The Flash – Pontos fortes e fracos de “Enter Zoom”!

Capa da Publicação

The Flash – Pontos fortes e fracos de “Enter Zoom”!

Por Mike Sant'Anna

Enter Zoom

Após os eventos recentes, Barry decide que é hora de confrontar Zoom e, para isso, cria um plano arriscado. Caitlin fica ao lado de Jay, que acredita que é perigoso demais bater de frente com o inimigo, porém Iris mostra seu apoio e traz consigo um aliado inesperado. Para completar, veremos como era a vida de Harrison Wells na Terra-2, ou seja, antes de ter cruzado a ponte entre os dois universos

Imagem de capa do item

Ponto forte - Jesse Quick

A gente já sabia quem a personagem era no episódio passado, mas ver o papai Harrison Wells dizer com todas as letras o nome da personagem, que nos quadrinhos também é uma velocista, nos faz imaginar se até o fim da temporada teremos um "exército de velocistas" do bem (já que todo velocista que apareceu até agora era um vilão) formado por Barry, Jay, Jesse Quick e Wally West (que também já foi citado na temporada).

Imagem de capa do item

Ponto Forte - Barry feliz

Humanizar os super heróis é bom? É ótimo. Porém é muito comum de confundir a humanização com deixar o personagem cheio de problemas e depressivo. Tanto Arrow quanto Flash resolveram apostar um pouco mais no tom leve e mais alegre para suas respectivas temporadas, e tem sido uma decisão muito boa, pois ver Barry feliz, seja com Patty, Joe ou com seus amigos, deixa o público mais contente com seu herói.

Obviamente o tom mais pesado cabe muito bem nas séries como Gotham e Demolidor, porém em Flash eu só posso dizer que é bom ver Barry Allen feliz. E o episódio, no fim das contas, teve muito foco nessa felicidade do personagem.

Imagem de capa do item

Ponto forte - Robert Queen

Vão haver comparações e piadas com Oliver/Robert Queen e Bruce/Thomas Wayne. Mas saber que na Terra-2 o arqueiro é na verdade Robert Queen, o pai de Oliver Queen, e que Oliver na Terra-2 está morto abriu um leque muito grande que os produtores podem e devem aproveitar, para fazer uma das cenas mais impactantes de ambas as séries, Oliver e Robert Queen se encontrando mais uma vez, ambos Arqueiros Verdes e ambos lutando juntos lado a lado. Isso aconteceu já algumas vezes nos quadrinhos e seria muito bom ver isso na série (Mas nos quadrinhos Robert não era de uma outra Terra, ele só estava vivo mesmo).

Imagem de capa do item

Ponto forte - O retorno da voz vibrada

Assim como eu achei um ponto forte Oliver estar mais uma vez preocupado em manter sua identidade secreta, quando Barry voltou a usar sua voz vibrada para esconder sua identidade de Linda Park, também foi um bom cuidado com os pequenos detalhes do episódio, porque sem sombra de dúvidas Linda Park reconheceria a voz do seu ex-namorado. Infelizmente esse ponto forte foi imediatamente posto de lado pelo ponto citado no próximo slide...

Imagem de capa do item

Ponto fraco - Identidade secreta pra quê?

Atualmente, acho que a única pessoa no elenco principal que não conhece o segredo do Flash é Patty Spivot, pois de resto, agora todo mundo sabe que Barry é o Flash, incluindo alguns vilões.

Não havia necessidade para Barry ter revelado seu segredo para Linda Park, haviam outros mecanismos de roteiro para fazer com que Linda confiasse no Flash e aceitasse o trabalho, haviam diversas opções, e revelar a identidade do Flash para alguém como Linda Park era uma das piores opções e decisões de roteiro (Se o Flash fosse Wally West, eram outros 500).

Para heróis como Flash, Batman, Superman e Homem-Aranha, a identidade secreta e a vida dupla são traços importantíssimos nas histórias.

Imagem de capa do item

Ponto Forte - um belo plano

Se a gente ignorar a pergunta "Onde eles arrumaram esse galpão preparado pra treinar tiro?", a cena do treinamento de Linda Park para fingir ser a Drª Luz foi um show à parte no episódio.

A cena me lembrou um pouco as cenas de preparação de 11 Homens e um Segredo. Teve sua dose de humor na medida certa com todos os personagens, Cisco, Joe, Barry e Linda, mais uma vez trazendo o clima descontraído que é necessário em uma série do Flash.

Imagem de capa do item

Ponto forte -Diálogo clichê

Foi uma daquelas cenas que alguns espectadores apontaram para a tela e disseram "EI! Eu vi o que você fez aí!" Não é novidade para ninguém que algumas adaptações antigas dos quadrinhos (e outras histórias envolvendo heróis e vilões em geral) eram repletas de cenas cafonas e clichês do vilão se gabando de como ele iria derrotar o herói, e os dois se encarando enquanto andavam em círculos. E o episódio aproveitou que tínhamos uma "noob" nessa história de vilania pra ironizar todas essas cenas clichês, e o resultado ficou sensacional.

Imagem de capa do item

Ponto forte - a execução do plano

Todo o arco envolvendo o plano, desde o treinamento de Linda até o fim da execução do plano, foi feita com excelentes escolhas de roteiro. A parte onde o plano realmente entra em ação, com Linda e Barry fingindo uma briga foi muito bem executada, mostrou muito bem a inexperiência de Linda, e o bom humor de Barry, por exemplo quando ele finge ser atingido por um raio que passou há muitos metros de distância, ou quando ele começa a se ajeitar porque caiu numa posição ruim e a perna estava ficando dormente.

Além de realmente ter mostrado uma boa (apesar de breve) luta entre uma falsa Drª Luz e o Flash. Eu já disse e repito, Flash não é uma série de comédia, mas essas pitadas de humor que te fazem soltar pequenas gargalhadas são necessárias, é só você lembrar de quando você assistia o desenho da Liga da Justiça e ria com o Flash. Mas não só de risadas viveu esse episódio, pois de repente o sentimento foi pro lado completamente oposto por causa de...

Imagem de capa do item

Ponto forte - Zoom

Eu não estou aqui pra desmerecer Grodd, Capitão Frio, ou mesmo o Flash Reverso, mas Zoom nesse episódio veio pra mostrar que ele é um vilão de verdade com V maiúsculo. O que Zoom fez com Barry nesse episódio elevou os parâmetros de maldade e vilania na série.

Ele fez você sentir medo do Demônio da Velocidade, ele fez você temer pela vida de Barry, ele fez você ficar sem saber como eles vão derrotá-lo. Zoom não apenas nocauteou Barry, ele o surrou e humilhou o Flash para os jornais (consequentemente, para a população), para a polícia e para seus amigos. Só um detalhe para apimentar as teorias de que Zoom possa ser o Barry da Terra-2, ele parecia bem familiar com quem estava debaixo da máscara quando ele a arrancou.

Imagem de capa do item

Ponto forte - Barry Wells?

O motivo da paralisia de Barry ter sido um ponto forte nesse episódio, foi pra mais uma vez reforçar o quão grande é a ameaça de Zoom. Ele deixou Barry em uma cadeira de rodas. Estou curioso pra saber como eles irão reverter isso.

--

E você o que achou do episódio?

Imagem de perfil
Mike Sant'Anna

Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço... É bem retardado.