O Esquadrão Suicida: Todos os personagens que morrem no filme

Capa da Publicação

O Esquadrão Suicida: Todos os personagens que morrem no filme

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Após o fiasco crítico de 2016, a Força-Tarefa X está de volta em O Esquadrão Suicida -e dessa vez, ninguém está a salvo, como o próprio James Gunn prometeu antes do filme ser lançado. O longa aproveita muito bem sua classificação indicativa para mostrar várias cenas insanas de violência e banhos de sangue brutais.

E dessa vez, não temos pouquíssimas baixas como no filme original de David Ayer – dessa vez, o Esquadrão Suicida prova por que ganhou esse apelido, com diversas mortes bem chocantes para os personagens principais – e até algumas “pegadinhas do malandro” por parte de James Gunn. Por isso, aqui reunimos todos os personagens que morrem no filme!

Ao longo da lista, citamos apenas os integrantes do Esquadrão Suicida que morrem. Há dezenas de outros mortos no filme, como os militares e civis de Corto Maltese, o ditador Silvio Luna, o Caça-Ratos original e, é claro, o vilão Starro.

Imagem de capa do item

Doninha

Causa da morte: Afogado

A primeira "morte" do filme é bem impactante por se tratar justamente do Doninha, a criatura antropomórfica pra lá de bizarra que havia chamado atenção de todo mundo nos trailers e no material promocional, por conta de seu visual bizarro.

Ele "morre" logo ao desembarcar em Corto Maltese, na água, se afogando e sendo resgatado por Savant. Porém, seu coração aparentemente chega a parar e ele é dado como morto (levando em conta que Amanda Waller monitorava o status vital de cada vilão).

Mas na cena pós-créditos, vemos essa criatura bizarra despertando e correndo sem rumo para a ilha.

Imagem de capa do item

Blackguard

Causa da morte: Tiro no rosto

Quando os membros da Força-Tarefa X chegam à praia de Corto Maltese, eles são traídos por Blackguard, que aparentemente tinha algum acordo com os militares locais. Porém, ele logo descobre que não tem escapatória e morre com um tiro no rosto.

É uma baixa extremamente brutal, ainda mais se considerarmos o foco dado em seu rosto durante o tiro, que dilacera todos os seus traços reconhecíveis. Apesar de ter pouquíssimo tempo de tela, o personagem ainda aparece bem rapidamente em um flashback que mostra como Sanguinário decidiu fazer parte da operação.

Imagem de capa do item

Bumerangue

Causa da morte: Destroçado na explosão do helicóptero

Essa doeu. O Bumerangue é um dos personagens mais carismáticos do filme original e muitos estavam ansiosos para revê-lo aqui. Infelizmente, sua participação é muito breve, já que ele é um dos primeiros a morrer na praia de Corto Maltese.

E para piorar, a morte é muito violenta. Primeiro, ele recebe vários fragmentos de madeira no rosto e no corpo, mas só morre de fato quando o helicóptero destruído por Mongal cai sobre ele, destroçando-o completamente. A cena é até triste, já que ele parte dessa para a melhor bem na frente da Arlequina, com quem parece ter um vínculo afetivo.

Imagem de capa do item

Mongal

Causa da morte: Carbonizada

Quando é apresentada, a Mongal é tida como uma alienígena que gosta de participar de assassinatos em massa - e esse traço bem "característico" de sua personalidade fica claro a partir do momento em que ela salta para um helicóptero em Corto Maltese.

Infelizmente, essa decisão precipitada é motivo de ruína para vários membros da Força-Tarefa X - como o já citado Bumerangue. E as coisas também não terminam muito bem para Mongal, já que ela cai junto com o veículo aéreo e acaba sendo dilacerada e carbonizada na explosão. Mais uma das várias baixas da sequência inicial do filme.

Imagem de capa do item

Savant

Causa da morte: Cabeça explodida por Amanda Waller

Quem conhece bem o Esquadrão Suicida sabe como funciona o esquema das missões da equipe: eles precisam cumprir o que lhes é ordenado por Amanda Waller, caso contrário morrem graças a um dispositivo explosivo implantado em suas cabeças.

E é exatamente isso que acontece com Savant. Como ele é o primeiro personagem que aparece no filme, temos até a impressão de que ele vai viver mais tempo para contar a história, mas não é bem assim. Horrorizado com tudo que vê em Corto Maltese, ele acaba fugindo -- e isso provoca a ira de Amanda Waller, que explode a cabeça do vilão sem nenhuma piedade.

