação. Depois disso, ela foi indicada novamente em 2020, por Bela Vingança, e neste ano, por Maestro. Além disso, Mulligan também já esteve em vários projetos muito conceituados pela crítica, como Drive, Shame, Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi e, mais recentemente, Saltburn.

Imagem de capa do item

Glenn Close

Com 76 anos de idade e cinquenta de carreira, Glenn Close é lembrada por muitos por ter dado vida à maligna Cruella DeVill no remake live-action de 101 Dálmatas, da Disney. Premiada pelo Globo de Ouro, pelo Emmy e pelo SAG, ela já teve impressionantes oito indicações para o Oscar, mas nunca levou uma estatueta para casa.

Ela foi indicada quatro vezes ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, por seu trabalho em O Mundo Segundo Garp, O Reencontro, Um Homem Fora de Série e Era Uma Vez um Sonho; além de quatro vezes ao prêmio de Melhor Atriz, por Atração Fatal, Ligações Perigosas, Albert Nobbs e A Esposa.

Imagem de capa do item

Isabelle Huppert

Uma das maiores atrizes da França, Isabelle Huppert é bem conhecida por seus papéis dramáticos, que já lhe renderam muitos elogios e prêmios mundo afora. Mas, quando o assunto é o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a estrela foi criminosamente rejeitada durante boa parte de sua carreira.

Até hoje, Huppert teve apenas uma indicação a Melhor Atriz por Elle - filme de 2016 dirigido por Paul Verhoeven. Apesar disso, ela já venceu as premiações dos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes e Veneza. Huppert também foi agraciada com o BAFTA e o Globo de Ouro - este último, justamente por sua performance em Elle.

Imagem de capa do item

Michelle Pfeiffer

Michelle Pfeiffer é uma atriz americana que, durante seus quase cinquenta anos de carreira, já entregou performances inacreditáveis. Muitos podem se lembrar dela como a Mulher-Gato de Batman: O Retorno ou até mesmo como a Vespa original da franquia do Homem-Formiga, mas muitos não sabem que ela já foi indicada ao Oscar três vezes.

A primeira indicação veio em 1989, para Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel em Ligações Perigosas. Depois disso, em 1990 e 1993 ela foi indicada novamente na categoria de Melhor Atriz por Susie e os Baker Boys e As Barreiras do Amor, mas acabou perdendo nas três ocasiões - apesar de já ter ganhado o Globo de Ouro, por Baker Boys.

Imagem de capa do item

Michelle Williams

Com quarenta anos de idade (e mais de trinta de carreira), Michelle Williams é uma atriz norte-americana muito prestigiada, que já trabalhou ao lado de grandes cineastas como Ang Lee e Steven Spielberg. Ao longo de sua trajetória, ela já foi indicada ao Oscar cinco vezes, duas por Melhor Atriz Coadjuvante e três por Melhor Atriz.

A primeira indicação foi em 2006, por O Segredo de Brokeback Mountain, e logo ela recebeu indicações por seus papéis em Blue Valentine, Sete Dias com Marilyn e Manchester à Beira-Mar. Sua última indicação foi por Os Fabelmans, mas ela acabou perdendo para sua xará, Michelle Yeoh, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

Imagem de capa do item

Saoirse Ronan

Com apenas vinte e nove anos de idade, Saoirse Ronan é um talento bem notável, tendo participado de dezenas de projetos muito interessantes. A atriz americana de origem irlandesa já atua desde os nove anos de idade, e já trabalhou ao lado de grandes cineastas como Wes Anderson, Greta Gerwig, Peter Jackson e Joe Wright.

Ao todo, Ronan foi indicada ao Oscar quatro vezes. A primeira indicação veio na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo papel em Desejo e Reparação. Depois, ela recebeu mais três indicações na categoria principal, por Brooklyn, Lady Bird e Adoráveis Mulheres, mas infelizmente não levou nenhum dos prêmios para casa.

Imagem de capa do item

Sigourney Weaver

Encerrando essa lista, temos uma das maiores injustiças já cometidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Quem conhece a carreira de Sigourney Weaver sabe que a atriz norte-americana já se envolveu em diversos projetos marcantes, desde Alien e Caça-Fantasmas até o MCU, graças à sua participação nos Defensores da Netflix.

Ao longo de sua longa carreira, ela já foi indicada ao Oscar três vezes. A primeira foi justamente por seu trabalho em Aliens: O Resgate, de 1986. Depois disso, ela ainda recebeu uma indicação a Melhor Atriz por Nas Montanhas dos Gorilas e uma indicação a Melhor Atriz Coadjuvante por Uma Secretária de Futuro, mas perdeu em todas as ocasiões.