10 maiores heróis e heroínas dos filmes de terror

Capa da Publicação

10 maiores heróis e heroínas dos filmes de terror

Por Raphael Martins

Filmes de terror são mais lembrados, com toda razão, por seus assassinos impiedosos e cruéis, que enchem a tela de sangue, tripas e membros pelo chão. Mas nem todo filme de terror é igual ao outro. Às vezes, só às vezes, esse assassino encontra alguém à altura, que mostra para ele que não dá para simplesmente sair por aí matando todo mundo e ficar de boa com isso.

Nessa lista, escolhemos dez personagens que pararam de apenas reagir e partiram para a ação, superando seus medos, indo às armas e vencendo sobre o mal no final, se tornando praticamente heróis!

Faltou algum nessa lista? Fala pra gente nos comentários!

O vídeo não está mais disponível.

Sidney Prescott (Pânico)

Sidney (Neve Campbell) é um exemplo de resiliência. Com inteligência, olho vivo, estratégia e um pouquinho assim de força bruta, ela consegue sobreviver não só a um, mas a todos os filmes da franquia Pânico, enfrentando o assassino Ghostface de novo e de novo e vivendo para contar a história.

Sendo o assassino quase sempre alguém próximo a ela, Sidney acabou desenvolvendo um senso de autopreservação um tanto quanto exagerado, mas ainda assim consegue criar laços de amizade com algumas pessoas. Um exemplo de que sim, você pode ter uma vida normal mesmo quando tentam te matar a cada cinco minutos.

Nancy Thompson (A Hora do Pesadelo)

Freddy Krueger é um dos monstros mais poderosos dos filmes de terror, matando suas vítimas em seus sonhos, onde ele é todo-poderoso ao se alimentar da energia de seus medos. A primeira a parar de se sentir uma vítima e a ir direto para a ação foi Nancy Thompson, vivida pela atriz Heather Langenkamp.

Após aprender como o mundo dos sonhos funciona, Nancy traça um plano contra Freddy: ela enche sua casa de armadilhas no melhor estilo Esqueceram de Mim e atrai Freddy até o mundo real, onde ele pode ser ferido, dando ao demônio dos sonhos um gostinho do sofrimento que ele infligiu às suas vítimas.

Mas não é só isso: ela ainda olha nos olhos de Freddy e diz que ela não tem nenhum medo dele, tirando todo seu poder e tornando a vitória dela ainda mais completa.

O vídeo não está mais disponível.

Van Helsing (O Vampiro da Noite)

Antes de colocar o uniforme imperial para viver Moff Tarkin em Star Wars: Uma Nova Esperança, Peter Cushing foi o Dr. Van Helsing em O Vampiro da Noite, filme de 1958 que adapta a obra de Bram Stoker.

No filme, o personagem é praticamente um herói de ação, perseguindo Drácula em seu castelo e caindo na porrada com ele até derrotá-lo, algo que ele faz ao abrir as cortinas e expô-lo à luz do sol.

Curiosamente, o Drácula deste filme foi interpretado por Christopher Lee, que também brilhou no universo de Star Wars como o conde Dookan. Ele e Peter Cushing foram Drácula e Van Helsing por mais cinco filmes.

Doug Bukowski (Viagem Maldita)

Viagem Maldita, remake do filme Quadrinha de Sádicos, de 1977, mostra duas pacatas família saindo de férias em seu trailer, até serem atacados por um grupo de mutantes canibais que começa a matá-los um por um.

Depois de muitas pessoas mortas e sangue derramado, Doug, o chefe de uma das famílias, cansa de correr dos monstros e parte pra ação. Armado de um machado e posteriormente de uma espingarda, ele dá o troco nos canibais, se vingando pelos amigos mortos e ainda conseguindo salvar sua filha bebê das garras dos monstros.

Tommy Jarvis (Sexta-Feira 13 - Parte 4: O Capítulo Final)

Tommy Jarvis apareceu em três dos doze filmes da série Sexta-Feira 13 , e em todas ele conseguiu superar a ameaça de Jason Vorhees, que todo mundo tenta matar, mas ninguém consegue... não em definitivo, pelo menos.

Tommy confrontou Jason pela primeira vez ainda criança, em Sexta-Feira 13 Parte 4: O Capítulo Final, raspando a cabeça para se assemelhar ao monstro, mexer com seu psicológico e fazê-lo baixar a guarda. Dá certo, e o garoto lhe enfia a cutelada na cabeça.

