11 franquias que devem retornar em 2022

Capa da Publicação

11 franquias que devem retornar em 2022

Por Arthur Eloi

Hollywood sobrevive nas grandes franquias. Por mais que um ou outro filme completamente inédito possa nos surpreender, o ganha-pão dos cinemas hoje em dia são nas sagas que já são familiares ao público, seja apelando para a nostalgia de retomar clássicos, de fazer reboots ou apenas dando continuidade com sequências.

2022 promete muitos títulos novos de grandes séries, portanto listamos abaixo 10 franquias que vão retornar aos cinemas neste ano!

O Massacre da Serra Elétrica

Um dos maiores clássicos do terror, O Massacre da Serra Elétrica ganha continuações, reboots e remakes com frequência desde 1974. Dessa vez, a franquia vai seguir o caminho de Halloween, com um filme que pretende ignorar tudo que veio depois da obra original.

O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface acompanhará um grupo de jovens tentando reconstruir uma cidade abandonada no Texas. O problema surge quando descobrem que lá mora um maníaco, sedento para fazer novas vítimas. O filme estreia em 18 de fevereiro na Netflix.

Imagem de capa do item

Avatar

Há mais de uma década, em 2009, James Cameron consagrou a era dos cinemas digitais e das sessões em 3D com Avatar, uma história de amor entre mundos em guerra. Por mais que o filme não tenha exatamente se tornado um fenômeno da cultura pop, se tornou um sucesso absoluto, segurando o título de maior bilheteria do cinema por anos - até a chegada de Vingadores: Ultimato dez anos depois.

Agora, a franquia retornará com não só uma, mas sim quatro continuações. A primeira delas, Avatar 2, chega ainda em 2022, e mostrará o retorno do casal Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana), sendo forçado a fugir das florestas para os mares de Pandora após o retorno da ameaça humana. A estreia acontece em 15 de dezembro nos cinemas.

Doze é Demais

Lembra de Doze é Demais? A comédia de 2003, que teve uma continuação em 2005, acompanha o casal formado por Steve Martin e Bonnie Hunt lidando com o desafio de manter uma casa com 12 filhos. A franquia agora receberá um novo filme, com um elenco inédito.

O novo filme, que será lançado no Disney+ em 18 de março, é escrito por Kenya Barris, o criador de Black-ish, com direção de Gail Lerner, que foi produtora da série. A trama será a mesma, mas dessa vez o casal principal será vivido por Zach Braff (Scrubs) e Gabrielle Union (LA’s Finest), como pais de doze filhos.

Animais Fantásticos

Harry Potter chegou ao fim há mais de uma década, mas o universo dos bruxos continua na forma de Animais Fantásticos, que desenvolve figuras e eventos importantes desse mundo. Após muitas (muitas) polêmicas de bastidores, a série derivada chega ao terceiro capítulo.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore acompanhará a intersecção entre o mundo bruxo e o dos trouxas, com o início da Segunda Guerra Mundial no final da década de 30 se cruzando com o crescimento do vilão Grindelwald, que agora será vivido por Mads Mikkelsen (Hannibal). A estreia acontece em 14 de abril.

Sonic

Pouco antes dos cinemas fecharem por conta da pandemia da Covid-19, o filme do Sonic foi uma grata surpresa com uma aventura leve e divertida. Agora em 2022, o ouriço mais famoso dos games retorna com uma continuação que promete ser ainda maior!

Sonic 2 - O Filme acompanhará o protagonista lidando com as responsabilidades de crescer, tanto pessoalmente quanto como herói, ao mesmo tempo que precisa enfrentar a volta de Robotnik (Jim Carrey) e a chegada de Knuckles, que terá a voz de Idris Elba no idioma original. A estreia acontece em 8 de abril.

Top Gun

Um dos maiores clássicos da década de 80, Top Gun: Ases Indomáveis (1986) apresentou Tom Cruise como um piloto da Marinha chamado Pete Mitchell, que é aceito em uma academia de pilotos de elite.

