Todos os filmes da Marvel e DC em 2023, ranqueados por bilheteria

Capa da Publicação

Todos os filmes da Marvel e DC em 2023, ranqueados por bilheteria

Por Leo Gravena

2023 foi o ano em que mais se falou em fadiga de filmes de super-heróis, com vários filmes da Marvel e DC sendo fracassos de bilheteria, crítica ou ambos. Mas qual foi a menor e a maior bilheteria do gênero do último ano?

Confira todos os filmes da Marvel e DC em 2023, ranqueados por bilheteria:

Imagem de capa do item

Besouro Azul

Bilheteria mundial: U$ 129,288,072

Dirigido por Ángel Manuel Soto, Besouro Azul trouxe Jaime Reyes para as telonas interpretado por Xolo Maridueña em um divertido filme para toda a família que também conta com Bruna Marquezine e Susan Sarandon no elenco.

Mesmo tendo sido o maior fracasso da DC nos cinemas esse ano, o longa acabou encontrando uma sobrevida no HBO Max, tendo se tornado o filme mais visto no streaming em novembro de 2023.

Imagem de capa do item

Shazam! Fúria dos Deuses

Bilheteria mundial: U$ 133,838,006

A sequência de Shazam! não foi tão bem de bilheteria, ou crítica, quanto o primeiro filme dirigido por David F. Sandberg, que retorna junto de Zachary Levi e Asher Angel como as duas versões do herói em um filme que custou cerca de U$ 125 milhões para ser feito e foi mais uma bomba nas mãos da Warner Bros. em 2023.

Imagem de capa do item

As Marvels

Bilheteria mundial: U$ 205,866,078

A menor bilheteria da Marvel Studios em 2023, o longa dirigido por Nia DaCosta custou cerca de U$ 275 milhões (sem contar o custo com marketing) e faturou U$ 70 milhões de dólares a menos que isso.

Estrelado por Brie Larson, Teyonah Parris, Iman Vellani e Samuel L. Jackson, a produção deixou claro como o modelo atual do estúdio - focado em quantidade acima de qualidade e com pouco espaço para histórias contidas que não são controladas por produtores e executivos - não está funcionando.

Imagem de capa do item

The Flash

Bilheteria mundial: U$ 270,633,313

Dirigido por Andy Muschietti e com Ezra Miller como o herói titular, The Flash foi marcado por polêmicas com sua estrela e uma produção conturbada, que mesmo com a presença de dois Batmans (Ben Affleck e Michael Keaton) não conseguiu uma bilheteria notável.

O filme foi um dos maiores fracassos da Warner Bros. Discovery, tendo sido vendido pelo CEO da empresa como o “maior filme de heróis de todos os tempos”, nem as críticas geralmente favoráveis nem o apelo para a nostalgia foram o bastante para levar os espectadores para as salas de cinemas

Imagem de capa do item

Aquaman 2: O Reino Perdido

Bilheteria mundial: U$ 272,271,754

O filme que encerra o Universo Estendido da DC nos cinemas, que começou com O Homem de Aço em 2013, ainda não finalizou seu período nos cinemas, mas não conseguiu atrair o público do primeiro filme do herói estrelado por Momoa, que ultrapassou o marco do U$ 1 bilhão.

Com um orçamento de cerca de U$ 215 milhões, o filme de James Wan foi apenas mais um fracasso na conta da Warner Bros. e DC, que em breve irá revitalizar seu universo nos cinemas, agora sob comando de James Gunn e Peter Safran.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Bilheteria mundial: U$ 476,071,180

O terceiro filme do Homem-Formiga prometia ser um grande marco, o primeiro da Fase 5 da Marvel Studios prometia ser um grande sucesso já que apresentaria o grande vilão da Saga do Multiverso: Kang, o Conquistador, interpretado por Jonathan Majors.

O filme dirigido por Peyton Reed e estrelado por Paul Rudd e Evangeline Lilly acabou sendo um grande fracasso para o estúdio, que aparentemente ficou confuso com a recepção do longa, que custou cerca de U$ 200 milhões.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Bilheteria mundial: U$ 690,516,673

Um dos únicos sucessos de bilheteria dentre os filmes de super-heróis do ano, a continuação de Homem-Aranha: No Aranhaverso foi dirigido por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson e traz Miles Morales, Peter B. Parker e Gwen-Stacy em uma aventura sensacional pelo multiverso que levou milhares de fãs para as salas de cinema.

O filme, que custou cerca de U$ 150 milhões, foi um sucesso de crítica e público, provando que as pessoas desejam sim assistir histórias sobre heróis diversos e diferentes, desde que elas sejam boas.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Bilheteria mundial: U$ 845,555,777

Tendo custado U$ 250 milhões para ser feito, o terceiro filme dos Guardiões da Galáxia dirigido por James Gunn encerra a história da equipe apresentada pelo diretor em 2014, antes dele passar a comandar a DC Studios para a Warner Bros.

Com Chris Pratt, Zoe Saldaña, Dave Bautista, Karen Gillan, Pom Klementieff, Vin Diesel e Bradley Cooper de volta ao elenco, os Guardiões se despediram no topo e, mesmo não tendo alcançado o marco o U$ 1 bilhão, se consagraram como a maior bilheteria do gênero no ano.