Os dois voltaram a se enfrentar mais duas vezes, em Sexta-Feira 13 - Parte 5: Um Novo Começo e Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason Vive, com Tommy levando a melhor sobre ele. O personagem nunca mais apareceu, salvo em livros e games da série. Parece que Jason resolveu deixá-lo em paz.

O vídeo não está mais disponível.

Laurie Strode (Halloween)

Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e seu irmão, o assassino Michael Myers, já se enfrentaram incontáveis vezes no cinema, sempre com a vitória dela. Mas como o mal nunca dorme, o assassino da máscara branca sempre volta inexplicavelmente para tentar de novo.

No filme de 2018, que se chama simplesmente Halloween, Laurie é mostrada bem mais velha e experiente, novamente derrotando Michael com armadilhas, armas de fogo e muita esperteza, aparentemente matando o vilão de vez... só que não. Vem mais dois filmes por aí, Halloween Kills e Halloween Ends, que prometem acabar de vez com essa briga que já dura décadas.

R.J. Macready (A Coisa)

Uma criatura alienígena está matando e assimilando membros de um grupo de cientistas isolados no gelo, criando um clima de medo e paranoia no local. Nada disso é problema para o piloto de helicóptero R.J. McReady (Kurt Russel), que pega um lança chamas e resolve a parada na hora.

Quando o lança chamas não dá conta, ele parte para a dinamite, explodindo os aliens em mil pedaços. Ele até mesmo testa os cientistas para descobrir quem está infectado e quem não está, armando aqueles que passam no teste para que também possam lidar com a ameaça. Mais que um herói, ele é um líder.

O vídeo não está mais disponível.

Erin (Você é o próximo)

Uma família vai para uma casa no campo comemorar o aniversário de casamento dos pais, quando de repente são atacados por assassinos mascarados, que começam a matá-los com requintes de crueldade. Mas para a surpresa e o azar deles, uma das “vítimas” é Erin (Sharni Vinson), uma mulher treinada desde criança em táticas de sobrevivência em artes marciais.

Os caçadores então se tornam a caça, sendo derrotados e mortos um após o outro por Erin, que ainda por cima consegue descobrir todo o mistério envolvendo o porquê de eles estarem ali e punindo os responsáveis por isso. Uma quebra de clichê muito bem-vinda em filmes desse tipo.

Ellen Ripley (Alien: O Oitavo Passageiro)

Quando se trata de explodir alienígenas, ninguém se compara a Ellen Ripley, a protagonista da cinessérie Alien vivida por Sigourney Weaver. Logo em seu primeiro confronto com as criaturas, ela consegue superá-los sendo mais esperta e explode a própria nave para derrotá-los, fugindo em uma cápsula.

Um dos melhores momentos da personagem, senão o melhor, se dá em Aliens: O Resgate, no qual ela pega um exoesqueleto usado para carregar peso e o transforma em uma máquina de combate, batendo na rainha dos aliens e mandando ela para o espaço... literalmente.

A personagem morreu em Alien 3, retornou em Aliens: A Ressurreição e é adorada até hoje por ser uma personagem durona e corajosa.

O vídeo não está mais disponível.

Ash Williams (Evil Dead)

Em se falando de caçar e destruir monstros, demônios, vampiros e toda sorte de mal, Ash Williams (Bruce Campbell) é o cara. O protagonista da série de filmes Evil Dead (ou Uma Noite Alucinante, no Brasil) é ninguém menos que “o escolhido”, um homem profetizado pelos próprios demônios como aquele que salvará a humanidade do mal de uma vez por todas.

A partir do segundo filme, Ash deixa de ter medo dos demônios e parte para cima deles, sendo capaz de decepar a própria mão infectada pelo “mal” e substituí-la por uma serra elétrica, que acabou virando sua marca registrada. A partir desse momento, nenhum ser das trevas que já cruzou com ele sobreviveu para contar.

Nos quadrinhos, ele inclusive já lutou e derrotou as versões zumbificadas dos heróis da Marvel! Apesar de estar muito longe de ser perfeito, Ash não foge da raia, encarna seu papel de escolhido com orgulho e faz o que tem que ser feito, como podemos ver na série de TV Ash VS Evil Dead, que continua os filmes.