Agora, mais de trinta anos após o clássico, a história de Pete é retomada, com uma nova geração de pilotos e máquinas ultravelozes. Top Gun: Maverick é dirigido por Joseph Kosinski (Tron: O Legado), e chega aos cinemas em 26 de maio.

Jurassic World

Jurassic Park, o clássico de dinossauros de Steven Spielberg, foi uma das primeiras franquias clássicas que conseguiu retornar com força, logo em 2015. Em 2022, a nova trilogia chega ao fim com Jurassic World: Domínio.

Detalhes da trama ainda não foram divulgados, mas a primeira prévia do longa já deixou algo claro: o trio original de Alan Grant (Sam Neill), Ellie Sattler (Laura Dern) e Ian Malcolm (Jeff Goldblum) está de volta. O longa chega aos cinemas em 10 de junho.

Toy Story

Quase uma década após partir o coração de todos com o final da trilogia, Toy Story voltou para mais momentos emocionantes (e uma das animações mais detalhadas já feitas) com Toy Story 4, de 2019. Já em 2022, a franquia entra em território inexplorado: um derivado.

Ao invés de mais um capítulo sobre os brinquedos, o filme da vez será Lightyear, uma aventura sci-fi espacial sobre o Buzz Lightyear de verdade (dentro do universo, pelo menos), que serviu como inspiração para o icônico boneco. Além de parecer ser algo totalmente diferente de Toy Story, o protagonista terá a voz de ninguém menos que Chris Evans, o Capitão América. A estreia acontece em 16 de junho.

Minions

Ame ou odeie, os Minions vieram para ficar. As adoráveis e irritantes criaturas amarelas roubaram a cena em Meu Malvado Favorito ao ponto de ganharem filme próprio, que foi um enorme sucesso (pelo menos de bilheteria).

A continuação, chamada de Minions 2: A Origem de Gru, se conectará à franquia principal ao mostrar como as criaturinhas se tornaram ajudantes do aspirante de vilão. A estreia acontece em 30 de junho.

Imagem de capa do item

Halloween

No terror, a principal retomada de uma franquia aconteceu em 2018, quando Halloween levou a fórmula da sequência-legado ao gênero. Com o enorme sucesso de bilheteria e crítica, duas continuações foram aprovadas. Em 2021, foi a vez de Halloween Kills, um filme altamente divisivo, mas que não apagou a ansiedade dos fãs pelo fim da trilogia.

Halloween Ends marcará um embate final entre o maníaco mascarado Michael Myers e a sobrevivente Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). O filme se passará alguns anos após os eventos do antecessor, e supostamente deve até ter elementos sobre a pandemia da Covid-19. Seja como for, a estreia acontece em 13 de outubro.

Imagem de capa do item

Creed

Creed deu vida nova à Rocky ao retomar a franquia de boxe que consagrou Sylvester Stallone pela perspectiva do filho de um de seus maiores rivais/aliados. Estrelada por Michael B. Jordan, a saga derivada é igualmente repleta de momentos de superação e lutas emocionantes.

Não há detalhes da trama de Creed III, mas já dá para afirmar que será um filme especial, visto que marcará a estreia de Michael B. Jordan como diretor, além de retornar com o protagonista. O longa será o primeiro sem a presença de Sylvester Stallone, mas terá Jonathan Majors (Lovecraft Country) no elenco. O filme chega aos cinemas em 22 de novembro.

Bônus: Filmes de Herói

Olha, se fosse pra falar de todos os filmes de heróis que lançam em 2022, seria preciso uma lista própria para isso - que, por sinal, foi o que fizemos aqui na Legião dos Heróis. De qualquer forma, vale uma rápida menção sobre os futuros lançamentos.

A Marvel Studios continua impiedosa com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Thor: Love and Thunder e Pantera Negra: Wakanda Forever nos cinemas, enquanto o Disney+ receberá as séries Cavaleiro da Lua, Ms. Marvel, Mulher-Hulk e um especial de natal dos Guardiões da Galáxia.

Já a DC Comics mantém seu bom momento com as estreias de The Batman, Adão Negro, The Flash, Aquaman e o Reino Perdido e Batgirl. Com certeza 2022 será um ano bastante movimentado para os cinemas!