Capa da Publicação

A Descoberta das Bruxas: História, onde assistir, temporada 3 e mais

Por Chris Rantin

Baseada na Trilogia das Almas, escrita por Deborah Harkness, a série A Descoberta das Bruxas teve um começo modesto, fazendo sucesso principalmente na Europa. Trazendo vampiros, bruxas e demônios em uma trama rápida e com cenários belíssimos, a série atingiu um novo nível de popularidade agora que chegou no Globoplay

Se você está perdido e não faz ideia do que se trata A Descoberta das Bruxas, ou se quer saber o que a terceira temporada reserva para Diana e Matthew, vem comigo que eu te conto tudo!

Imagem de capa do item

Qual é a história de A Descoberta das Bruxas?

A história da série acompanha os três livros de Harkness -- A Descoberta das Bruxas, Sombra da Noite e O Livro da Vida -- que se tornou um sucesso de vendas elogiado pelos críticos, sendo traduzido para mais de 36 países. Cada temporada adapta um dos livros, trazendo os principais eventos para o live-action, ainda que acelere muito alguns elementos da narrativa.

Nesta trilogia, vivendo entre os humanos temos Bruxas, Vampiros e Demônios, raças que disputam poder e uma tentativa de continuarem existindo em um mundo que está cada vez mais distante destas criaturas. Com seus números diminuindo e na beira da extinção, as três espécies lidam de formas diferentes com a situação, mas todos concordam que cada criatura deve ficar entre seus próprios grupos, ainda que uma frágil aliança entre eles seja formada para que os não-humanos se protejam nesta sociedade.

No centro disso tudo temo Diana Bishop, interpretada por Teresa Palmer, uma pesquisadora renomada que nega com todas as forças que é uma bruxa. Em seus estudos, ela acaba encontrando o misterioso manuscrito alquímico Ashmole 782, também conhecido como O Livro da Vida, um livro que estava desaparecido e guarda os segredos das espécies e pode ser a chave para mudar as estruturas de poder entre os grupos -- sendo usado tanto para criar mais criaturas, tirando a ameaça de extinção, quanto para destruir as espécies inimigas.

Logo essa notícia se espalha e bruxas, demônios e vampiros tentam colocar suas mãos em Diana, na esperança de que ela consiga invocar o livro mais uma vez. Um dos muitos interessados no manuscrito é Matthew Clairmont, interpretado por Matthew Goode, um cientista e geneticista que acaba se apaixonando pela feiticeira. Apesar da resistência e da desconfiança, logo um romance floresce -- o que não é bem visto pelas criaturas -- e acaba colocando tanto Matthew quanto Diana em perigo.

Imagem de capa do item

Quem são as Bruxas?

Centrais na história dos livros e da série, as bruxas da trilogia são criaturas extremamente poderosas. Capazes de invocar os elementos da natureza, conjurar feitiços, voar, fazer profecias, moldar o destino e manipular a realidade, elas possuem um vasto leque de talentos -- ainda que nem todas consigam ser poderosas em todas as áreas, tendo mais afinidade com um estilo de magia ou outro.

Assim, Diana é uma feiticeira como nenhuma outra (ou melhor, como poucas), justamente por ter potencial para todos os tipos de magia e ter muito poder. Ainda que, muito eventualmente, alguma bruxa conseguisse invocar um elemento e usá-lo de forma ofensiva, Diana consegue utilizar todos eles, além de entrar em contato com divindades e canalizar seu poder. A grande questão é que por sua falta de treinamento -- e constante recusa a se aceitar como feiticeira -- ela praticamente não tem nenhum controle sobre esse aspecto da sua vida.

O começo de A Descoberta das Bruxas, nos livros e na série, apresenta elas como as primeiras antagonistas de Diana. Ardilosas, traiçoeiras e bem perigosas, elas estão desesperadas para conquistar o Livro da Vida e utilizá-lo para destruir todos os vampiros e aumentar ainda mais os poderes que possuem.

Felizmente nem toda feiticeira é uma inimiga de Diana e sua empreitada. Suas tias Sarah e Emily, um casal que cuida dela desde o falecimento dos seus pais, estão ali para auxiliá-la e protegê-la, vivendo em uma casa amaldiçoada que acaba se tornando um o centro da resistência contra a Congregação -- a ordem que define as regras pelas quais as espécies precisam viver.

Imagem de capa do item

Como são os Vampiros de A Descoberta das Bruxas?

Mais próximos dos vampiros clássicos da literatura, os vampiros de A Descoberta das Bruxas são elegantes, bonitos, sanguinários e extremamente gananciosos. Cercados por luxo e poder, eles se organizam em uma hierarquia bem definida, seguindo uma ordem que foi formada muitos séculos antes -- marcada por sangue, mortes e tradições.

Os imortais são os principais inimigos das feiticeiras, sendo os responsáveis por alguns dos maiores massacres que as bruxas sofreram. Dotados de superforça, agilidade e resistência sobrenatural, eles são caçadores impecáveis que utilizam do charme para atrair suas presas, antes de atacar com brutalidade.

Por esse motivo, o relacionamento entre Matthew e Diana não é bem visto por nenhum dos grupos, ainda que atualmente os vampiros sejam mais civilizados e tenham adotado um estilo mais moderado.

Assim como as bruxas, os vampiros também estão desesperados pelo Livro da Vida. Ainda que não consigam usar magia, eles acreditam que o manuscrito é chave para eles descobrirem a origem deles e com isso fugir da extinção que se aproxima.

