Capa da Publicação

10 filmes que falam sobre a luta contra o racismo

Por Gus Fiaux

No mundo todo, as tensões raciais estão alarmantes. Os Estados Unidos estão em uma onda de protestos após o assassinato de George Floyd em decorrência da brutalidade policial. No Brasil, casos como o do menino João Pedro nos fazem refletir sobre a difusão do racismo institucionalizado e que tira vidas todos os anos.

O movimento Vidas Negras Importam está conduzindo vários protestos e manifestações ao redor do mundo, e nós não poderíamos ficar calados em um momento tão delicado. Nesta lista, reunimos 10 filmes que discutem a luta contra o racismo!

A Equipe Legião dos Heróis apoia o movimento Vidas Negras Importam e é contra qualquer tipo de apologia ao fascismo e nazismo. 

Antes de dar início a lista, é importante salientar algo: A lista foi escrita por mim, uma pessoa branca. Reconheço que esse não é meu local de fala e nem a minha vivência, então para que o tema fosse tratado de forma séria, consultei pessoas do movimento negro para que suas vozes fossem ouvidas. Em especial, agradeço a Carissa Vieira pela ajuda na construção desta lista. 

Créditos: Divulgação

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux