Capa da Publicação

Os filmes não feitos da Marvel: conheça projetos pré-MCU que quase existiram

Por Arthur Eloi

Não se constrói o Universo Cinematográfico da Marvel da noite para o dia. Na verdade, a empresa precisou passar por vários perrengues nas telonas antes de conquistar o prestígio que têm hoje em dia.

Muito antes de Homem de Ferro virar o jogo em 2008, não existia um universo compartilhado, mas sim uma tentativa de emplacar qualquer coisa nas telonas. Depois da empresa vender seus direitos a troco de pão na década de 1990, o que resultou em uma avalanche de porcarias, a divisão conhecida como Marvel Films foi rebatizada para Marvel Studios, e passou a buscar parcerias com grandes estúdios de cinema para tentar criar obras um pouco mais dignas com seus personagens.

A estratégia gerou colaborações com a 20th Century Fox e a Sony Pictures, com sucessos como os filmes de X-Men e a trilogia Homem-Aranha de Sam Raimi. Assim, a Marvel Studios passou a planejar um grande calendário de lançamentos nos anos 2000… até eventualmente emplacar Homem de Ferro (2008) e priorizar o desenvolvimento do universo compartilhado de heróis que hoje conhecemos.

Quais foram os filmes pensados pela Marvel Studios pré-MCU que nunca saíram do papel?

A melhor fonte para ver o suposto calendário surgiu de uma forma um pouco inusitada. O artista AJ (@AjepArts no Twitter) encontrou fotos de um antigo evento que participou em 2004, que mostram o que o estúdio estava promovendo na época.

Foto de fã revela line-up da Marvel nos cinemas durante os anos 2000 (Créditos: @AjepArts/Twitter)

Alguns dos filmes da imagem acabaram saindo, como O Justiceiro (2004), Homem-Aranha 2 (2004), Blade: Trinity (2004), Elektra (2005), Quarteto Fantástico (2005) e X-Men 3 (2006). Já outros, previstos para algum desses anos, acabaram adiados, como é o caso de Motoqueiro Fantasma, que só foi lançado em 2007, e de Homem de Ferro, que só chegou às telonas em 2008. Mas o interessante mesmo é ver o que não se tornou realidade (via Screen Rant).

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117