11 desenhos antigos para assistir no streaming

Capa da Publicação

11 desenhos antigos para assistir no streaming

Por Gabriel Mattos

Houve um tempo em que as animações dominavam a grade das manhãs da TV aberta, exibindo verdadeiros clássicos como Batman e Os Flintstones. Com o avanço dos streamings, ficou cada vez mais fácil reviver este momento nostálgico e apresentar aquele desenho clássico para as gerações mais novas. Basta saber onde procurar!

Hoje os clássicos estão distribuídos entre diversas plataformas, então não é difícil encontrar algo legal nos serviços que você já assina. Para facilitar as suas maratonas, preparamos uma lista com 11 desenhos antigos incríveis para assistir no streaming.

Imagem de capa do item

X-Men

Para começar, vamos falar de um grande queridinho dos nerds: X-Men, a série animada de 1992. Assim que estreou na TV Colosso, o desenho se tornou um verdadeiro fenômeno. Todos queriam acompanhar as aventuras de Jubileu, Wolverine e seus colegas mutantes da Escola Xavier para Jovens Superdotados.

Mesmo criando algumas coisas inéditas, a série era consideravelmente fiel aos quadrinhos e acabou adaptando arcos importantes dos heróis ao longo de suas cinco temporadas. Ainda hoje, é considerado pelos fãs uma das melhores adaptações dos X-Men! Assim como Homem-Aranha, outro desenho que marcou época, pode ser encontrado na Disney+.

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico

Outro desenho que adaptou os quadrinhos da Marvel de forma esplêndida foi Quarteto Fantástico. A primeira família de super-heróis tinha aventuras mais ligadas ao lado cósmico da editora e enfrentou vilões marcantes, como o Galactus e o Super Skrull, que estão entre os favoritos dos fãs até os dias de hoje.

Além disso, muito antes do MCU sonhar em ser uma realidade, a série já contava com participações incríveis de outros heróis da Marvel, entre eles Namor, Demolidor, Thor e os Inumanos. Nem isso foi o suficiente para a série vingar, sendo cancelada após apenas uma temporada. Entre outros curtos projetos da Marvel, temos animações do Surfista Prateado, do Homem de Ferro e do Hulk — todos disponíveis no Disney+.

Imagem de capa do item

Os Super Patos

Quem lembra do Disney Cruj, do SBT, com certeza já ouviu falar de Super Patos. A trama mostrava um time de hóquei no gelo da Califórnia composto de patos humanoides que vieram do espaço. E por mais doido que pareça, o desenho combinava esportes com super-heróis de uma forma que funcionava.

Acontece que estes patos eram refugiados intergalácticos do planeta Puckworld que vieram para a Terra para fugir do controle de Dragaunus. Eles construíram uma base embaixo de um lago e agora lutam contra as forças do mal nas horas vagas. Algo bem anos 90 mesmo. O desenho só teve uma temporada que está disponível no Disney+.

Imagem de capa do item

Hora do Recreio

Um último desenho da Disney que não tem nada a ver com super-heróis, mas precisa ser lembrado é Hora do Recreio. Este era um desenho revolucionário que explorava uma sociedade de crianças que ganhava vida no recreio da escola. Cada episódio acaba criticando a vida em sociedade pelo olhar inocente de uma criança, então você encontra leis, reis e coisas que deveriam ser chatas, mas retratadas de um jeito super divertido.

Sua premissa influenciou toda uma geração de criadores que enxergou neste formato um jeito de misturar críticas e reflexões em um desenho sem deixar a história chata. Inclusive, se você gosta de KND - A Turma do Bairro ou O Mundo de Greg, já sabe quem agradecer! As três temporadas e três filmes estão disponíveis no Disney+.

Imagem de capa do item

Batman: A série animada

Mas voltando a falar de super-heróis, se você cresceu assistindo as histórias da DC Comics é uma boa dar uma olhada no catálogo da HBO Max. A gigante do streaming tem uma série de filmes animados de seus heróis favoritos, mas o mais empolgante é poder assistir novamente todos os episódios de Batman: A série animada.

As aventuras do Homem-Morcego estrearam no mesmo ano da série dos X-Men, mas trouxeram uma abordagem muito mais séria e sombria na animação. Os episódios tinham liberdade de experimentar novos conceitos, o que acabou dando origem a personagens marcantes como a Arlequina e Renee Montoya. O sucesso foi tanto que a equipe acabou produzindo outro desenho de sucesso da DC, Superman: The Animated Series, que também está disponível na HBO Max.

