10 filmes que dividiram a opinião da crítica

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10 filmes que dividiram a opinião da crítica

Por Gus Fiaux

crítica é um elemento fundamental nos estudos e na percepção de filmes – bem como outros produtos culturais – ao longo das décadas. Porém, enquanto vivemos em uma era de “ame ou odeie”, temos vários exemplos de filmes que despertaram sentimentos mais que contraditórios nos críticos especializados em cinema, causando polarização entre os estudiosos e apreciadores da Sétima Arte.

De filmes de super-heróis, clássicos subestimados de diretores geniais e até mesmo filmes recentes indicados ao Oscar, não faltam exemplos de como obras audiovisuais dividiram a crítica especializada – e aqui, listamos 10 filmes que polarizaram os críticos!

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Showgirls (1995)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 23% Média de aprovação do público: 37% Metacritic: 23

Dirigido por Paul Verhoeven, que já havia impressionado os EUA através de obras como Robocop, o polêmico Showgirls teve uma história bem controversa, já que foi um dos roteiros mais caros de Hollywood. Porém, é também o exemplo perfeito de como a percepção da crítica pode mudar ao longo dos anos, favorecendo obras que antes eram detonadas.

Na época de seu lançamento, Showgirls foi um fracasso completo, tanto de crítica quanto de bilheteria. O thriller erótico foi acusado de misoginia e degradação, mas acabou sendo abraçado como clássico cult, com diversos críticos e especialistas analisando o teor plástico e camp da obra, o que lhe garantiu uma espécie de sobrevida nas últimas décadas.

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Homem-Aranha 3 (2007)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 63% Média de aprovação do público: 51% Metacritic: 59

Não há como negar: Sam Raimi revolucionou os filmes de super-heróis ainda no começo dos anos 2000, quando nem sequer sonhávamos com os universos compartilhados criados pela Marvel e pela DC. Com seus dois filmes do Homem-Aranha, o cineasta provou que era possível trazer os grandes heróis das HQs para os cinemas - e lucrar muito com isso.

Porém, o terceiro filme acabou se provando um desafio maior, por uma série de fatores - como interferência criativa do estúdio, o desdém de Raimi pelo Venom, um dos principais vilões do longa e tantas outras coisas. O filme foi, durante anos, classificado como um dos "piores filmes de super-heróis de todos os tempos" - mas nos últimos anos, tem sido redescoberto e analisado sob uma nova ótica.

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Speed Racer (2008)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 42% Média de aprovação do público: 60% Metacritic: 37

Após o sucesso gigantesco da trilogia Matrix, as Irmãs Wachowski conseguiram um lugar de destaque na indústria cinematográfica, dirigindo e produzindo vários projetos com grandes orçamentos. Nessa leva, veio o cult Speed Racer, filme que adapta o anime de mesmo nome e nos leva em uma viagem psicodélica por pistas de corrida.

Descrito pelas próprias cineastas como um "filme cubista", o longa foi um fracasso crítico e comercial, dividindo os críticos da época por conta de seus visuais nem um pouco realistas. Felizmente, muitos fãs do longa começaram a abraçar seu impacto e defender com unhas e dentes o "universo lúdico" da obra, bem como a fusão dos efeitos visuais e da dramaturgia em tela.

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Spring Breakers: Garotas Perigosas (2012)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 68% Média de aprovação do público: 38% Metacritic: 63

Um dos primeiros filmes distribuídos pela A24 - que, nos últimos anos, se tornou a queridinha dos cinéfilos quando o assunto são produções indie, Spring Breakers: Garotas Perigosas, de Harmony Korine, conta com um elenco bem interessante, reunindo nomes como Selena Gomez, James Franco, Vanessa Hudgens e Ashley Benson.

A trama acompanha um grupo de adolescentes que tenta desesperadamente reunir fundos para sua viagem de férias universitária - e nesse processo, elas acabam se metendo em um mundo de sexo, drogas e tráfico. O filme foi bem recebido em alguns festivais, mas a crítica como um todo não comprou muito a ideia - e muito menos o público.

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Prometheus (2012)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 73% Média de aprovação do público: 68% Metacritic: 64

Quando Ridley Scott decidiu retornar ao universo de Alien com uma prequel chamada Prometheus, muitos fãs de horror e ficção científica entraram em polvorosa, ansiosos para ver o que o mestre tinha a dizer sobre a origem dos Xenomorfos e esse universo repleto de monstruosidades e horrores cósmicos.

