Capa da Publicação

Os 10 melhores fatores de cura das HQs

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos de super-heróis, os poderes fazem toda a diferença na hora de enfrentar grandes vilões e antagonistas assustadores. Uma habilidade muito requisitada é o fator de cura – ou a habilidade de se curar mais rápido que o normal, fazendo com que os heróis possam se recuperar de ferimentos quase letais.

Esse dom é até comum, e muitos heróis possuem um “fator de cura leve” – como, por exemplo, o Homem-Aranha e a Mulher-Maravilha. Nesta lista, no entanto, reunimos aqueles que conseguem se salvar mesmo à beira da morte. Aqui estão os 10 melhores fatores de cura das HQs!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Groot

Mesmo sendo uma "árvore" - bem, na verdade, ele é um alienígena da raça Flora Colossi - o gigantesco Groot tem lá sua durabilidade no campo de batalha. Ele possui um fator de cura muito avançado, que o permite curar partes do seu corpo, além de fazer crescer membros decepados.

O único problema da cura de Groot é sua velocidade, já que às vezes pode levar meses até que ele se conserte totalmente. Ainda assim, ele é uma criatura quase imortal, já que mesmo que seja pulverizado, ele ainda pode se reconstruir a partir de um mero graveto de seu corpo original.

Imagem de capa do item

Apocalypse

Um dos maiores vilões da DC Comics, o perigoso Apocalypse é uma arma de destruição em massa viva. Mais conhecido por ter sido o responsável pela icônica Morte do Superman, essa criatura é quase indestrutível, graças ao seu fator de cura.

Assim como Groot, ele é capaz de recuperar membros e órgãos mutilados. A diferença é que, a cada vez que ele se reconstrói, seu corpo fica ainda mais resistente e poderoso, o que o torna uma dor de cabeça bem grande para qualquer herói que tentar enfrentá-lo.

Imagem de capa do item

Caçador de Marte

O Caçador de Marte é um dos super-heróis mais subestimados e subutilizados dos quadrinhos, considerando todo seu leque de poderes - o que inclui um fator de cura extremamente eficaz. Os poderes metamórficos do marciano andam de mãos dadas com sua cura.

Basicamente, ele é capaz de alterar sua estrutura celular para mudar de forma. Quando está ferido, basta moldar essa estrutura, recuperando tecidos dilacerados e reconstruindo o que estiver danificado. Outra personagem que possui um fator de cura similar é a Mística, da Marvel.

Imagem de capa do item

Flash

Ah, os benefícios da super-velocidade! Além de conseguir percorrer distâncias monumentais em milésimos de segundos, todos os heróis que fazem parte do "manto" do Flash possuem um metabolismo altamente acelerado, para que o corpo acompanhe a Força de Aceleração.

Assim sendo, o Velocista Escarlate é capaz de se curar numa rapidez assombrosa. Não chega a ser de fato um fator de cura, já que é parte da velocidade padrão do herói, mas é capaz de salvá-lo de apuros, especialmente com ferimentos mais severos, que se curam em instantes.

Imagem de capa do item

X-23

Filha, clone feminina... a X-23 é uma das maiores herdeiras do legado do Wolverine, retendo seus principais poderes e ainda por cima tendo várias habilidades próprias. No que diz respeito ao seu fator de cura, ele funciona de forma bem similar à do Carcaju original.

O fator de cura faz parte dos mesmos experimentos que deram à heroína garras e um revestimento de adamantium por todo o corpo. Contudo, como ela foi criada para ser uma versão "superior" do Wolverine, há quem acredite que sua cura seja um pouco mais potente.

Imagem de capa do item

Deadpool

O fator de cura do Deadpool funciona tanto como uma benção como uma maldição. Desenvolvida pelo programa Arma X (o mesmo que deu as garras de adamantium para o Wolverine), a cura do mercenário não ataca seu câncer, fazendo com que ele aja ainda mais brutalmente.

Apesar disso, a regeneração continua ativa, o impedindo de morrer. E como se isso não fosse o bastante, vale lembrar que ele já foi amaldiçoado pelo próprio Thanos, impedido de morrer para que nunca se encontrasse com a amada do Titã Louco, a Morte.

Imagem de capa do item

Superman

A fisiologia alienígena do Último Filho de Krypton varia de acordo com o ambiente ao qual ele é exposto. Por exemplo, em Krypton, seus poderes não funcionam - mas na Terra, que é iluminada por um sol amarelo, o Superman é um dos seres mais poderosos.

Isso inclui um fator regenerativo sem igual. O Superman é capaz de se recuperar de ferimentos, venenos e outros malefícios ao seu corpo com uma velocidade surpreendente. Contudo, é importante lembrar que a Kryptonita corta esses efeitos de cura.

Imagem de capa do item

Lobo

Tido como um dos personagens mais violentos e sanguinários das HQs, o Lobo é uma máquina de matar virtualmente indestrutível, já que o seu fator de cura pode regenerar seu corpo completamente, célula por célula. Além disso, essa regeneração o garante uma resistência corporal maior.

Mas também é importante lembrar que, assim como o Deadpool, o Lobo não é lá muito querido nos reinos do pós-vida. Certa vez, o vilão/anti-herói chegou a ser morto, mas foi expulso tanto do Inferno quanto do Paraíso, condenado a vagar eternamente pelo universo.

Imagem de capa do item

Wolverine

Para muitos, o Wolverine é o detentor do maior fator de cura dos quadrinhos e até certo ponto, eles estão certos. O mutante canadense tem, como parte de sua mutação original, a capacidade de regenerar tecidos celulares em uma capacidade quase infinita.

Por conta disso, o herói é tido por muitos como um verdadeiro imortal. O fator de cura o ajuda a envelhecer muito lentamente, além de poder restaurar membros mutilados e decepados. Além disso, é o fator de cura que o impede de sofrer envenenamento sanguíneo devido ao adamantium em seus ossos.

Imagem de capa do item

Hulk

E por mais que o Wolverine seja duro na queda, muitos guias e revistas do Universo Marvel revelam que, na verdade, o maior fator de cura dessa realidade pertence ao Gigante Esmeralda. A radiação gama no corpo do Hulk o tornou um ser incapaz de morrer.

Aliás, é isso que a revista do Imortal Hulk prova definitivamente. O anti-herói pode até ser derrotado, mas seu corpo é reativado e ele sempre volta, independente dos motivos que tenham causado sua "morte". Com um dom desses, ele coloca qualquer outro dessa lista no chinelo.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux