Capa da Publicação

As 10 maiores entidades místicas da Marvel

Por Gus Fiaux

Marvel Comics possui um lado místico e arcano muito bem desenvolvido, com grande participação de entidades e divindades poderosas. Esses deuses fornecem poderes para seus arautos, criando um equilíbrio na balança oculta da Casa das Ideias, já que as entidades sombrias estão sempre lutando contra as luminosas.

Nesta lista, você vai conferir as 10 maiores entidades místicas da Marvel, desde os grandes demônios e lordes do inferno às divindades arcanas conjuradas para deter esses senhores das trevas. Prepare-se para embarcar em uma jornada pelos reinos ocultos e sombrios da editora!

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Marduk Kurios

No Universo Marvel, não existe um único diabo no inferno. Vários demônios poderosos e colossais estão sempre lutando pelo título de "Lorde do Inferno". Um desses seres abissais é Marduk Kurios, que durante muitos anos foi o principal lorde do inferno.

Marduk é muito poderoso e é o mais próximo que temos do Diabo da mitologia judaico-cristã nos quadrinhos da editora. Além de ter vários poderes e comandar uma legião de demônios à sua disposição, ele também é conhecido por ser o pai de Daimon e Satana Hellstrom.

Imagem de capa do item

Zarathos

Outro demônio bem popular e conhecido pelos fãs é o temível Zarathos. O personagem tem uma história bem confusa e cheia de contradições, mas basicamente o que você precisa saber sobre ele é que ele é um demônio que garante poderes aos Motoqueiros Fantasmas.

É isso mesmo - lembra-se quando falam do famoso "Espírito da Vingança"? É sobre Zarathos que estão falando. Essencialmente, ele é um ser que corrompe tudo o que toca, além de ter poderes demoníacos como conjuração infernal, capacidade de manipular o fogo do inferno e magia sombria.

Imagem de capa do item

Khonshu

Os fãs do Cavaleiro da Lua estão bem familiarizados com essa entidade. No Universo Marvel, Khonshu é um deus egípcio associado à morte, à vingança e à lua. Ele é o responsável por reviver e garantir habilidades a Marc Spector, que havia morrido aos pés de uma estátua do deus.

Khonshu é uma figura ambígua, nem sempre bom e nem sempre mal, mas que tem seus próprios interesses e faz de tudo para alcançá-los. Uma entidade muito poderosa, ele pode escolher seus avatares na Terra, selecionando os que podem ajudá-lo a cumprir seus objetivos.

Imagem de capa do item

Cyttorak

Vagamente inspirado pelo horror cósmico e lovecraftiano, o deus sombrio Cyttorak é uma entidade bem conhecida. Ele é sempre conjurado pelo Doutor Estranho ("as faixas escarlates de Cyttorak", quem lembra?), além de dar a armadura invencível usada pelo Fanático.

Basicamente, Cyttorak é uma entidade muito poderosa associada à destruição e à catástrofe. Ele faz parte da Octessência, um grupo composto por oito regentes do misticismo - e curiosamente, é a divindade do grupo que mais esteve presente na história da humanidade.

Imagem de capa do item

Chthon

Como você pode ver até agora, muitas das entidades desta lista são aliadas ou rivais de grandes heróis da Marvel. Neste caso, temos um poderoso inimigo da Feiticeira Escarlate - que, apesar disso, domina a energia arcana que a heroína usa para realizar seus feitiços e magias.

Estamos falando de Chthon, uma entidade demoníaca ancestral conhecido por manipular várias formas de magia oculta, incluindo a poderosa magia do caos. Como se não bastasse, ele é o autor do Tomo Negro, um livro maldito que contém as magias mais poderosas do universo.

Imagem de capa do item

Pesadelo

Outra entidade poderosa e que comanda seu próprio reino arcano é o Pesadelo - que, aparentemente, fará sua estreia no cinema em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Como seu próprio nome já entrega, ele é regente de uma dimensão onírica.

Contudo, ele se alimenta dos medos e pesadelos das pessoas. Seu maior plano é mergulhar toda a humanidade em um sono eterno, de modo que ele possa absorver toda a energia dos pesadelos e usá-la para se transportar para a realidade, dominando de vez o mundo inteiro.

Imagem de capa do item

Mephisto

Outro importante lorde demoníaco da Marvel, Mephisto é visto como um personagem bem capcioso e pérfido, que está sempre disposto a fazer truques e esquemas para ganhar poderes ainda maiores. Ele inclusive auxiliar Thanos na saga Desafio Infinito.

Porém, ele não é apenas um demônio chorão que tenta encontrar aliados fortes. Mephisto é um dos seres mais poderosos do universo. Ele já foi um dos Lordes do Inferno e é capaz de imbuir poderes místicos, além de realizar seus pactos sombrios com vítimas desavisadas.

Imagem de capa do item

Dormammu

Regente da Dimensão Sombria, o poderoso Dormammu é uma criatura colossal, com poderes místicos que beiram a autoridade cósmica. Ele é tido como a mais poderosa entidade demoníaca da Marvel, dominando completamente as artes ocultas e as letais Chamas de Faltine.

O personagem é um grande inimigo do Doutor Estranho, sempre causando muitos problemas para o mago em suas aventuras. Além disso, ele é capaz de influenciar e manipular outros feiticeiros e magos com suas mentiras, como já aconteceu com o Barão Mordo e com o Capuz.

Imagem de capa do item

Vishanti

Explicar o Vishanti é complexo, já que se trata de uma entidade mística composta por três seres arcanos - Oshtur, Agamotto e Hoggoth. Basicamente, essa trindade é responsável por energizar e proteger os Magos Supremos da Terra - o que inclui o próprio Doutor Estranho.

Seres luminosos e severos, cada membro do Vishanti possui seu próprio conjunto de habilidades. Oshtur é uma deusa da sabedoria e do conhecimento. Seu filho Agamotto é um dos magos mais poderosos que já existiu, enquanto Hoggoth assume a forma de um tigre e é uma grande divindade ancestral.

Imagem de capa do item

Shuma-Gorath

Uma figura tão forte e poderosa que colocava medo até mesmo no Ancião, o poderoso Shuma-Gorath é um deus extra-dimensional conhecido por sua maldade absoluta, além de manipular energias místicas inconcebíveis. O personagem parece ter saído diretamente de um conto de H.P. Lovecraft.

Com seu olho absoluto e seus tentáculos colossais, Shuma-Gorath é uma entidade que viaja pelo Multiverso, tendo existido antes mesmo da criação do tempo e do universo. Ele é virtualmente onipotente, além de ser um dos deuses místicos mais cultuados da Marvel.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux