10 filme e séries sobre crimes chocantes da vida real

Capa da Publicação

10 filme e séries sobre crimes chocantes da vida real

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira ascensão do true crime em várias mídias e formatos diferentes. De séries de TV a podcasts, crimes chocantes e brutais são tratados através de novos olhares, expondo e retratando o desenrolar de cada caso. Recentemente, Dahmer: Um Canibal Americano inclusive se tornou um grande sucesso de público na Netflix.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas recomendações, com 10 filmes e séries que você precisa assistir sobre crimes reais e chocantes. Para esta lista, excluímos as produções documentais e focamos em obras dramatizadas, que recriam as vidas e, óbvio, os crimes de diversos assassinos e serial killers famosos no mundo todo.

Imagem de capa do item

Monster: Desejo Assassino (2003)

Onde assistir: HBO Max

Muito antes de assumir as rédeas do Universo Estendido da DC com o filme da Mulher-Maravilha, Patty Jenkins havia estreado nos cinemas com o brutal Monster: Desejo Assassino, filme que inclusive rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Charlize Theron por conta de sua atuação no papel de Aileen Wournos.

Aileen é considerada uma notória serial killer norte-americano - o que por si só já é impressionante, considerando que ela é mulher. A trama retrata os encontros entre ela e sua paixão, Selby Wall (vivida por Christina Ricci) ao mesmo tempo que recria diversos dos crimes mais sanguinolentos e cruéis da sociopata, até o momento de sua morte por injeção letal, em 2002.

Imagem de capa do item

Memórias de um Assassino (2003)

Não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Embora os Estados Unidos tenham se tornado o maior exportador de serial killers para o mundo, isso não quer dizer que outros países sejam totalmente livres de psicopatas. Memórias de um Assassino nos oferece uma ótica diferente sobre o tema, já que é vagamente baseado na história do primeiro assassino em série da Coréia do Sul.

O filme foi dirigido por Bong Joon-ho (o mesmo diretor de Parasita) e acompanha Park Doo-man e Seo Tae-yoon, dois detetives que entram em uma busca sinistra após mulheres aparecerem mortas e estupradas em uma cidade pequena. Vale mencionar: apesar de ser baseado em um caso real, o filme toma diversas liberdades para contar sua história.

Imagem de capa do item

Zodíaco (2007)

Onde assistir: GloboPlay

Falando em filmes que se propõem a seguir os detetives por trás de casos bem notórios, não podemos nos esquecer de Zodíaco, uma obra-prima dirigida por David Fincher (Se7en: Os Sete Crimes Capitais) e estrelada por nomes de peso como Mark Ruffalo, Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr., Brian Cox e Chloë Sevigny.

A trama se estende de 1969 a 1983 e mostra as buscas pelo Assassino do Zodíaco, um dos casos mais mirabolantes de serial killer dos EUA. Como a identidade do assassino foi descoberta apenas recentemente, o longa não traz todas as respostas para as perguntas que levanta, mas lentamente nos coloca em um estado de paranoia conforme a contagem de corpos sobe.

Imagem de capa do item

American Crime Story (2016-Presente)

Onde assistir: Star+

Muitos anos antes de aparecer com Dahmer: Um Canibal Americano, Ryan Murphy já tinha se dedicado ao true crime em outra série. American Crime Story foi produzida após o sucesso de sua "contraparte do terror", American Horror Story, e também segue uma estrutura antológica, com cada temporada focada em um caso diferente.

A primeira (e melhor) se chama The People vs. O.J. Simpson, e é focada no julgamento do ex-jogador de futebol americano que, em 1994, matou sua namorada, Nicole Brown Simpson, e um amigo dela. A segunda retrata os eventos que levaram à morte do estilista Gianni Versace. Já a terceira, que saiu em 2021, revela o processo de impeachment contra Bill Clinton.

Imagem de capa do item

O Despertar de um Assassino (2017)

Não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Aliás, já que os crimes cometidos por Jeffrey Dahmer "voltaram à moda", outra recomendação interessante é O Despertar de um Assassino, que também é conhecido como Meu Amigo Dahmer. Lançado em 2017, o filme é baseado na graphic novel de Derf Backderf, artista que chegou a ser amigo do serial killer quando os dois ainda eram adolescentes.

