10 fatos e curiosidades sobre o Robocop
10 fatos e curiosidades sobre o Robocop
“Morto ou vivo, você virá comigo!”
Muito difícil alguém ser fã de filmes de ação e não conhecer o Robocop. Desde 1987, após seu primeiro filme, o personagem marcou presença em sequências, jogos, desenhos e, agora, retorna para Mortal Kombat 11.
Confira 10 fatos e curiosidades sobre o Policial do Futuro! Mas se comporte, ou teremos… Problemas!
Biografia
Em um futuro distópico, o oficial Alex Murphy, que serve à Polícia de Detroit, foi violentamente assassinado por uma gangue criminosa. Porém, Alex foi ressuscitado em um projeto da Omni Consumer Products (OCP, também conhecida como OmniCorp), que controla a cidade - incluindo o Departamento de Polícia - após um acordo com a prefeitura, para evitar a falência.
Assim, o projeto, parte do plano da OCP para criar sua utopia high tech, revive Alex como um ciborgue, apelidado de Robocop - parte máquina, parte homem, todo policial! Como parte de sua programação, o Robocop é obrigado a obedecer apenas três regras: servir ao interesse público, proteger os inocentes e defender a lei. Alex também tem uma esposa e um filho, cujos nomes sempre mudam conforme o filme ou série.
Personalidade
Apesar de ter sido trazido de volta dos mortos, o Robocop demonstra comportamentos bastante humanos em ação. Sua famosa manobra com a pistola, na qual gira a arma antes de apontar para criminosos, por exemplo, faz parte de uma lembrança que Alex tem de seu filho, que gostava de um personagem de TV que fazia a mesma coisa.
Boa parte das tramas da franquia de Robocop lidam com os conflitos sobre a natureza humana do personagem, além de sua identidade. Outras temáticas trabalhadas, em relação ao ambiente de suas histórias, são privatização, corrupção, autoritarismo e influência da mídia, entre outros.
Armas e Tecnologias
A principal arma do personagem é a Auto-9, sua pistola semi-automática, que o caracteriza em praticamente todas as suas aparições. Seu arsenal extra sempre variou com o passar do tempo, mas já incluiu lança-chamas, metralhadoras, escudos e lançador de granadas, entre outros recursos.
Já sua armadura é composta por elementos como titânio e Kevlar, e também é outro detalhe que sempre muda conforme a ideia de quem trabalha o personagem. Porém, é unânime que, como Murphy teve seu corpo bastante destruído, poucas são as partes de seu corpo que restaram intactas.
Um detalhe curioso sobre o design do personagem é que seu criador, o roteirista Edward Neumeier, se inspirou no Juiz Dredd e no Homem de Ferro para criar o visual do Robocop.
Trilogia Original e Séries Derivadas
O primeiro filme da franquia foi lançado em 1987, com o ator Peter Weller interpretando o Robocop. Após o seu enorme sucesso, o filme ganhou uma sequência, que estreou em 1990. A trilogia foi concluída com o terceiro filme, em 1993, mas Weller acabou substituído por Robert John Burke no papel principal.
O personagem ganhou ainda duas séries animadas, uma de 1988 e outra de 1998, chama Robocop: Alpha Commando, e mais duas séries de TV (em 1994 e 2001).
Quadrinhos
Robocop fez tanto sucesso que o personagem ganhou uma série em quadrinhos da Marvel, sendo publicado de 1990 a 1992. Desde disso, o personagem migrou para várias editoras, entre elas a Dark Horse, a Avatar Press e Dynamite, até chegar à BOOM! Studios, que atualmente detém os direitos de publicação do personagem.
Mas a passagem mais marcante do personagem nas HQs aconteceu durante seu período na Dark Horse, quando o personagem ganhou seu primeiro crossover com...
O Exterminador do Futuro
Em 1992, com roteiros de Frank Miller e desenhos de Walt Simonson, o ciborgue protagonizou uma série em quatro edições contra o Exterminador do Futuro,, outro grande ícone dos filmes de ação e ficção, que estava bastante popular na época.
Na trama, três Exterminadores são enviados para destruir o Robocop. Após descobrir que parte de sua própria tecnologia ajudaria a criar o futuro onde a Skynet exterminaria a humanidade, Alex decide ir ao futuro lidar com as máquinas sozinho, numa trama cheia de ação e robôs assassinos - nada mais anos 90 do que isso.
Jogos de Videogame
O Robocop teve vários jogos em sua história. Cada um dos filmes da trilogia original do personagem teve um jogo relacionado, mas o que se destacou mesmo foi seu jogo em que faz um crossover com (olha só) o Exterminador do Futuro, em RoboCop Vs The Terminator, lançado para o Super Nintendo.
O personagem ainda teve um jogo lançado em 2001 para GameBoy e outro em 2003 para Xbox e PS2. Ainda houve um jogo lançado para mobile, tendo como base o filme de 2014.
Reboot
O filme mais recente foi um reboot, lançado em 2014, e que contou com o brasileiro José Padilha na direção, além de Joel Kinnaman como Alex Murphy e atores como Gary Oldman, Michael Keaton e Samuel L. Jackson no elenco.
O filme reinventa a origem do Robocop, mas sem mudar muitas coisas na trama. Apesar do esforço de Padilha e do elenco, o filme não obteve grande sucesso, e inclusive acabou tendo sua sequência cancelada pela Sony. Porém, um novo filme do personagem, que será uma continuação do primeiro longa, já está em planejamento, mas não tem data de estreia programada.
Mortal Kombat
Provavelmente a maior surpresa do recente anúncio da nova expansão de Mortal Kombat 11, o Robocop aparecerá como o quarto personagem convidado para a franquia de jogos de luta - o décimo desde o reboot da franquia, em 2011.
Até o momento da publicação desta lista, não foram divulgados grandes detalhes sobre como será a gameplay do personagem, mas já é sabido que o ator Peter Weller volta a interpretar o personagem como ator de voz, retornando como o personagem pela primeira vez em 30 anos. E adivinha quem será um dos oponentes do Robocop no jogo? Sim, ele de novo: o Exterminador do Futuro!
Salvando o Oscar!
Mortal Kombat não representa a primeira vez que o Robocop faz uma aparição inusitada em uma participação especial. O personagem já apareceu em promoção de seu segundo filme, em 1990, em um evento da WCW (liga de wrestling que veio a ser adquirida pela WWE), na qual salva o famoso Sting de uma jaula.
Mas nenhum momento supera sua aparição na cerimônia do Oscar em 1988, como você pode ver no vídeo acima. O herói surge do meio da plateia para salvar o apresentador do evento, Pee-Wee Herman, de um robô assassino, chamado ED-209, que surge no palco, em uma cena que o próprio Herman também chama atenção ao pular até o teto do salão de apresentações. Algo realmente inusitado para a época.