Capa da Publicação

10 filmes para entrar no clima do Dia das Bruxas

Por Gus Fiaux

A época mais sombria do ano já está diante de nós, trazendo consigo suas assombrações, fantasmas e monstros, enquanto nos juntamos para celebrar o Dia das Bruxas. Bem… ao menos, alguns de nós. Para a maior parte, no entanto, gostamos de celebrar a data de uma maneira mais simples, colocando um filminho para assistir no conforto de casa.

Seja você um travesso diabinho disposto a causar o caos ou uma pessoa que só quer ficar no clima de Halloween sem se esforçar muito, separamos aqui 10 filmes para celebrar o Dia das Bruxas, todos com um clima bem gostoso para reunir os amigos – e acender as fogueiras!

Imagem de capa do item

The Rocky Horror Picture Show (1975)

Onde assistir: Star+

Uma baita pedida para começar seu Dia das Bruxas em grande estilo é The Rocky Horror Picture Show, clássico dançante de 1975 baseado na peça de Richard O'Brien. Um fracasso de audiência na época de seu lançamento, o filme se tornou uma figura indispensável nas sessões de meia-noite nos EUA e, desde então, pavimentou um legado cultural inigualável.

A trama acompanha os carolas Brad e Janet que, numa noite chuvosa e fria, acabam parando no castelo do Dr. Frank-N-Furter, autoproclamado "Doce Travesti da Transexual Transilvânia". Porém, fica o alerta: tire as crianças da sala, pois o longa estrelado por Tim Curry é repleto de cenas picantes e piadas de duplo sentido.

Imagem de capa do item

Halloween: A Noite do Terror (1978)

Onde assistir: Prime Video, Paramount+, MGM, MUBI e Lionsgate+

Se você é fã de terror, com certeza já deve estar se preparando para revisitar Haddonfield no Dia das Bruxas. Afinal, como você bem sabe, o dia de Michael Myers se aproxima, e você não vai querer deixar de celebrá-lo, não é mesmo? Halloween: A Noite do Terror, de 1978, é o clássico slasher de John Carpenter, e o primeiro de uma vasta saga cinematográfica.

Estrelado por Jamie Lee Curtis no papel de Laurie Strode, o longa nos coloca na noite em que Myers escapa do confinamento e decide voltar ao lar, onde realiza uma nova onda de assassinatos que vai marcar para sempre as vidas dos habitantes locais. Além disso, o tom outonal pode ser sentido não só no subúrbio alaranjado em tela, mas também na perda da inocência de Laurie.

Imagem de capa do item

Abracadabra (1993)

Onde assistir: Disney+

Um clássico da Disney lançado em 1993, Abracadabra foi o filme que fez as Irmãs Sanderson jogarem um feitiço sobre o mundo, encantando e hipnotizando gerações de fãs. O longa de Kenny Ortega estrelado por Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy conquistou uma legião tão fiel que chegou a ganhar uma sequência no ano passado, no Disney+.

A trama acompanha Max e Dani Dennison, dois irmãos que, sem querer, despertam um trio de bruxas que há muito tempo foram derrotadas. Isso nos leva a uma noite cheia de caos, bruxaria e algazarra, culminando em números musicais inesquecíveis. Uma ótima escolha para assistir com as crianças, sem deixá-las traumatizadas com nada muito gráfico.

Imagem de capa do item

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Onde assistir: Disney+

Todos os anos somos bombardeados com a mesma pergunta: "afinal, nós devemos ver O Estranho Mundo de Jack no Dia das Bruxas ou no Natal?" e só há uma resposta certa para esse questionamento: nos dois. Você pode se entregar aos delírios de Jack Esqueleto na data que achar mais propício - e até fora dela, se tiver coragem!

Com direção de Henry Selick e com argumento de Tim Burton, o filme animado já se tornou um clássico entre jovens dos anos 90, que passaram seu amor para a nova geração. A trama acompanha o tal Jack do título, o grande governante da Cidade do Halloween, que fica estupefato ao descobrir da existência da Cidade do Natal.

Imagem de capa do item

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (1995)

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Outro excelente filme para curtir no Halloween com a criançada é o icônico Gasparzinho, o Fantasminha Camarada de 1995, uma adaptação para o personagem homônimo da Harvey Comics. Clássico da Sessão da Tarde, o filme acompanha um investigador paranormal e sua filha, que exploram uma mansão assombrada por três fantasmas desobedientes e um muito amigável.

