10 filmes que parecem “cópia” de outro filme

Capa da Publicação

10 filmes que parecem “cópia” de outro filme

Por Gus Fiaux

Você já teve a sensação, ao ver um filme, de que já tinha visto aquela história antes? Talvez tenha sido algo da fotografia, ou até mesmo um detalhe muito particular do roteiro. Ou quem sabe, a história inteira é muito similar a outro filme que você já viu anteriormente… com certeza já, não é?

Nesta lista, dissecamos 10 filmes que parecem “cópias” de outros filmes. Em alguns casos, a semelhança é intencional – em outras, nem tanto. Com isso, não queremos dizer que nenhum filme é melhor ou pior que outro, apenas que eles são curiosamente… parecidos demais!

Para essa lista, não estamos contando filmes que são remakes ou continuações diretas de uma franquia (como, por exemplo, Star Wars: O Despertar da Força). A nossa intenção também não é acusar qualquer um dos filmes listados de plágio. 

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Vida de Inseto (1998) / Formiguinhaz (1998)

Para começar essa lista, é importante falarmos de um caso muito conhecido pelos fãs de animação. Formiguinhaz e Vida de Inseto saíram no mesmo ano, com poucos meses de diferença, e surpreenderam justamente por suas várias semelhanças - que vão muito além dos protagonistas insetos. Mas o que muitos não sabem é que o filme foi o epicentro de uma guerra.

Mais precisamente entre a Pixar e a Dreamworks. Jeffrey Katzemberg havia acabado de sair da Disney após uma ruptura bem violenta com o estúdio, e começou a desenvolver um projeto pessoal. Quando a Pixar anunciou a data de lançamento de Vida de Inseto, Katzemberg correu a tempo de lançar Formiguinhaz com seis semanas de antecedência.

Imagem de capa do item

Playmobil: O Filme (2019) / Uma Aventura LEGO (2014)

Outro caso bem recente envolvendo animações muito parecidas aconteceu quando o estúdio francês Pathé anunciou a produção de Playmobil: O Filme, poucos anos depois do estrondoso sucesso de Uma Aventura LEGO - outro filme baseado em uma popular linha de brinquedos para crianças que consiste em peças montáveis.

Do jeito que Hollywood anda nos últimos anos, veremos adaptações de todos os tipos de propriedades intelectuais para sempre, mas em Playmobil: O Filme, é impossível notar as semelhanças com Uma Aventura LEGO, incluindo a presença de tramas envolvendo os bonecos e crianças - ou até mesmo a mensagem para que "mantenhamos nossa criança interior viva".

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes (2012) / Battle Royale (2000)

No caso de Jogos Vorazes, é preciso dizer que chega a ser injusto comparar o filme com o longa japonês Battle Royale, de 2000, uma vez que a franquia foi baseada em uma série de livros. Ainda assim, parece que o universo de Suzanne Collins bebe diretamente da fonte do longa oriental, no qual crianças são presas em uma ilha e precisam matar seus colegas.

A autora insiste em dizer que não fazia ideia da existência do filme e do livro de Battle Royale, e embora isso até possa ser verdade, as duas histórias são muito parecidas. De qualquer forma, os dois filmes são ótimos, e trazem críticas ferozes à indústria da violência e do espetáculo - motivo pelo qual Jogos Vorazes se transformou numa franquia muito bem-recebida.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga (2015) / Homem de Ferro (2008)

Pode parecer meio bizarro comparar filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, levando em conta que eles pertencem à mesma franquia. Do mesmo jeito, não é fácil ignorar as diversas semelhanças entre Homem de Ferro e Homem-Formiga, os longas de introdução às sagas dos respectivos heróis. Há quem jogue a culpa na "Fórmula Marvel", mas vai além disso.

Nos dois filmes, conhecemos homens com passados corrompidos que viram heróis ao utilizar um traje feito com uma tecnologia inovadora originalmente criada por seus "mentores". Na jornada, eles precisam enfrentar magnatas carecas que também querem usar a mesma tecnologia para fins bélicos. Por mais que os dois sejam diferentes em tom, as semelhanças não são pequenas.

Imagem de capa do item

Imortais (2011) / 300 (2006)

300 veio para causar um abalo sísmico em Hollywood ao apresentar o talento "visionário" de Zack Snyder. O filme é baseado em uma HQ de Frank Miller e conta a história de guerreiros espartanos contra o exército persa. O filme surpreendeu justamente por seu apelo visual e por suas lutas coreografadas impressionantes.

