10 filmes de terror na água que você precisa assistir
10 filmes de terror na água que você precisa assistir
Um mergulho nas profundezas do medo!
Dentre todos os mistérios mais apavorantes da humanidade, nossos oceanos continuam sendo os mais próximos (e inexplorados). Há algo nas águas que ainda causa muito pavor nas pessoas, e não é à toa que temos centenas de filmes de terror aquático, que exploram justo esse pavor submerso.
Nesta lista, separamos 10 filmes de terror na água que você precisa conferir, desde grandes clássicos que nos fizeram ter um medo abissal de tubarões aos longas que bebem diretamente da fonte de H.P. Lovecraft, trazendo criaturas sobrenaturais que dormem nas profundezas do mar.
Créditos: Divulgação
O Monstro da Lagoa Negra (Creature From the Black Lagoon, 1954)
Um dos mais clássicos exemplos da franquia dos Monstros da Universal, O Monstro da Lagoa Negra é um filme muito à frente de seu tempo, seja pelos efeitos empregados ou até mesmo pela trama, que traz duras críticas ao colonialismo norte-americano e a poluição de mares e rios.
O filme mostra uma expedição na Amazônia, enquanto cientistas procuram provas da existência do "elo perdido" da humanidade. Porém, eles logo se deparam com um ser tenebroso vindo das profundezas, que só quer ser deixado em paz. O filme é um ótimo terror clássico e, curiosamente, chegou a ser lançado em 3D!
Tubarão (Jaws, 1975)
É impossível falar de terror aquático sem mencionar o clássico absoluto desse "subgênero". É óbvio que estamos falando de Tubarão, um dos filmes mais prestigiados da carreira de Steven Spielberg - e o longa que levou a carreira do diretor nas alturas.
O filme é espetacular e constrói uma tensão poderosa, conforme um grande tubarão branco ameaça a paz em uma praia nos EUA. Curiosamente, o tubarão em si aparece pouco no filme, devido a alguns problemas técnicos - mas o resultado é ainda melhor, já que o filme compensa sua ausência com muito suspense e tensão.
Piranha (1978)
Após o sucesso de Tubarão, vários estúdios quiseram replicar a "fórmula" com uma infinidade de criaturas marinhas. O mais bem-sucedido, no entanto, é Piranha, um filme que pesa um pouco mais para a comédia, devido ao seu orçamento limitado e os efeitos visuais bem precários.
A trama é similar à do filme de Spielberg, já que banhistas são atacados por um cardume letal de piranhas. O resultado é um verdadeiro banho de sangue em alto-mar. Vale lembrar que o longa acabou gerando algumas continuações e até mesmo reboots, que deixaram a história ainda mais insana.
O Segredo do Abismo (The Abyss, 1989)
Um clássico do horror e da ficção científica, O Segredo do Abismo é um dos melhores trabalhos da carreira de James Cameron, que vinha de uma crescente de sucessos com O Exterminador do Futuro e Aliens: O Resgate. O longa fez um baita estardalhaço e ganhou o Oscar de efeitos visuais em 1990.
Na trama, uma tripulação precisa embarcar em uma jornada ao fundo do oceano, enquanto investigam um submarino nuclear naufragado. Porém, em sua busca pelas profundezas, os cientistas e pesquisadores acabam se deparando com um mistério que pode mudar absolutamente tudo o que conhecemos.
Dagon (2001)
Quem gosta de H.P. Lovecraft provavelmente já ouviu falar de Dagon, uma produção espanhola de 2001 dirigida por Stuart Gordon. O filme lida com tudo aquilo que há de melhor nas obras do autor: horror cósmico, sonhos estranhos, pessoas esquisitas e um mistério vindo diretamente das profundezas.
Apesar de se chamar Dagon (que é o nome de um popular conto de Lovecraft), o filme na verdade adapta outro conto do autor, chamado A Sombra de Innsomouth. Apesar do baixo orçamento, o filme conta com bons efeitos práticos, especialmente na caracterização das criaturas bizarras.
Navio Fantasma (Ghost Ship, 2002)
Fugindo um pouco da temática de horror cósmico e animais muito violentos, podemos citar também Navio Fantasma, um longa que fez um bom sucesso no Brasil devido às suas incontáveis reprises no SBT. Apesar disso, é bom mencionar: o filme não é necessariamente bom, mas é bem divertido.
Na trama, um grupo de piratas precisa invadir um navio à deriva no Estreito de Bering. Porém, eles vão descobrir, em meio à pilhagem, que o navio possui uma história muito macabra e tenebrosa. Considerado um clássico cult, o filme tem uma cena de abertura inesquecível e muito sanguinária.
Triângulo do Medo (Triangle, 2009)
O Triângulo das Bermudas continua sendo um dos locais mais envoltos em mitos e lendas do planeta Terra. Muitas histórias citam o lugar como sendo o cenário de desaparecimentos e eventos bem bizarros. Então, precisávamos ter um filme sobre ele na lista: o suspense Triângulo do Medo.
O longa brinca com várias lendas e mitos relacionadas ao Triângulo das Bermudas, e é uma história bem complexa que envolve viagem temporal e mistérios bem peculiares - além de contar com ótimas atuações por parte de Melissa George e Michael Dorman. É perfeito para quem gosta de tramas para destrambelhar a cabeça.
Águas Rasas (The Shallows, 2016)
Se você gosta de filmes que exploram os instintos de sobrevivência mais puros da humanidade, um excelente exemplo é Águas Rasas, o longa de 2016 estrelado por Blake Lively. No filme, uma surfista decide viajar até uma praia isolada, enquanto tenta superar a morte da própria mãe.
Em meio às ondas e o clima quente, ela acaba se tornando a presa de um perigoso tubarão branco, que a encurrala em uma pedra em meio à parte mais rasa do mar. Contudo, a maré continua a subir, e ela precisa tomar uma decisão, para que possa fugir do predador e chegar à terra firme com vida.
Medo Profundo (47 Meters Down, 2017)
Outro longa de tubarões que causou um grande impacto, Medo Profundo conta com Mandy Moore e Claire Holt, que interpretam duas irmãs que decidem fazer um mergulho no mar do México. Elas são colocadas em uma gaiola e conseguem observar alguns tubarões brancos no fundo do mar.
O pavor começa quando o sistema da gaiola quebra e as duas ficam presas, com um estoque limitado de oxigênio e rodeadas por predadores assassinos por todos os lados. O filme consegue construir uma atmosfera muito claustrofóbica e angustiante, ao mesmo tempo que possui uma boa história com ótimas atuações.
Ameaça Profunda (Underwater, 2020)
Fechando esta lista, temos um exemplo bem recente. Ameaça Profunda chegou aos cinemas no começo do ano, e traz um elenco composto por nomes como Kristen Stewart, Vincent Cassel, Jessica Henwick e John Gallagher Jr., e se passa em uma plataforma localizada no fundo do Fosso das Marianas.
Quando essa base é danificada em uma série de abalos sísmicos poderosos, os cientistas que moram nela precisam fazer uma caminhada em pleno solo oceânico para se salvarem da morte certa. O filme não foi muito bem recebido, mas tem elementos que devem agradar bastante os fãs de H.P. Lovecraft.