10 filmes famosos que quase tiveram um elenco diferente

Capa da Publicação

10 filmes famosos que quase tiveram um elenco diferente

Por Evandro Lira

O processo de pré-produção de um filme envolve muitas etapas, e uma delas é a busca pelo elenco. Quase todo filme passa pelo processo de testar vários atores e atrizes em busca do profissional perfeito para dar vida aos seus personagens, e essa é uma verdade ainda maior quando se trata de produções de grande estúdios, afinal, há todo um arsenal de rostos famosos interessados ou interessantes para cada papel.

Nesta lista, lembraremos de 10 filmes que poderiam ter tido um elenco completamente diferente caso as negociações com os atores tivessem se dado de outra maneira.

Imagem de capa do item

La La Land

Inicialmente, Emma Watson (Harry Potter) e Miles Teller (Quarteto Fantástico) foram escalados para viver os protagonistas Mia e Sebastian de La La Land. Watson, no entanto, desistiu por causa da adaptação em live-action de A Bela e a Fera, da Disney. Já os motivos pelo qual Teller saiu do projeto não são claros até hoje.

O diretor Damien Chazelle decidiu tornar seus personagens um pouco mais velhos e escalou Ryan Gosling (Blade Runner 2049) e Emma Stone (O Espetacular Homem-Aranha), atriz que acabou ganhando o Oscar pelo papel em 2017.

Imagem de capa do item

X-Men: O Filme

X-Men completou neste mês 20 anos desde seu lançamento. O filme, que abriu portas para o "gênero" de super-heróis, tem um elenco até hoje muito querido pelos fãs. No entanto, num universo alternativo, outros atores interpretaram os mutantes no cinema.

Russell Crowe (Gladiador) foi a primeira escolha de Singer para interpretar Wolverine, mas ele recusou, recomendando Hugh Jackman para o papel. Keanu Reeves (Matrix), Mel Gibson (Coração Valente), Aaron Eckhart (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Jean-Claude Van Damme (O Grande Dragão Branco), Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis) e Edward Norton (Clube da Luta) também foram considerados para o papel de Wolverine.

Angela Bassett (Pantera Negra) foi a primeira escolha do estúdio para interpretar Tempestade, mas ela era muito cara para ser escolhida na época. Drew Barrymore (Como Se Fosse a Primeira Vez), Sarah Michelle Gellar (Buffy: A Caça-Vampiros), Katie Holmes (Batman Begins), Natalie Portman (Star Wars) e Alicia Silverstone (As Patricinhas de Beverly Hills) foram consideradas para fazer a Vampira.

Recentemente também foi revelado que Charlize Theron foi convidade para interpretar Jean Grey no projeto. A atriz recusou o papel, e Famke Janssen acabou encarnando a mutante.

Imagem de capa do item

Star Wars

É difícil pensar em um filme tão icônico quanto Star Wars: Uma Nova Esperança sem seus atores originais. Mas antes de Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher serem escalados, várias opções passaram pela cabeça de George Lucas e pela Fox.

Entre eles estavam William Katt (Carrie, a Estranha) para o papel de Luke Skywalker; Kurt Russell (O Enigma de Outro Mundo), Sylvester Stallone (Rocky), Christopher Walken (Hairspray), Jack Nicholson (O Iluminado) e Al Pacino (O Poderoso Chefão) para o papel de Han Solo; e Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) para o papel de Leia.

Foster precisou recusar porque já estava trabalhando em dois filmes ao mesmo tempo sob o contrato da Disney. Já Harrison Ford, que acabou dando vida a Han Solo, foi inicialmente rejeitado por George Lucas porque ele queria um rosto novo para o personagem.

Imagem de capa do item

Crepúsculo

A Saga Crepúsculo foi um grande fenômeno no final dos anos 2000 e alçou Kristen Stewart e Robert Pattinson ao estrelato. Mas antes deles conquistarem o papel do casal Bella e Edward, outros atores chegaram bem perto.

Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes) chegou a fazer o teste para o papel de Bella, mas acabou não passando. A atriz Emily Browning (Sunker Punch) também foi considerada para o personagem.

Para o papel de Edward, vários atores foram considerados, entre eles Ben Barnes (Westworld), Shiloh Fernandez (A Garota da Capa Vermelha) e Henry Cavill (O Homem de Aço). Cavill, inclusive, também foi considerado para o papel de Carlisle mas recusou.

Imagem de capa do item

Batman: O Retorno

Batman: O Retorno é considerado por muitos um dos melhores filmes live-action do Homem-Morcego. O longa trazia de volta Michael Keaton no papel principal mas buscava pelas figuras que interpretariam os vilões Pinguim e Mulher-Gato.

Para o papel do primeiro foram considerados Dustin Hoffman (A Primeira Noite de um Homem), Marlon Brando (O Poderoso Chefão), Alan Rickman (Harry Potter) e John Goodman (Rua Cloverfield, 10). Quem acabou sendo o Pinguim no filme foi Danny DeVito, uma sugestão de Jack Nicholson, que havia feito o Coringa no filme anterior.