Imagem de capa do item

Baby Looney Tunes

As manhãs de sábado do SBT eram mais especiais com Baby Looney Tunes. O desenho trazia versões pequeninas dos animais mais aloprados da televisão — Pernalonga, Patolino, Taz e Piu Piu — antes mesmo de saírem das fraldas. Suas personalidades eram ainda mais exageradas e era divertido vê-los simplesmente brincando com a imaginação descontrolada de simples crianças.

Mas apesar de ter feito muito sucesso, o desenho nunca conseguiu rivalizar os clássicos dos Looney Tunes em popularidades. Felizmente, ambos estão no catálogo da HBO Max para você escolher o seu favorito e matar a saudade. Só dos personagens clássicos, são mais de dez temporadas disponíveis, então fica mais fácil encontrar seus episódios favoritos.

Imagem de capa do item

Os Flintstones

Yabadabadoo! Os Flintstones conquistaram gerações mostrando o dia a dia de uma família suburbana como outra qualquer, mas vivendo seus dilemas na Idade da Pedra. Funcionava praticamente como uma sitcom animada sobre os anos 60, só que com um toque fantasioso que vinha da tecnologia que combinava pedras com dinossauros.

A grande sacada era o humor, simples mas eficaz, que vinha de todos os lados: tinham piadas visuais com dinossauros, piadas físicas vindas do rústico Fred Flinstone, e até algumas mais sacanas para o público mais velho. Todas as seis temporadas estão disponíveis no HBO Max, que também conta com o futurista Os Jetsons em seu catálogo.

Imagem de capa do item

Hey Arnold!

Hey Arnold! é mais um desenho sobre crianças sendo crianças, mas dessa vez quase não vemos cenas dentro de uma escola — a graça é sentir como é crescer em uma cidade grande (dos Estados Unidos). Arnold está sempre acompanhado de Geralt e Helga explorando um mundo hostil, cheio de ratos, mas sem perder seu olhar esperançoso.

Pode soar estranho, mas boa parte do humor do desenho vinha da personalidade cinzenta dos personagens principais. Geralt era egoísta, mais interessado em se ajudar do que ajudar os outros; enquanto Helga era antipática como uma personagem de Meninas Malvadas. Mas com a ajuda de Arnold, eles sempre acabavam fazendo a coisa certa. O desenho está disponível no Paramount+, que pode ser assinado como complemento do Prime Video.

Imagem de capa do item

Rugrats: os anjinhos

Rugrats: Os Anjinhos é a história de um grupo de bebês que sofre na mão de seus pais disfuncionais e estão sempre aprontando junto de sua priminha mais velha, a Angélica. Liderados por Tommy, umbebê prodígio bangela, eles acabam em diversas enrascadas que aos seus olhos parecem grandes aventuras, mas não passam de atividades da vida normal de um bebê: pronunciando palavras erroneamente e engatinhando por aí.

Digo, quase normal, porque nos filmes as situações beiram o absurdo! Só para você ter uma noção: no primeiro filme, as crianças tentam se livrar do irmão mais novo de Tommy que acaba sendo sequestrado por uma gangue de macacos. Coisa de louco, mas essa é a graça. As temporadas 6 a 9 estão disponíveis no Paramount+, enquanto a oitava temporada está incluída no Prime Video.

Imagem de capa do item

Os Smurfs

Um grande sucesso dos anos 80, exibido no Brasil no programa do Balão Mágico, foi a animação Os Smurfs. Inspirado em uma série de tirinhas belgas, a história acontecia em uma pequena vila no meio de uma floresta encantada onde pequenos gnomos azuis, chamados de Smurfs, viviam em paz e harmonia.

Mas é claro que esta tranquilidade nunca durava, porque o invejoso vilão Gargamel sempre aparecia para causar confusão. Especialmente tentando sequestrar a adorável Smurfette, a única mulher que existia nesta vila por algum motivo. Uma coleção com os melhores episódios da série está disponível na Netflix.

Imagem de capa do item

Turma da Mônica

Para finalizar, vamos falar de um clássico das infâncias brasileiras: Turma da Mônica. Os planos infalíveis de Cebolinha e Cascão para pegar o coelho de pelúcia da Mônica acabou rendendo uma infinidade de gibis supervisionados pelo Maurício de Souza e algumas histórias acabaram virando desenho animado.

Quem lembra daquele episódio em que a Mônica precisa atravessar a sala sem ser vista pelo crush? Ou então da vez que o Cebolinha simula a própria morte para se vingar da dona da rua? As lembranças são muitas e dá para matar um pouquinho da saudade com a coleção de episódios especiais disponíveis na Netflix: o jeito perfeito de introduzir a turminha para uma nova geração.