Capa da Publicação

Todos os jogos anunciados para PS4 e Xbox One na E3 2021

Por Arthur Eloi

A nova geração de consoles já está entre nós, com o PlayStation 5 e os Xbox Series X | S tendo sido lançados há alguns meses. Isso, porém, não significa o fim do PlayStation 4 e nem do Xbox One. Muito pelo contrário, a E3 2021 deixou algo bem claro: você ainda não precisa fazer um upgrade. E isso é bom!

Com o passar dos anos, o salto tecnológico entre gerações de consoles fica cada vez menor. Isso foi visto na geração do Xbox 360 e do PS3 que, durante os primeiros anos, ainda conseguiram aguentar jogos de peso em versões bastante decentes, como Destiny, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e Wolfenstein: The New Order. Na atual mudança, a diferença também não é das maiores, especialmente pelas duas gerações compartilharem de hardware com arquiteturas muito semelhantes. Assim, para os desenvolvedores se torna um processo mais parecido com otimizar o game para PCs de baixo e alto desempenho, ao invés de criar duas versões distintas do mesmo jogo para sistemas completamente diferentes.

Claro, sempre haverá uma ou outra versão desastrosa que levanta o ceticismo dos que acreditam no descarte imediato da geração passada para que os novos consoles possam “atingir o máximo de seu potencial”. Antes, foi o caso de Terra-Média: Sombras de Mordor, praticamente injogável no Xbox 360 e no PS3. Agora é o caso de Cyberpunk 2077, que deixa muito a desejar nos aparelhos mais antigos (especialmente nos sistemas de lançamento). Mesmo assim, a qualidade média dos títulos disponíveis em ambas as gerações é boa o bastante para não se preocupar em botar a mão na carteira tão cedo.

O alto número de games inéditos com versões para One e PS4 também é um ótimo incentivo em meio ao pesadelo criado pela junção de uma crise sanitária, uma crise econômica e uma crise de preços de hardware, ocasionada pela escassez de materiais para fabricação dos chips. Comprar um console novo sempre foi um investimento salgado no Brasil, e nesse ambiente de incerteza mundial, tudo fica ainda mais arriscado. Nesse momento, pelo menos há certo conforto em saber que a tecnologia já existente se manterá relevante por mais alguns anos, e o lazer e escapismo de muitos ainda não será limitado por uma troca de geração.

Listamos abaixo os principais jogos inéditos que terão versões para PS4 e Xbox One, além de também serem lançados para PlayStation 5, Xbox Series X | S e/ou PC.

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117