10 filmes de super-heróis que foram anunciados mas nunca foram lançados

Capa da Publicação

10 filmes de super-heróis que foram anunciados mas nunca foram lançados

Por Gus Fiaux

No que diz respeito aos filmes de super-heróis, é bem comum vermos estúdios planejando a longo prazo, preparando o terreno para filmes que só serão lançados de três a cinco anos após seus anúncios oficiais. Acontece que muita coisa rola durante esse processo e alguns filmes sequer saem da gaveta.

Nesta lista, estamos reunindo 10 filmes de super-heróis da Marvel e da DC Comics que chegaram a ser anunciados mas nunca foram lançados. São filmes bem conhecidos pelo público – que infelizmente, nunca iremos ver!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Gambit

Por volta de duas décadas, a Fox montou seu próprio universo compartilhado de filmes dos X-Men - uma franquia pontuada por altos e baixos, que dividiu a opinião de muitos fãs. Antes da compra do estúdio pela Disney, um dos projetos ativos era um filme solo do Gambit.

O longa seria protagonizado por Channing Tatum e traria vários elementos da história do mutante nas HQs. Com o passar dos anos, a Fox não conseguiu manter um diretor no projeto, e quando a Disney conquistou o estúdio, o projeto foi oficialmente dado como morto.

Imagem de capa do item

X-Force

Mas o Gambit não foi o único herói mutante que não ganhou filme. Com o sucesso do primeiro Deadpool, a Fox se adiantou e começou os planos para um filme solo da X-Force, a equipe "adulta" dos Filhos do Átomo. O diretor Jeff Wadlow foi chamado para comandar o projeto.

Chegamos a ver uma arte conceitual, que mostrava alguns dos personagens que estariam no filme. Porém, com o passar do tempo, o projeto foi ficando à deriva, até que vários elementos foram incorporados em Deadpool 2. Até agora, não há notícias de um possível filme para a X-Force.

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Apenas outra equipe sofreu na mão da Fox mais que os X-Men. Sim, estamos falando do Quarteto Fantástico, que teve três adaptações fracassadas e alguns planos para spin-offs. Por exemplo, muito se falou em um filme do Doutor Destino comandado por Noah Hawley (Legion, Fargo).

O projeto seguiria a história de origem de Victor Von Doom antes de se tornar o grande vilão que conhecemos e amamos. O filme teria uma proposta mais política, mostrando a ascensão de Doom na Latvéria e sua origem como um grande tirano da nação. Com a compra da Fox pela Disney, o projeto morreu.

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico 2

Porém, bem antes do filme do Doutor Destino sequer ser concebido, a Fox tentou reiniciar a franquia do Quarteto Fantástico em 2015, com um filme dirigido por Josh Trank. O resultado todos nós conhecemos: uma catástrofe que gerou muito prejuízo e enterrou a carreira do diretor.

No entanto, a Fox parecia estar confiante no projeto antes de seu lançamento - a prova disso é que o estúdio já havia separado uma data em seu calendário para lançar a sequência (que sairia em 2017). Com o resultado desastroso nas bilheterias, o filme foi tirado da agenda sem nenhum alarde.

Imagem de capa do item

Sexteto Sinistro

Além da Fox, outro estúdio que passou muito tempo com propriedades da Marvel em mãos (e continua até hoje) foi a Sony. O estúdio sempre tomou conta das várias franquias do Homem-Aranha, chegando ao ponto de projetar um universo compartilhado ao redor do herói.

O pontapé para isso seria O Espetacular Homem-Aranha 2, que apresentaria vários vilões e daria a partida em um filme do Sexteto Sinistro, que já tinha inclusive um diretor. Com o fracasso crítico e comercial do longa de 2014, o filme do Sexteto foi cancelado... ou ao menos, adiado.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça: Mortal

Um dos projetos mais ambiciosos da história da DC Comics, o famigerado Liga da Justiça: Mortal foi um longa cuja produção sofreu vários problemas. O filme teria sido dirigido por George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria), antes de seu cancelamento em 2007.

No entanto, diferente de muitos filmes desta lista que nunca sequer chegaram a sair do papel, Mortal já tinha escalado seus atores e estava na véspera das gravações quando a Warner Bros decidiu encerrar a produção. Até hoje, muitos têm curiosidade de saber como seria o longa.

Imagem de capa do item

Superman Lives

Falando em projetos que foram cancelados depois que seus atores principais foram escolhidos, não podemos nos esquecer de Superman Lives, um longa bem peculiar do Homem de Aço que traria ninguém menos que Nicolas Cage no papel titular do Último Filho de Krypton.

O filme teria sido dirigido por Tim Burton com base em um roteiro de Kevin Smith. O projeto foi engavetado antes de sair do solo, mas até hoje temos algumas fotos que mostram como teria sido o visual de Cage no papel, bem como um documentário que conta a história da produção do filme.

Imagem de capa do item

Sereias de Gotham City

A partir daqui, entramos em um terreno bem conhecido pelos fãs: o Universo Estendido da DC. Por falar nele, é seguro dizer que Esquadrão Suicida é um dos piores filmes de super-heróis de todos os tempos. Ainda assim, o longa fez um bom retorno financeiro para a Warner.

Isso fez com que o estúdio chamasse o diretor David Ayer para comandar um filme das Sereias de Gotham City, a equipe de vilãs composta pela Arlequina, pela Mulher-Gato e Hera Venenosa. O filme foi cancelado e partes do projeto foram incorporadas ao filme das Aves de Rapina.

Imagem de capa do item

Ciborgue

Dentro do Universo Estendido da DC Comics, não é segredo para ninguém que os filmes de Zack Snyder sempre foram alvo de controvérsias. Embora o diretor tenha uma legião fiel de cultistas, muitos fãs não gostaram do rumo que o diretor estava dando à franquia.

Uma das ideias vinculadas aos planos originais de Snyder era um filme solo do Ciborgue, que teria chegado aos cinemas em abril deste ano. Após o fracasso de Liga da Justiça, o projeto foi exterminado - e tendo em vista as declarações recentes de Ray Fisher, é bem pouco provável que o ator trabalhe com a Warner novamente...

Imagem de capa do item

Liga da Justiça: Parte 2

Porém, a maior herança de Zack Snyder que acabou sendo deixada de lado foi a continuação de Liga da Justiça. Originalmente, o "visionário" havia planejado uma história em duas partes, com o segundo longa-metragem sendo lançado em 2019 e apresentando a luta da Liga contra Darkseid.

Com o afastamento de Snyder do primeiro filme e o fracasso comercial do mesmo, a Parte 2 foi totalmente cancelada. Apesar disso, sabemos que o diretor vai retornar para lançar seu corte de Liga da Justiça no ano que vem - e quem sabe, isso pode acabar reiniciando o hype por uma "Parte 2"...