10 filmes assustadores lançados pela Disney

Capa da Publicação

10 filmes assustadores lançados pela Disney

Por Raphael Martins

A Disney é conhecida por seus filmes cheios de cores, música, dança e magia. Mas a casa do Mickey também tem seu lado sombrio.

Vários filmes produzidos pelo estúdio, sobretudo os mais antigos, tem momentos realmente assustadores, dando muito medo nas crianças.  Nessa lista, vamos relembrar alguns deles!

Abracadabra

Abracadabra é uma comédia infanto-juvenil das melhores, que mostrava a a batalha entre um grupo de crianças e as "Irmãs Sanderson", um trio de bruxas recém revividas tão atrapalhadas quanto perversas.

O filme mostra as bruxas matando uma criancinha com um machado, sendo enforcadas e queimadas vivas, entre outras coisas que não deveriam estar em um filme infantil. É uma boa diversão, mas vai assustar a criançada mais nova.

O vídeo não está mais disponível.

O Caldeirão Mágico

O Caldeirão Mágico é um filme que a Disney prefere que você esqueça. Foi um dos maiores fracassos da história da companhia e por muito pouco não acabou completamente com sua divisão de animação.

A história se passa na Era Medieval e conta a jornada de Taran e seus amigos contra os exércitos do mal do "Rei de Chifres", que incluía zumbis, demônios e toda sorte de monstros assustadores. Não é um filme ruim, mas o tom mais sombrio o torna o ponto mais fora da curva que a Disney já produziu.

Frankenweenie

Frankenweenie só poderia ter saído da mente criativa de Tim Burton, que escreveu, produziu e dirigiu o filme. E ele é carregado com o estilo conhecido do diretor, cheio de cores escuras e personagens bizarros, mas com coração.

Totalmente em preto e branco e feito em stop motion, o filme conta a história de um garoto que ressuscita seu cachorro morto, no melhor estilo Frankenstein, o que causa todo tipo de implicações bizarras.

No Templo das Tentações

Inspirado no livro de Ray Bradburry, que também assinou o roteiro do filme, No Templo das Tentações mostrava um circo sinistro chegando a uma pequena cidadezinha no interior dos Estados Unidos. Uma dupla de amigos desconfia das intenções do dono circo e começa a investigar, descobrindo seu verdadeiro objetivo: tomar as almas de todos os habitantes do lugar.

Apesar de deixar de fora elementos mais assustadores do livro original e de não ter uma gota de sangue sequer, o filme ainda causa um certo desconforto de se assistir, sendo uma opção perfeita para uma noite de Halloween com os amigos.

Meu Amigo Bicho-Papão

Neste filme de 1999, uma adolescente conta com a ajuda do amigo imaginário de seu irmãozinho para lidar com um Bicho-Papão que estava fazendo ela levar a culpa por todas as suas travessuras. Falando assim parece bobo, né? Bem, realmente é, mas o longa tem seus momentos perturbadores.

O filme é cheio de bonecas falantes assustadoras, serpentes gigantes, monstros medonhos e os efeitos especiais abaixo da média só ajudam a deixar toda a atmosfera ainda mais terrível.

O vídeo não está mais disponível.

Mistério no Bosque

Ao contrário de todos os filmes citados até agora, Mistério no Bosque foi realmente concebido como um filme de terror, cheio de suspense e elementos paranormais.

Feito em uma época em que o departamento de animação da Disney não ia muito bem e o estúdio precisava inovar, o filme apostou tudo numa história envolvendo uma casa mal assombrada e um espírito maligno que perseguia seus protagonistas. Não é exatamente um terror cheio de sangue e tripas, mas ainda assim é bem competente na hora de assustar.

Os Fantasmas de Scrooge

Os Fantasmas de Scrooge é mais uma adaptação do clássico da literatura Um Conto de Natal, de Charles Dickens. Mas essa versão é bem mais assustadora do que qualquer outra já feita.

Além de ter sido feita em um CGI realista, o filme é cheio de imagens realmente perturbadoras, sobretudo os fantasmas do passado, presente e futuro. Não é exatamente o "filme de natal" mais indicado para passar o feriado.

O Abismo Negro

Depois do sucesso de Star Wars em 1977, todos os grandes estúdios queriam uma aventura no espaço para chamar de sua, e com a Disney não foi diferente. Mas diferente da saga de George Lucas, este aqui era uma ficção científica sombria digna de nota.

O filme segue um grupo de exploradores espaciais que encontram uma nave misteriosa e aparentemente inabitada à deriva no espaço, até serem surpreendidos pelo capitão e seu exército de robôs assassinos.

Tudo se torna ainda mais sinistro depois que descobrem que os robôs eram, na verdade, a tripulação da nave, que foi lobotomizada por seu próprio capitão e transformada em máquinas de matar.

Fantasia

Fantasia é um dos maiores clássicos animados de toda a história da Disney. O filme é composto por oito segmentos musicais distintos, quase todos cheios de alegria, cores e humor, mas um deles é realmente assustador, sobretudo para os mais novinhos.

No segmento "Uma Noite no Monte Calvo", o gigantesco demônio Chernabog desperta furioso e libera suas hordas infernais sobre a humanidade, num espetáculo de fogo, horror e loucura. Esse assustou muitos de nós na infância, sem dúvida.

O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack é um daqueles clássicos eternos, que continuam sendo celebrados décadas depois de seu lançamento.

Com roteiro de Tim Burton, essa animação em stop motion contava a história de Jack Skellington, senhor do "Mundo do Halloween", que após descobrir o que é o Natal, decide levar isso a seu povo. Para isso, ele sequestra o Papai Noel e o submete a todo tipo de tratamento, digamos, "ruim".

Como é de praxe nos filmes de Tim Burton, todos os personagens são seres bizarros e assustadores, sobretudo o Bicho Papão, um saco ambulante feito de insetos e vermes. É um filme bem divertido e com muito coração, mas igualmente assustador e com um clima um tanto tétrico.