Imagem de capa do item

T.D.K.

Causa da morte: ???

Aqui, temos um clássico caso de "não vimos o corpo, então não dá pra saber se morreu com total exatidão". O T.D.K. é uma figura capaz de desgrudar os braços do restante de seu corpo, fazendo com que eles ataquem os inimigos enquanto ele fica longe do perigo.

Durante a chacina na praia em Corto Maltese, vemos ele usando seus poderes para distrair os militares e, logo em seguida, nós vemos seus braços sendo fuzilados, enquanto ele se revira de dor (mesmo não tendo tomado tiros em seu corpo). Não dá pra saber exatamente se ele morreu ou qual seria a causa dessa suposta morte, mas ele talvez tenha apenas morrido de choque.

Imagem de capa do item

Javelin

Causa da morte: Tiros

O Javelin seria um personagem bem "descartável" do filme, não fosse por sua arma. Ele é morto junto de seus colegas de equipe assim que desembarca em Corto Maltese e a causa de sua morte é bem simples: ele toma vários tiros e acaba sangrando até a morte.

Contudo, antes de deixar esse mundo, ele entrega sua lança nas mãos da Arelquina - e ao longo do filme, a anti-heroína/vilã precisa encontrar uma vocação divina para o utensílio (algo que só acontece no final, quando ela usa a arma para penetrar no olho de Starro, pondo um fim à vida do vilão e conquistador alienígena).

Imagem de capa do item

Rick Flag

Causa da morte: Apunhalado pelo Pacificador

A morte de Rick Flag talvez seja o momento mais trágico e arrasador do filme, tendo em vista tudo o que esse personagem representava para a Força-Tarefa X. Ele não era um vilão, e no fim seu idealismo fez com que ele cruzasse os planos de Amanda Waller -- e do Pacificador.

Ao descobrir que havia dedo dos EUA nos experimentos de Starro, ele decide que vai expor os documentos para o público -- e isso desperta o lado sombrio do Pacificador. Os dois têm uma grande batalha, que vai ficando cada vez mais tensa e violenta. E apesar de Rick Flag quase levar a melhor, ele acaba morrendo quando o Pacificador usa um pedaço de azulejo para apunhalá-lo no coração.

Imagem de capa do item

Pensador

Causa da morte: Partido ao meio por Starro

O Pensador não é bem um integrante da equipe - na verdade, seu papel é quase antagônico, já que ele é um cientista responsável por lidar com Starro na ilha de Corto Maltese. Porém, a partir do segundo ato ele só interage com os outros membros do Esquadrão Suicida até sua derradeira morte.

Quando a Força-Tarefa X surge para derrubar o prédio Jotunheim, onde fica localizado o Projeto Estrela-do-Mar, ele acaba sendo puxado pelo próprio Starro, que se vinga de anos de experimentos e traumas segurando cada membro do Pensador com seus tentáculos e o partindo ao meio de uma forma bem sanguinária. Como se não fosse o bastante, ele arremessa o corpo do vilão contra uma janela, esmagando-o completamente.

Imagem de capa do item

Pacificador

Causa da morte: Tiro do Sanguinário

A outra morte "falsa" do filme é a do Pacificador, o personagem vivido por John Cena, que no terceiro ato acaba se tornando uma espécie de antagonista do grupo devido ao senso de justiça completamente deturpado. Ele mata Rick Flag e chega perto de fazer o mesmo com a Caça-Ratos II.

Ele é avistado pelo Sanguinário e os dois se confrontam brevemente, com cada um deles disparando um tiro no outro. Como a bala do Sanguinário é menor, ela estilhaça o projétil do Pacificador e o atinge na garganta.

No entanto, assim como o Doninha, descobrimos que ele sobreviveu após o final do filme, o que deve ser parte do início da série do personagem, que estreia no ano que vem no HBO Max.

Imagem de capa do item

Homem das Bolinhas

Causa da morte: Esmagado por Starro

Dentro da equipe, a última baixa do filme é a do Homem das Bolinhas, o personagem mais "ridículo" e trágico da história. Seus poderes vieram dos experimentos que sua mãe abusiva conduziu nele, e ele precisa "desovar" as suas bolinhas para que continue vivo.

Ao fim, ele usa seu poder de forma bem gloriosa para retardar Starro e sua louca conquista - e brevemente, parece que ele está no controle, comemorando que é um herói. Só que quando menos se espera, a gigantesca estrela-do-mar alienígena o esmaga com um de seus braços, dando fim ao personagem que teve todo um grande arco ao longo do filme.