Infelizmente, o filme não caiu muito no gosto de todo mundo, sobretudo por se afastar bastante da narrativa de Alien: O Oitavo Passageiro e focar no grande mistério por trás dos "Engenheiros" do universo. Por conta da reação mista, a sequência - Alien: Covenant - deixa de lado os temas filosóficos abordados por Scott em Prometheus, e "retorna às raízes" da franquia.

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mãe! (2017)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 69% Média de aprovação do público: 51% Metacritic: 76

Tendo já lançado clássicos contemporâneos como Cisne Negro e O Lutador, o nova-iorquino Darren Aronofsky chamou muita atenção ao lançar um filme cheio de camadas e nuances, que aposta fundo na alegoria bíblica para contar uma história de egocentrismo, traição e crueldade. Assim, mãe! chegou aos cinemas rodeado de expectativas em 2017.

Estrelado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem, o filme nos leva em uma jornada pesadelar enquanto conhecemos um casal vivendo em uma casa isolada, até que são surpreendidos pela chegada de visitantes misteriosos. O filme acabou sendo bem abraçado pelos fãs do cineasta, mas provocou uma série de reações polarizadas na crítica especializada.

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Liga da Justiça (2017)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 40% Média de aprovação do público: 67% Metacritic: 45

Ainda que muitos considerem Liga da Justiça o pior filme do Universo Estendido da DC Comics, esse não é bem o caso dos críticos. Na verdade, o longa de 2017 - que passou por uma série de complicações em sua produção devido à saída de Zack Snyder e sua substituição por Joss Whedon - acabou encontrando alguns defensores na época do lançamento.

Em parte, os críticos elogiaram a forma como o longa deixava de lado toda a estética "suja e sombria" de Snyder para abraçar uma pegada mais lúdica e "para toda a família". Por outro lado, tivemos muitas críticas relacionadas aos efeitos visuais e à montagem do longa. Para o bem ou para o mal, o filme foi um fracasso de bilheteria, o que fez a Warner lançar, anos depois, a versão "original" de Zack Snyder.

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Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 51% Média de aprovação do público: 86% Metacritic: 53

Após o lançamento de Star Wars: Os Últimos Jedi, fãs da saga criada por George Lucas se dividiram profusamente entre quem amou e quem odiou o Episódio VIII. Reconhecendo essa polarização, a Disney deu dois passos para trás e decidiu apostar no seguro, o que levou a Ascensão Skywalker, filme que encerra a trilogia iniciada por O Despertar da Força.

Ainda que o filme tenha sido "bem recebido" pelo público, a crítica já não foi tão leniente com J.J. Abrams. Entre as principais críticas estão as inúmeras conveniências narrativas e o apelo barato à nostalgia, além de ser um filme que parece totalmente desconectado dos dois que vieram antes. Agora, Rey terá uma nova chance nos cinemas - e esperamos que, dessa vez, em uma obra menos divisiva.

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Eternos (2021)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 47% Média de aprovação do público: 77% Metacritic: 52

Vigésimo quinto filme do Universo Cinematográfico da Marvel, Eternos é uma obra de super-heróis bem diferente do convencional, ao menos no que diz respeito aos lançamentos da Marvel Studios. Aqui, acompanhamos a trajetória de seres milenares que vivem na Terra, escondidos e prontos para realizar um propósito "divino".

O filme foi dirigido por Chloé Zhao, que havia acabado de ganhar o Oscar de Melhor Direção por Nomadland, e havia uma grande expectativa por parte dos fãs em ver uma obra "diferente", mas o resultado final acabou não agradando tanto - a prova viva disso é que foi o primeiro filme do MCU a ganhar uma avaliação majoritariamente negativa no Rotten Tomatoes.

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Babilônia (2022)

Média de aprovação no Rotten Tomatoes: 57% Média de aprovação do público: 52% Metacritic: 61

Após ter pego o mundo (e o Oscar) de surpresa com Whiplash: Em Busca da Perfeição, La La Land: Cantando Estações e O Primeiro Homem, o premiado Damien Chazelle decidiu fazer seu próprio épico a respeito das maravilhas e horrores de Hollywood, com um elenco estelar. Assim nasceu o controverso Babilônia.

Estrelado por Margot Robbie, Diego Calva, Brad Pitt e incontáveis outros astros de renome, o filme dividiu os críticos por vários motivos - desde a sua longa duração ao desfecho dado aos personagens e ao filme em si. Por isso, o longa acabou se tornando um fracasso de bilheteria e saiu da 95ª edição do Oscar de mãos abanando, mesmo com três indicações.