Cinco anos depois, surgiu Imortais, um filme protagonizado por Henry Cavill que fracassou miseravelmente nas bilheterias e entre a crítica. O filme se foca na mitologia grega e, de certa forma, possui várias semelhanças com a franquia Fúria de Titãs, mas o visual empregado pelo diretor Tarsem Singh lembrou bastante os fãs da fotografia escura e estilizada de Snyder.

Imagem de capa do item

Armageddon (1998) / Impacto Profundo (1998)

Nos anos 90, um certo "gênero" começou a se popularizar em Hollywood. Os disaster movies - ou filmes de desastre, se preferir - costumam mostrar as vidas das pessoas que são devastadas por uma catástrofe gigantesca, seja ela real ou não. Aos poucos, vários filmes ajudaram a erguer o gênero, incluindo o popular Titanic, de 1997.

Curiosamente, em 1998, tivemos o lançamento de dois longas-metragem que eram muito semelhantes entre si e que foram lançados com poucos meses de diferença. São eles Armageddon e Impacto Profundo. A diferença entre ambos está na abordagem, já que Armageddon mostra um grupo tentando impedir o apocalipse. Curiosamente, os dois envolvem meteoros.

Imagem de capa do item

Cisne Negro (2010) / Perfect Blue (1997)

Muitos sabem que o cineasta nova-iorquino Darren Aronofsky é um fã incondicional do mestre da animação Satoshi Kon. Muitos de seus filmes possuem referências diretas às animações de Kon, mas se fôssemos escolher o que mais "se parece" com um filme do diretor japonês, certamente se trata de Cisne Negro - e o filme "copiado" em questão é Perfect Blue.

Ambos os filmes possuem premissas bem similares, já que abordam a vida de artistas cuja mente começa a ser corrompida pelo trabalho e pela fama. Nos dois filmes, podemos analisar uma camada metafórica que aborda sonhos e alucinações. Os fãs de Perfect Blue até hoje não se conformam com as similaridades, e já acusaram Cisne Negro de plágio diversas vezes.

Imagem de capa do item

Paranoia (2007) / Janela Indiscreta (1954)

Há muito a se comentar a respeito de Paranoia, filme de 2007 estrelado por Shia LaBeouf. O filme veio em uma onda de suspenses neo-noir, e é justo dizer que a trama é, de fato, inspirada pelo longa que supostamente "copiou". Ainda assim, como não foi categorizado nem vendido como um remake de Janela Indiscreta, o filme foi alvo de muitas críticas.

No longa de 1954, de Alfred Hitchcock, um homem precisa ficar em casa de licença, enquanto começa a prestar atenção à vida nada discreta dos seus vizinhos. O filme de 2007 "moderniza" esses elementos. Nele, um adolescente rebelde cumpre prisão domiciliar enquanto vigia um vizinho que ele acredita ser um perigoso assassino.

Se fosse um remake oficial, nem entraria na lista.

Imagem de capa do item

Criaturas (1986) / Gremlins (1984)

Na década de 80, o cinema de horror estava se reinventando constantemente, sempre em busca de novos subgêneros e novidades. Em 1984, os cinemas explodiram com a chegada de Gremlins, um filme que mesclava terror e comédia com a presença de monstrinhos que se tornaram icônicos. Dois anos depois, começou a hora das Criaturas.

Lançado em 1986, a primeira aventura das Criaturas não fez o mesmo retorno financeiro que Gremlins. Ainda assim, a franquia "original" se estabeleceu na cultura pop com dois filmes e alguns videogames, enquanto a "cópia" acabou se tornando uma saga cult de filmes trash, com quatro continuações e uma série de televisão.

Imagem de capa do item

Equilibrium (2002) / Matrix (1999)

Para finalizar, temos dois filmes lançados com cerca de três anos de diferença. Um deles se tornou um marco na história do cinema e ganhou o mundo com continuações e um universo muito rico. O outro, por sua vez, não foi tão bem recebido a princípio (principalmente por conta das acusações de plágio), mas possui sua parcela de fãs que o consideram um clássico cult.

Estamos falando de Matrix e Equilibrium. A premissa de Matrix dispensa apresentações, mas Equilibrium, por sua vez, é situado num futuro distópico onde as pessoas não podem ter emoções. Para "despertarem", elas precisam parar de tomar uma pílula. Além desse detalhe, o longa tem cenas de ação e figurinos que lembram muito o clássico das Irmãs Wachowski.