Da mesma forma que as tias de Diana, Matthew conta com a ajuda da sua espécie. Apesar de muitos não concordarem com o romance, eles unem forças para proteger os dois e auxiliá-los em sua busca pelo manuscrito alquímico. Em destaque, temos o clã Clairmont, especialmente a matriarca Ysabeau e o herdeiro de Matthew, Marcus.

Imagem de capa do item

Quem são os Demônios em A Descoberta das Bruxas?

A terceira espécie deste universo, os Daemons são mais conhecidos como Demônios. O papel deles na história é sempre imprevisível, assim como sua natureza. Diferente das outras criaturas, eles não possuem magia ou alguma características físicas que traga alguma vantagem na disputa com os outros grupos -- ou algo que os proteja.

No entanto, eles estão longe de serem indefesos ou inúteis. É em sua mente que encontra todo o seu potencial, podendo florescer tanto na genialidade quanto na psicopatia -- por vezes sendo as duas coisas ao mesmo tempo.

Carismáticos, encantadores, intelectuais e verdadeiramente brilhantes, eles utilizam seu potencial ao máximo. Sem medo do excesso ou do perigo, eles são descritos como “estrelas do rock ou serial killers”.

Em alguns casos raros, alguns demônios possuem habilidades mentais afiadas, conseguindo ler a mente alheia e ter visões do futuro precisas (sem precisar de rituais, como no caso das bruxas).

A empreitada de Diana e Matthew é auxiliada por alguns demônios, especialmente Sophie Norman -- filha de um casal de bruxos, o que é incomum -- e seu marido Nathaniel Wilson. Os dois são fundamentais em alguns capítulos da história do casal, além de serem os pais biológicos de uma bruxa, o que abala as estruturas da Congregação.

A primeira temporada de A Descoberta das Bruxas

Contando com oito episódios, a primeira temporada da série foi lançada em 2019, sendo desenvolvida pela Bad Wolf e distribuída por toda a Europa.

Adaptando os eventos do primeiro livro de Harkness que dá nome ao seriado, na narrativa vemos Diana encontrando o manuscrito e se apaixonando por Matthew.

Servindo para apresentar este universo e introduzir a disputa das criaturas, a trama não perde tempo ao desenvolver os personagens, evoluindo rapidamente (às vezes até demais) alguns arcos.

Assim vemos Diana começando a se aproximar da magia, finalmente desabrochando o seu potencial mágico e descobrindo ser capaz de utilizar habilidades extremamente poderosas e lendárias entre as bruxas. Mas essa missão não é fácil, uma vez que inúmeros inimigos tentam controlá-la e manipular seus dons.

A segunda temporada de A Descoberta das Bruxas

Trazendo 10 episódios, a segunda temporada foi lançada no começo deste ano, e se inicia imediatamente após o final da primeira, literalmente continuando a última cena que vimos.

Após finalmente entender que seus dons foram atados pelos seus pais, pouco antes da violenta e misteriosa morte deles, Diana conseguiu começar seu treinamento e conquistar o uso de alguns poderes. Enquanto isso, seu romance com Matthew está cada vez mais intenso, o que não ajuda com os ânimos da Congregação das espécies que não tolera essa relação -- e que continua tentando dominar a feiticeira para que ela invoque o Livro da Vida novamente.

Correndo contra o tempo para continuar seus estudos e tentar encontrar o manuscrito mais uma vez, Diana usa sua magia para viajar no tempo junto de Matthew, voltando para Londres de 1590.

O problema é que ainda que estejam salvos da Congregação, a situação deles não está das melhores. No centro de intrigas políticas, cruzando com figuras históricas importantes como a Rainha Elizabeth I, eles precisam lidar com desavenças entre vampiros e caça às bruxas. Além disso, demônios enciumados e enlouquecidos surgem para a complicar a trama.

Enquanto os dois lidam com isso, os aliados deles continuam em perigo. No centro de conspirações e com a pressão crescente das autoridades da congregação, o grupo de bruxas, vampiros e demônios que se uniram à causa de Diana e Matthew logo descobrem como os vilões não medirão esforços para conseguir o Livro da Vida.

A terceira temporada A Descoberta das Bruxas

Alerta de Spoiler: Este item vai dar alguns spoilers pesados sobre o final da segunda temporada e do terceiro livro

Os fãs da série podem ficar tranquilos! A terceira temporada já foi filmada e terá sete episódios, que serão lançados em 2022. Trazendo a conclusão da história de Diana e Matthew, a nova temporada adaptará a trama de O Livro da Vida.

Retornando da sua viagem no tempo, Diana e Matthew caem de cara com o ápice do conflito com a Congregação, especialmente após o assassinato de Emily, que abala todo o grupo e estimula todos em busca de vingança e de uma revolução.

Para deixar tudo mais complicado, agora Diana está grávida de gêmeos, o que quebra todas as regras estabelecidas pelas espécies há muitos séculos, uma vez que a união de uma bruxa e um vampiro pode causar algo imprevisível e que abalará tudo.

Agora em posse do manuscrito Ashmole 782, Diana e Matthew tem o poder para mudar de uma vez por todas a sociedade e a vida das criaturas, buscando a vingança que eles também desejam. No entanto, o preço para lidar com isso pode ser grande demais…

Imagem de capa do item

Onde assistir à A Descoberta das Bruxas?

No Brasil, as duas temporadas de A Descoberta das Bruxas estão disponíveis na plataforma de streaming Globoplay, sendo um dos conteúdos reservados para os assinantes.

É provável que a terceira temporada também seja colocada na plataforma, quando a mesma for lançada no ano que vem.

Imagem de perfil
Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"