Uma das produções mais memoráveis da década de 90, o filme deu origem a uma série animada e dois prequels lançados direto para VHS. Aqui, temos um elenco afiado encabeçado por Bill Pullman e Christina Ricci, com participações especiais de Devon Sawa, Eric Idle, Clint Eastwood e Mel Gibson.

Imagem de capa do item

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Aliás, falando em Tim Burton, um outro filme que combina muito bem no clima de Halloween é A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, produção de 1999 e que adapta a popular lenda norte-americana sobre Ichabod Crane, um homem que se vê atormentado por uma assombração degolada, que se manifesta nas vielas sombrias de Sleepy Hollow.

O filme é uma das produções mais subestimadas da carreira de Burton, e nos coloca em um mundo gótico altamente estilizado, com atuações estupendas de Christina Ricci, Michael Gambon e Christopher Lee. O filme ainda é conhecido por seu teor onírico, que lembra quase um pesadelo - e é um baita filme para assistir com os amigos na noite de Halloween.

Imagem de capa do item

Scooby-Doo (2002)

Onde assistir: HBO Max

O Brasil é um país tropical e raramente sentimos os efeitos do outono como nos Estados Unidos. Em vez disso, estamos nos encaminhando para o verão, com um calor abrasivo - e se você quer entrar em clima de Halloween já no embalo da praia, uma ótima pedida é Scooby-Doo, o live-action de 2002 dirigido por Raja Gosnell e roteirizado por James Gunn.

Adaptando brilhantemente a animação clássica da Hanna-Barbera, o filme aproveita para zoar com vários tropos narrativos da franquia, ao passo que entrega uma história emocionante de união da equipe. O maior destaque é por conta do elenco, que traz nomes como Matthew Lillard, Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar e Linda Cardellini.

Imagem de capa do item

Contos do Dia das Bruxas (2007)

Onde assistir: Amazon (aluguel)

Contos de Dia das Bruxas é um daqueles filmes que já se tornou clássico cult para uma legião de fãs, uma parada obrigatória nas festividades anuais de Halloween. Com roteiro e direção de Michael Dougherty, o filme é uma antologia composta por vários contos interconectados, todos ambientados na misteriosa cidade de Warren Valley, em Ohio.

Aqui, você vai se deleitar com um grupo de lobisomens em pele de cordeiro, a vingança de crianças fantasmas, um psicopata cumprindo suas obrigações paternas e, é claro, as desventuras de Sam, um adorável garotinho que esconde um terrível segredo por trás de sua máscara de pano. Vale muito a conferida, especialmente se você nunca assistiu.

Imagem de capa do item

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019)

Onde assistir: Prime Video

Baseado na coletânea homônima de histórias escritas por Alvin Schwartz (bem como nas inesquecíveis ilustrações de Stephen Gammell), o longa Histórias Assustadoras para Contar no Escuro passou batido por muitos quando estreou em 2019, mesmo estampando em seu cartaz a produção de Guillermo del Toro.

Dirigido pelo norueguês André Øvredal, o filme segue alguns amigos que, na noite de Halloween, se embrenham na mansão abandonada da Família Bellows - e tiram de lá o livro de Sarah Bellows, uma lendária bruxa nas lendas locais. Porém, ao abrirem o diário de histórias, eles percebem que os contos escritos estão se tornando realidade... com cada um deles!

Imagem de capa do item

Trilogia Rua do Medo (2021)

Onde assistir: Netflix

Por fim, se você tiver muito tempo livre no dia 31 e estiver disposto a entrar em uma jornada sombria pelos becos escuros de Shadyside, indicamos a Trilogia Rua do Medo de Leigh Janiak, que obteve um bom sucesso ao ser lançada pela Netflix com um filme por semana, ao longo do mês de julho de 2021.

Os três filmes se passam em épocas diferentes - 1994, 1975 e 1666, para ser mais exato - e contam uma história interligada sobre a maldição que recaiu sobre a cidade de Shadyside, vizinha da iluminada Sunnyvale. O filme é baseado na série homônima de livros de R.L. Stine, o mesmo criador da franquia Goosebumps.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux