10 filmes que completam dez anos em 2020

Capa da Publicação

10 filmes que completam dez anos em 2020

Por Evandro Lira

2010 foi verdadeiramente frutífero para o cinema mainstream. Diversos filmes blockbusters movimentaram imensas fortunas para os estúdios naquele ano, ajudando a fortalecer algumas das tendências que se seguiram nos anos seguintes.

Entre esses títulos, vários ficaram marcados para toda uma geração de amantes do cinema, que devem se lembrar perfeitamente do lançamento de muitos dessas obras como se fosse ontem. Se você nunca imaginou sentir nostalgia de um ano como 2010, dá só uma olhadinha nesta lista especial.

Daquelas que vem para atestar sua idade, confira 10 filmes que completam dez anos em 2020:

Imagem de capa do item

Como Treinar Seu Dragão

Como Treinar Seu Dragão, do DreamWorks, é uma das mais bem sucedidas franquias do estúdio e ela começou lá em 2010 com o lançamento do primeiro filme. A história se passa em um mundo mítico onde um adolescente viking chamado Soluço aspira ser um matador de dragões, mas no dia em que ele captura seu primeiro dragão, o menino se afeiçoa a criatura, construindo assim uma das melhores amizades da década passada.

Lançado em março, o longa foi um sucesso de bilheteria e crítica, faturando US$ 494 milhões no mundo todo e recebendo aclamação da imprensa especializada. Como Treinar Seu Dragão concorreu em duas categorias do Oscar e venceu dez Annie Awards.

Imagem de capa do item

Kick-Ass - Quebrando Tudo

A história de um adolescente comum que se propõe a ser um super-herói da vida real conquistou uma legião de fãs dez anos atrás. Kick-Ass adaptou as histórias em quadrinhos de Mark Millar e John Romita e elevou o status de filmes de super-herói a outro nível.

Dirigido por Matthew Vaughn - que viria a comandar filmes como X-Men: Primeira Classe e Kingsman -, o longa conquistou a crítica especializada quando chegou aos cinemas em abril de 2010 e elevou Aaron Taylor-Johnson e Chloe Grace Moretz ao status de grande estrelas de Hollywood.

Imagem de capa do item

Toy Story 3

Uma década depois e você ainda é capaz de lembrar de cada lágrima derramada ao assistir Toy Story 3. O filme chegou aos cinemas em junho de 2010 e colocou gente de todas as idades para se emocionar com a - até então - jornada final dos brinquedos do Andy. A trama encerra um ciclo de forma magistral, colocando Toy Story 3 no patamar de um dos melhores filmes do cinema norte-americano.

Não à toa, o longa foi o quarto maior sucesso de bilheteria daquele ano (U$ 1,067 bilhões de dólares), se tornou o maior filme de animação de todos os tempos e conquistou importantes indicações no Oscar, incluindo na categoria de Melhor Filme - um feito raro para um filme animado.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro 2

O segundo filme do fundador do Universo Cinematográfico da Marvel desembarcava no cinema em abril de 2010, quando a gente ainda tentava entender o que seria essa super franquia da Marvel Studios. Na trama, Tony Stark precisava lidar com sua saúde física e mental após os eventos do primeiro filme, ao mesmo tempo que tinha que enfrentar as investidas de um governo interessado em sua tecnologia.

Arrecadando US$ 623 milhões em sua bilheteria mundial, Homem de Ferro 2 teve aprovação geral da crítica e ajudou a preparar terreno para o grande evento cinematográfico dos Vingadores. Vale lembrar que foi este filme que introduziu a Viúva Negra de Scarlett Johansson à franquia, personagem que dez anos depois se prepara para ganhar seu filme solo.

Imagem de capa do item

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Dá para contar nos dedos quantos fãs realmente curtem a adaptação cinematográfica de Percy Jackson e o Ladrão de Raios. No entanto, o filme estrelado por Logan Lerman, Alexandra Daddario e Brandon T. Jackson, lançado em fevereiro de 2010, acabou sendo um marco para muita gente, e pensar que ele completou dez anos em 2020 é realmente de cair o queixo.

