De Glenn Close a Willem Dafoe: 15 grandes atores que nunca ganharam o Oscar

Capa da Publicação

De Glenn Close a Willem Dafoe: 15 grandes atores que nunca ganharam o Oscar

Por Jaqueline Sousa

No fantástico universo de Hollywood, ganhar um Oscar é o sonho de muitos profissionais da indústria cinematográfica. Para um ator, essa é a chance de finalmente ter reconhecimento mundial por aquele trabalho onde deu o melhor de si, quase como a conquista máxima de sua carreira. 

E toda essa comoção ao redor do evento não é por nada: afinal, a cerimônia do Oscar é a mais importante da temporada de premiações do cinema. Entretanto, alguns atores relevantes nunca tiveram a oportunidade de ouvir seus nomes após o clássico “E o Oscar vai para…”. Sendo assim, reunimos 15 deles aqui. Confira!

Imagem de capa do item

Amy Adams

Não poderíamos começar esta lista sem citar uma das maiores esnobadas dos últimos tempos na cerimônia do Oscar: Amy Adams. Alvo de uma infinidade de memes na internet, basta a atriz dar as caras na temporada de premiações que as piadas envolvendo sua má sorte com o evento são dadas como certas.

Brincadeiras à parte, Adams já foi indicada seis vezes, mas nunca levou a estatueta para casa. Entre as indicações, cinco foram para Melhor Atriz Coadjuvante, nos filmes Retratos de Família (2005), Dúvida (2008), O Vencedor (2010), O Mestre (2012) e Vice (2018). Uma foi para Melhor Atriz por Trapaça (2013).

Ainda assim, Amy Adams continua sendo um dos nomes mais relevantes de Hollywood. Deve ser apenas uma questão de tempo para que a Academia finalmente a reconheça com um prêmio.

Imagem de capa do item

Will Smith

Outra estrela de Hollywood que nunca ganhou um Oscar é Will Smith. Mas isso pode mudar ainda este ano: o ator foi indicado à categoria de Melhor Ator por sua performance em King Richard: Criando Campeãs.

O reconhecimento da Academia aconteceu 15 anos após sua última indicação na premiação, que foi por seu papel em À Procura da Felicidade (2006). Antes disso, Smith já havia sido indicado ao Oscar, em 2002, pelo filme Ali (2001). Será que esse ano ele finalmente leva a estatueta para casa?

Imagem de capa do item

Glenn Close

A atriz Glenn Close está entre os principais nomes da indústria cinematográfica, colecionando papéis inesquecíveis e grandiosos. Mas isso ainda não foi o suficiente para que a Academia a reconhecesse com um Oscar: Close já foi indicada oito vezes, mas não ganhou nenhuma delas.

Marcada no imaginário do público como a versão em live-action da vilã Cruella, a atriz recebeu quatro indicações como Melhor Atriz pelas performances em Atração Fatal (1987), Ligações Perigosas (1988), Albert Nobbs (2011) e A Esposa (2017). Já na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, Close apareceu na premiação por O Mundo Segundo Garp (1982), O Reencontro (1983), O Natural (1984) e Era uma vez um Sonho (2020).

Imagem de capa do item

Willem Dafoe

Pois é, Willem Dafoe também nunca ganhou um Oscar. O ator já concorreu ao prêmio quatro vezes, mas em nenhuma delas levou para a casa a tão cobiçada estatueta dourada. Ainda assim, Dafoe continua sendo um dos profissionais mais versáteis e consagrados da indústria, colecionando papéis renomados em sua carreira.

Das quatro vezes em que chegou a concorrer ao Oscar, uma foi para Melhor Ator pelo filme No Portal da Eternidade (2018), onde interpretou o pintor Van Gogh. Como Melhor Ator Coadjuvante, ele foi indicado por Platoon (1986), A Sombra do Vampiro (2000) e Projeto Flórida (2017).

Imagem de capa do item

Helena Bonham Carter

Helena Bonham Carter, a nossa eterna Bellatrix Lestrange, é outro grande nome que nunca recebeu um Oscar. A britânica tem uma forte presença por onde quer que passe, garantindo trabalhos impressionantes e relevantes em sua carreira.

Carter já foi indicada duas vezes ao Oscar: uma como Melhor Atriz por sua performance em Asas do Amor (1997) e outra como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme O Discurso do Rei (2010).

Imagem de capa do item

Bradley Cooper

Bradley Cooper é outra figura de Hollywood que sempre aparece nas premiações do Oscar, mas nunca ganhou uma estatueta. O ator já foi indicado quatro vezes ao prêmio por suas performances nos filmes O Lado Bom da Vida (2012), Trapaça (2013), Sniper Americano (2014) e Nasce Uma Estrela (2018).

Cooper também recebeu indicação para a categoria de Melhor Roteiro Original, por Nasce Uma Estrela, e já foi produtor de filmes que concorreram ao prêmio.

