Os golpes mais apelões dos jogos de luta

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Os golpes mais apelões dos jogos de luta

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Todo rodinha de amigos que vai jogar jogos de luta, tem aquele personagem que ninguém pode pegar, seja o Akuma, Shao Kahn ou então o Geese Howard. Muito do motivo para isso é que a pessoa que escolher o lutador vai usar aquele único golpe repetitivo e extremamente forte para vencer, enquanto o outro jogador mal consegue entender o que está na tela.

Pensando nisso, reunimos nesta lista os 10 golpes mais apelões dos jogos de luta!

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Lariat do Zangief - Street Fighter IV

Desde sua primeira aparição em Street Fighter II, Zangief é odiado por muitos pelos seus golpes, principalmente seu agarrão, chamado carinhosamente aqui no Brasil de “Pilão”. Apesar disso, em Street Fighter IV, o que torna o lutador tão poderoso é seu golpe chamado de Lariat.

O ataque faz com que o personagem role com seus braços abertos causando uma boa quantidade de dano e se movendo um pouco enquanto está executando. A maior parte dos personagens do elenco de Street Fighter IV não pode abaixar do ataque, precisando defender, dando vantagem para Zangief. Junto disso, ele é capaz de parar completamente a pressão de vários lutadores de forma simples e efetiva com o Lariat.

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Karakusa da Makoto - Street Fighter 3rd Strike

Street Fighter 3rd Strike é um jogo que em seu lançamento não foi muito apreciado pelos fãs da franquia, mas que atualmente é considerado um clássico e muitos ainda o jogam até hoje. Entre as novidades que ele trouxe temos alguns personagens como Urien, Yun e Makoto, uma garota cujo retorno permanece aguardado por muitos, e que era extremamente poderosa em Street Fighter III.

Ela é uma máquina em combate em curta distância e caso esteja longe consegue facilmente se aproximar novamente. Mas a coisa mais poderosa entre os golpes de Makoto é seu Karakusa. O Karakusa é um agarrão que por si só já é muito forte, por serem rápidos, fazendo jogadores mais leigos não conseguirem reagir ao ataque. Mas o que faz esse agarrão específico ser tão poderoso é que a personagem pode fazer combos após utilizar esse agarrão.

Agarrões em Street Fighter na maior parte das vezes são ataques que causam muito dano, mas que não é possível utilizar nenhum ataque depois dele. O de Makoto não vai tirar muita vida de seu oponente, mas o que você pode fazer depois vai, já que é possível utilizar até alguns especiais para maximizar sua investida.

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100 Shiki: Oniyaki de Iori - The King of Fighters 97

Iori é um dos personagens mais populares da franquia King of Fighters seja pelo seu visual marcante, sua história interessante ou então pelos golpes poderosos. Um deles é o 100 Shiki: Oniyaki, que em The King of Fighters 97 era um dos ataques mais poderosos do personagem.

Com ele, Iori fazia um pequeno avanço no ar lançando algumas chamas roxas. Dependendo do botão de ataque utilizado pode ser um avanço mais longo ou um menor. Em ambas as versões, acertar o oponente faz com que ele caia no chão, mas no menor, caso não acerte nada, o personagem se recupera quase que instantaneamente, fazendo com que ele possa defender facilmente os ataques do oponente ou até mesmo utilizar o ataque mais uma vez na tentativa de acertar seu inimigo.

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Assist de Vegeta Super Saiyajin - Dragon Ball FighterZ

No lançamento de Dragon Ball FighterZ, cada personagem tinha somente uma habilidade de assist, algo que com as atualizações foi alterado. No jogo, cada um escolhe um time formado por três personagens diferentes e durante boa parte de seu primeiro ano, os times de jogadores competitivos sempre apresentavam o Vegeta Super Saiyajin entre os lutadores.

Vegeta não era um personagem muito poderoso, ele não tinha a variedade de golpes que Yamcha, nem o poder de manter o inimigo preso no canto da tela que Gohan adulto tinha, mas sua assist era a mais forte do jogo. Ao ativar o botão de assistência de Vegeta ele aparece na tela para lançar uma chuva de pequenas esferas de Ki de forma horizontal, com isso o oponente pode ser pego pelo ataque se tentar pular.

Mas o grande destaque é que, enquanto Vegeta está atirando as esferas e seu oponente está defendendo, o jogador está livre para se mover e preparar seu próximo ataque. Com seu oponente preso em meio a animação de defesa da chuva de esferas, o jogador pode tentar acertar as costas de seu inimigo ou então tentar um golpe baixo que talvez passe despercebido por alguém menos atento. No fim, a assist servia para controlar o jogo e limitar as ações de seu oponente enquanto aumenta as suas.

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Trident Rush do Aquaman - Injustice 2

Aquaman foi um personagem extremamente chato de se enfrentar em Injustice, já que era rápido e causava muito dano. Mas infelizmente para quem não gostava do herói, no segundo jogo ele retornou ainda mais poderoso, principalmente pelo seu golpe chamado de Trident Rush.

O Trident Rush faz com que Aquaman dê várias perfuradas com seu tridente no oponente. O ataque por si só já é incrível pela distância que acerta e a quantidade de dano, mas caso o jogador deseje gastar uma de suas barras de especial ele fica ainda pior. Se o seu oponente não defender o Trident Rush amplificado ele perde 30% da vida, sem contar os outros ataques que podem vir. Mas se ele defender a quantidade de dano recebido ainda é alta o bastante para valer a pena gastar todas as barras especiais somente para fortalecer este ataque.

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Deadly Wind de Cetrion - Mortal Kombat 11

Cetrion é o terror do competitivo de Mortal Kombat 11. A personagem é odiada por uma grande parcela de jogadores competitivos, por na maior parte das vezes ser injusta se comparada com todo o resto de elenco de personagens do jogo de luta da Netherrealm.