Apesar da recepção morna do filme, Percy Jackson arrecadou US $ 226,4 milhões em todo o mundo e colocou a história do menino que descobre ser um semideus no patamar de uma das sagas juvenis mais famosas da cultura pop. Dez anos depois do lançamento do filme, os fãs foram presenteados com a notícia de que uma nova adaptação dos livros de Rick Riordan chegará ao Disney+ no futuro.

Imagem de capa do item

Alice no País das Maravilhas

Em 2010, Tim Burton apresentou ao mundo sua própria versão do clássico Alice no País das Maravilhas. Com um elenco repleto de estrelas e um visual definitivamente icônico, o filme atingiu a marca do bilhão, se tornando a terceira maior bilheteria daquele ano. Ainda que não tenha caído nas graças da crítica, o filme recebeu elogios por suas performances e efeitos visuais impressionantes, abocanhando diversos prêmios em categorias técnicas.

Quando paramos para pensar que Alice chegou aos cinemas dez anos atrás, o fato fica ainda mais chocante se lembramos que foi a partir deste lançamento que a Disney decidiu investir em reencenar seus clássicos animados usando atores. Desde então, alguns dos maiores sucessos do cinema partiram do legado de Alice no País das Maravilhas.

Imagem de capa do item

Enrolados

Enrolados foi uma espécie de retorno da Disney aos velhos tempos - só que de uma maneira nova. O filme de animação 3D lançado em novembro de 2010 trouxe de volta o virtuosismo clássico das histórias de princesa do estúdio bem como a pitada de comédia aventuresca que fez toda a diferença.

O filme que remonta vagamente o conto de fadas Rapunzel foi considerada a animação mais cara já feita e um dos filmes mais caros da história do cinema. Seu orçamento foi de 260 milhões de dólares, enquanto a bilheteria alcançou a marca 592,4 milhões. Enrolados trouxe marcou também o retorno do compositor Alan Menken, que havia trabalhado em filmes de animação anteriores da Disney, entre eles A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladdin.

Imagem de capa do item

Scott Pilgrim contra o Mundo

Essa comédia adolescente produzida e dirigida por Edgar Wright chegou como quem não quer nada ali em agosto de 2010 e rapidamente se tornou um filme cultuado por uma legião de fãs. Elogiado e considerado um filme verdadeiramente inventivo até os dias de hoje, Scott Pilgrim contra o Mundo se destacou por sua narrativa transmídia, que se utiliza de elementos tipicamente de quadrinhos e videogames para contar sua história.

O filme que conta a história de um aspirante a músico que precisa combater os sete ex-namorados de sua mais nova namorada é repleto de super-estrelas, entre eles Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Anna Kendrick, Aubrey Plaza, Brandon Routh, Chris Evans e Brie Larson.

Imagem de capa do item

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

2010 representou o início do fim de uma das franquias mais queridas do cinema. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 adaptou parte do último livro da saga do menino bruxo e foi um sucesso de bilheteria daquele ano, arrecadando U$ 960 milhões. O longa lançado em novembro de 2010 coloca pela primeira vez o trio principal numa caçada fora da segurança de Hogwarts. Ele recebeu aclamação da crítica especializada e preparou terreno para o último filme, lançado no ano seguinte.

Não só é difícil de acreditar que já fazem 10 anos que nos despedimos de Harry Potter, como também é chocante perceber que há 10 anos iniciava-se a moda de dividir um único material em mais de uma parte nos cinemas.

Imagem de capa do item

A Origem

Não satisfeito em lançar alguns dos filmes mais elogiados da década de 2000, entre eles Batman: O Cavaleiro das Trevas, Christopher Nolan balançou as estruturas de Hollywood ao apresentar A Origem. Estrelado por Leonardo DiCaprio na pele de um ladrão profissional que rouba informações ao se infiltrar no subconsciente das pessoas, o longa-metragem foi um dos mais aclamados daquele ano, e há quem já lhe permita a alcunha de "clássico moderno do cinema".

Lançado em 16 de julho de 2010, A Origem conquistou mundialmente 829 milhões de dólares em bilheteria e foi indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Tal qual seu protagonista faz no mundo dos sonhos, a obra acabou se infiltrando de forma permanente na cultura popular e é celebrado ainda dez anos depois.