Imagem de capa do item

Michelle Williams

Michelle Williams começou a atuar ainda na infância e, desde então, deixou sua marca em Hollywood apresentando performances emocionantes. A atriz já foi indicada ao Oscar quatro vezes, sendo que duas foram na categoria de Melhor Atriz por Namorados Para Sempre (2010) e Sete Dias com Marilyn (2011), e duas como Melhor Atriz Coadjuvante por seus papéis em O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e Manchester à Beira-Mar (2016).

Imagem de capa do item

Tom Cruise

Que Tom Cruise é um dos atores mais populares de Hollywood já não é novidade para ninguém. O astro, que deixou seu nome marcado na história do cinema por trabalhos como a franquia Missão Impossível, continua na ativa, mas ainda não teve a oportunidade de chamar uma estatueta do Oscar de sua.

Cruise apareceu na cerimônia três vezes: duas concorrendo como Melhor Ator por Nascido em 4 de Julho (1990) e Jerry Maguire: A Grande Virada (1996), e uma como Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Magnólia (1999).

Imagem de capa do item

Michelle Pfeiffer

Michelle Pfeiffer também está entre os grandes nomes da indústria cinematográfica que ainda não foram consagrados com um Oscar. A atriz já concorreu três vezes ao prêmio mais desejado de Hollywood: duas foram como Melhor Atriz pelos filmes Susie e os Baker Boys (1989) e As Barreiras do Amor (1991), e uma foi como Melhor Atriz Coadjuvante em Ligações Perigosas (1988).

Imagem de capa do item

Ralph Fiennes

O britânico Ralph Fiennes pode até ser mais conhecido por ter vivido um dos maiores vilões da cultura pop, o Voldemort, mas o ator é muito mais do que o personagem icônico. Antes mesmo de ser selecionado para o papel do antagonista, Fiennes já era um nome de relevância na indústria.

Ele concorreu ao Oscar duas vezes, recebendo indicações por suas performances em A Lista de Schindler (1993) e O Paciente Inglês (1996), mas não levou nenhuma das duas.

Imagem de capa do item

Angela Bassett

A multitalentosa Angela Bassett, que esteve presente em Pantera Negra (2018), transita por diversos meios artísticos, inclusive o cinema. Uma de suas performances mais marcantes foi na cinebiografia Tina (1993), um filme que conta a história da cantora Tina Turner. O longa fez com que Bassett concorresse ao Oscar de Melhor Atriz, mas ela acabou perdendo para a atriz Holly Hunter .

Imagem de capa do item

Laurence Fishburne

Um dos grandes astros da franquia Matrix, o ator Laurence Fishburne também nunca levou o homenzinho dourado para casa. Mesmo com diversos sucessos e produções consagradas no currículo, Fishburne só concorreu ao Oscar apenas uma única vez na categoria de Melhor Ator por sua performance no filme Tina (1993), ao lado de Angela Bassett.

Imagem de capa do item

Kirsten Dunst

Apesar de sua longa jornada na indústria cinematográfica, Kirsten Dunst só chegou a receber uma indicação ao Oscar, justamente na edição deste ano: a atriz concorre ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Ataque dos Cães (2021).

Reconhecida especialmente por sua parceria com a diretora Sofia Coppola e pelo papel de Mary Jane na trilogia do Homem-Aranha, de Sam Raimi, será que ela conquista a estatueta em sua primeira indicação?

Imagem de capa do item

Salma Hayek

Salma Hayek começou a ganhar fama em Hollywood na década de 1990 e, desde então, não parou mais. Seu reconhecimento na Academia chegou um pouco depois, com sua performance no filme Frida, de 2002. Ela concorreu ao prêmio na categoria de Melhor Atriz, ao lado das atrizes Nicole Kidman, Diane Lane, Julianne Moore e Renée Zellweger. Entretanto, Hayek não chegou a levar o prêmio para casa, pois Kidman saiu como a grande vitoriosa.

Imagem de capa do item

Jake Gyllenhaal

Para finalizar a lista, não nos esquecemos de outro grande injustiçado pela Academia: Jake Gyllenhaal. Pode até parecer piada, mas o ator só chegou a concorrer ao Oscar uma única vez, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel no filme O Segredo de Brokeback Mountain, de 2005.

Se você acompanha a carreira de Gyllenhaal sabe que ele carrega performances incríveis ao longo de sua trajetória cinematográfica. Só para citar alguns, o ator protagonizou filmes como O Homem Duplicado (2013), Os Suspeitos (2013) e O Abutre (2014), produções onde entregou atuações impecáveis. Assim como Amy Adams, deve ser apenas questão de tempo para que a Academia o reconheça.

E aí, você sabia que esses atores nunca ganharam um Oscar? Lembra de mais algum? Conte nos comentários!