A personagem tem combos poderosos, projéteis incríveis e dependendo da escolha do jogador pode ter agarrões, e até ataques inbloqueáveis. Mas um dos principais golpes da personagem é o Deadly Wind. Com ele Cetrion lança um pequeno furacão em curta distância que afasta o oponente.

Seu principal uso é durante combos para aumentar a distância entre o oponente e deixar Cetrion segura para usar seus projéteis. O oponente pode até tentar dar algum soco mais rápido antes do furacão o atingi-lo, mas caso o jogador de Cetrion decida usar o Deadly Wind amplificado isso não será possível e o oponente estará aberto para um combo. Junto de tudo isso, o dano do golpe na defesa justifica utilizá-lo sem parar nos adversários.

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Frente e Soco no ar de Bayonetta - Super Smash Bros. 4

Super Smash Bros. começou como um jogo de luta entre os personagens da Nintendo e foi expandindo trazendo outros personagens queridos dos jogos como Sonic, Snake e até mesmo Cloud de Final Fantasy. Entre as DLC que chegaram em Super Smash Bros. 4, lançado para o Wii U e Nintendo 3DS, estava Bayonetta, que foi a vencedora de uma votação realizada para quem seria o próximo personagem.

Com todos muito empolgados, Bayonetta enfim foi lançada e dominou completamente Super Smash Bros 4, chegando a ser banida de algumas competições. A personagem é extremamente focada em ataques aéreos, dominando o espaço com suas armas e seu Witch Time. Mas o ataque mais forte da personagem é feito apertando para frente junto de soco enquanto ela estiver no ar.

Com isso, Bayonetta faz uma pequena combinação de três ataques, causando um pouco de dano, mas não é isso que o tornava tão forte. Ao invés de deixar a personagem fazer a sequência é possível parar após acertar o primeiro soco e repetir isso inúmeras vezes. Fazendo isso é super fácil jogar seu oponente para fora do cenário enquanto a grande mobilidade aérea de Bayonetta faz com que ela retorne para um local seguro logo depois.

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Chute forte no ar de Coração Negro - Marvel vs Capcom 2

Marvel vs Capcom é um dos jogos de luta mais queridos pelos fãs do gênero e o segundo é o que traz mais variedade de personagens. Nele existe uma grande variedade de personagens apelões, seja a Tempestade, Magneto, Doutor Destino ou até mesmo o Sentinela, mas apesar disso Coração Negro é um dos personagens que tem um dos golpes simples de ser executados e que causam um estrago gigantesco.

Coração Negro é um personagem da Marvel que aparece pela primeira vez em uma HQ do Demolidor. Em Marvel vs Capcom 2, muitos golpes dele invocam alguns demônios, incluindo seu chute forte no ar. Quando ele utiliza o botão, o personagem lança alguns demônios verdes de forma diagonal para o chão e caso acerte o inimigo ele receberá dano e ficará brevemente preso.

Com um pouco de prática é fácil conseguir acertar vários desses em sequência em seu oponente, causando uma grande quantidade de dano apertando somente um botão. E caso seja um jogador mais experiente, é possível matar seu oponente após acertar o primeiro chute forte no ar.

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Genki Dama Goku GT - Dragon Ball FighterZ

Diversos personagens que foram lançados como DLC em Dragon Ball FighterZ chegavam bem mais fortes que o esperado e dominavam o competitivo e as partidas ranqueadas do jogo. Bardock, Gogeta e Vegetto são alguns exemplos, mas o principal foi Goku GT, personagem que por muito tempo enfrentou o risco de ser banido pela comunidade de campeonatos.

Goku visualmente como uma criança tinha uma grande variedade de ataques poderosos e que dava muita mobilidade para o personagem, mas o grande destaque era o especial de nível 3, a Genki Dama. Geralmente os especiais de nível 3 de Dragon Ball FighterZ podem ser utilizados ao final de um combo e dão uma quantia de dano padrão, com algumas exceções - a Genki Dama é uma dessas.

O especial causa uma quantidade massiva de dano, mas não pode ser utilizado após combos normais. Com um pouco de aprendizado, os jogadores descobriram novos combos que podem ser encerrados com a Genki Dama, facilmente acabando com toda a vida de um dos personagens do outro jogador. Mas caso o lutador não tenha morrido, com a devida prática ainda é possível continuar o combo após a Genki Dama sair da tela, quando o adversário está próximo de cair no chão.

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Parrys de Leroy - Tekken 7

Leroy foi um dos personagens que chegaram como DLC em Tekken 7 e talvez seja um dos que mais gerou empolgação do público, já que ele tinha ele era um personagem visualmente incrível e em trailers parecia um grande lutador. Mesmo sendo bem novo, o personagem já apareceu em Tekken Bloodlines, animação mais recente lançada em 2022.

Mas o personagem foi lançado e logo se tornou odiado pela comunidade, já que Leroy era quase perfeito. Ele tinha combos simples e muito efetivos, controle de distância e seu principal detalhe era seu parry, principalmente durante seu lançamento. Parry, ou aparada existem numa variedade de personagens de Tekken, como Asuka ou Jin, e exigem que o jogador entenda o ritmo certo de cada ataque do oponente.

Essa regra não se aplica a Leroy. Seu parry tem uma janela generosa então o jogador pode utilizar um pouco antes ou até um pouco depois e ainda assim o oponente será punido e até mesmo ataques especiais como o Rage Drive e o Rage Art, habilidades que só podem ser utilizadas com pouca vida, pode ser aparada por Leroy de forma simples. Por fim, o golpe ainda pode se transformar em um grande combo que dependendo da posição e vida do inimigo pode ser letal.