Estrelado por Ross Lynch (de O Mundo Sombrio de Sabrina), o filme não parte direto para os assassinatos grotescos que Dahmer cometeria em sua vida adulta. Em vez disso, ele é um retrato frio e cruel da adolescência do serial killer e de todos os motivos que o levaram a matar. Nesse sentido, é mais um estudo de personagem amedrontador que um filme de true crime.

Imagem de capa do item

Mindhunter (2017-2019)

Onde assistir: Netflix

Depois de Zodíaco, David Fincher ainda veio para provar que entende de psicopatas frios e calculistas em Mindhunter, série da Netflix que, infelizmente, teve apenas duas temporadas. A história, por sua vez, é baseada no livro Mindhunter: Inside the FBI's Elite Serial Crime Unit, escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker.

Aqui, acompanhamos agentes da Unidade de Ciência Comportamental do FBI, nas décadas de 70 e 80, quando a ideia dos serial killers ainda era bem incipiente. A partir disso, somos levados a conhecer alguns dos assassinos mais notórios dos Estados Unidos, como Charles Manson, David Berkowitz e Dennis Lynn Rader, o BTK.

Imagem de capa do item

Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019)

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Há alguns anos, a internet estava obcecada com os crimes hediondos feitos por Ted Bundy, assassino que teria matado mais de trinta pessoas nos EUA entre 1974 e 1978. E se você quer conhecer um pouco mais dessa figura monstruosa, uma boa indicação é Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal, longa de 2017 estrelado por Zac Efron.

Aqui, podemos ver um pouco do modus operandi de Bundy, ao mesmo tempo em que acompanhamos como ele enganou o mundo com sua fala mansa e sua beleza. Uma curiosidade: o filme é baseado na autobiografia The Phantom Prince, que foi escrita por Elizabeth Kendall, uma ex-namorada de Bundy (que é interpretada por Lily Collins no longa).

Imagem de capa do item

The Act (2019)

Onde assistir: GloboPlay e Starz Play

Em 14 de junho de 2015, policiais encontraram o corpo de Dee Blanchard em uma cidade próxima a Springfield, no Missouri. Conforme as investigações entraram em andamento, a culpada pelo assassinato foi encontrada: Gypsy Rose Blanchard, a filha de Dee, que teria cometido o crime para fugir de sua mãe, diagnosticada com Síndrome de Munchausen.

Basicamente, Dee Blanchard dizia que a filha tinha sérios problemas de saúde, como leucemia, asma e distrofia muscular - mas tudo não passava de uma mentira. A minissérie The Act, lançada em 2019, conta um pouco mais dos bastidores dessa história cruel, e ainda conta com atuações viscerais de Patricia Arquette e Joey King.

Imagem de capa do item

A Menina que Matou os Pais/O Menino que Matou Meus Pais (2021)

Onde assistir: Prime Video

O Brasil também tem milhares de casos notórios de assassinatos macabros, mas nenhum chocou tanto quanto os crimes cometidos por Suzane Von Richthofen ao lado de Daniel e Christian Cravinhos. A menina teria matado os próprios pais em outubro de 2002, levando a um dos julgamentos mais televisionados da história do país.

No ano passado, um projeto bem curioso sobre o caso chegou ao Prime Video: dois filmes que apresentam diferentes "versões" do crime. Em A Menina que Matou os Pais, acompanhamos a visão de Daniel Cravinhos, o namorado de Suzane, enquanto O Menino que Matou Meus Pais segue a história pela perspectiva de Richthofen.

Um terceiro filme, intitulado A Confissão, já está sendo desenvolvido e vai contar os bastidores da investigação policial.

Imagem de capa do item

Em Nome do Céu (2022)

Onde assistir: Star+

O exemplo mais recente de nossa lista é Em Nome do Céu, minissérie de 7 episódios lançada neste ano e estrelada por Andrew Garfield. Aqui, acompanhamos o detetive Jeb Pyre investigando os assassinatos de Brenda Wright Lafferty e sua filha de quinze meses, pelas mãos de seus irmãos, Dan e Ron Lafferty.

O grande diferencial da história é o viés da fé, já que tanto Dan quanto Ron alegavam ter recebido uma "missão divina" para eliminar diversas pessoas, incluindo as duas vítimas. Aqui, vemos como Jeb Pyre, um homem mórmon, precisa lidar com sua própria crise de fé enquanto tenta fazer justiça ao lado do detetive Bill Taba (vivido por Gil Birmingham).