Já no papel que ficou eternizado por Michelle Pfeiffer, outra atriz chegou a ser confirmada pela Warner Bros. Annette Bening (Beleza Americana) foi escalada para viver a Mulher-Gato mas devido a sua gravidez precisou desistir do projeto. Após a saída de Bening, Susan Sarandon (Thelma e Louise), Demi Moore (Ghost - Do Outro Lado da Vida), Nicole Kidman (Moulin Rouge), Sigourney Weaver (Alien), a cantora Madonna e a atriz Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) chegaram a ser sondadas para o papel.

Imagem de capa do item

O Segredo de Brokeback Mountain

O filme Brokeback Mountain foi um verdadeiro marco para o cinema por ser o primeiro filme LGBT a ganhar tamanha atenção em 2005. Os astros do filme, Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, foram bastante elogiados por sua atuação, chegando até a receber indicações ao Oscar.

Mas os atores não foram as primeiras opções para os papéis de Jack e Ennis. Antes de Ang Lee assumir a cadeira de diretor, Gus Van Sant comandaria o projeto e sondou Leonardo DiCaprio (Titanic), Brad Pitt (Se7ven), Matt Damon (Perdido em Marte) e Joaquin Phoenix (Coringa), mas todos acabaram recusando em algum momento.

Imagem de capa do item

Psicopata Americano

O papel do maníaco e narcisista Patrick Bateman em Psicopata Americano não poderia ser de outro ator senão Christian Bale. Porém, apesar da diretora Mary Harron querer o ator desde o início, outras estrelas estavam na mira do estúdio antes de Bale assumir o personagem definitivamente.

A Lionsgate queria Edward Norton (Clube da Luta) ou Leonardo DiCaprio (Titanic) no papel principal, argumentando que Bale não era famoso o suficiente. Harron, por sua vez, não queria Leonardo DiCaprio porque achava que a aura adolescente do ator atrapalharia o filme. O estúdio, disposto a contratar DiCaprio, estava planejando aumentar o orçamento do filme para conseguir pagar o cachê astronômico dele. Dessa forma, DiCaprio esteve com a mão no papel por muito tempo, até que finalmente saiu do projeto.

Mesmo assim, a Lionsgate decidiu procurar Ewan McGregor (Star Wars), que recusou o convite depois que Christian Bale o pediu que ele declinasse a oferta. No fim, foi a insistência de Bale que o levou a conquistar o papel.

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes

A Lionsgate já revelou que muitas atrizes famosas fizeram o teste ou leram para o papel de Katniss Everdeen em Jogos Vorazes. Foram citados nomes como Hailee Steinfeld (Bumblebee), Abigail Breslin (Zumbilândia), Emma Roberts (American Horror Story), Saoirse Ronan (Lady Bird), Chloë Grace Moretz (Kick-Ass), Shailene Woodley (Divergente), Kaya Scodelario (Maze Runner) e Brie Larson (Capitã Marvel). No fim, o papel acabou indo para Jennifer Lawrence, que tinha acabado de ser indicada ao Oscar na época.

Já entre os candidatos ao papel de Peeta estavam Alexander Ludwig (que mais tarde foi escalado como Cato), Hunter Parrish (17 Outra Vez), Lucas Till (X-Men: Primeira Classe) e Evan Peters (X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido). O papel acabou ficando com Josh Hutcherson.

Imagem de capa do item

O Senhor dos Anéis

Já imaginou se o Gandalf de O Senhor dos Anéis fosse interpretado pelo Patrick Stewart, o Charles Xavier de X-Men, e não por Ian McKellen, o Magneto? Pois é, isso quase aconteceu!

Stewart chegou a ser abordado pela Warner Bros. mas não gostou do roteiro e recusou. Sean Connery (007) também foi considerado, mas disse não ter entendido muito bem o enredo e por isso não aceitou.

Para o papel de Aragorn atores como Daniel Day-Lewis (Lincoln), Nicolas Cage (A Outra Face) e Russell Crowe (Gladiador) foram considerados. Vin Diesel (Velozes e Furiosos), grande fã dos livros de Tolkien, chegou a fazer teste para o papel mas não passou.

Imagem de capa do item

Titanic

Um dos filmes mais bem sucedidos da história do cinema, Titanic poderia não ter sido protagonizado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

Para o papel do destemido Jack, o cineasta James Cameron considerou atores como Jared Leto (Esquadrão Suicida), Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas) e até Tom Cruise (Missão Impossível), que na época era um das estrelas mais bem pagas de Hollywood. Cruise estava de fato interessado no papel, mas seu cachê era grande demais para o orçamento do estúdio.

Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro), Winona Ryder (Stranger Things), Claire Danes (Homeland) e Reese Witherspoon (Big Little Lies) foram sondadas para o papel de Rose, mas no fim elas recusaram.