10 animes para quem gosta de Death Note
10 animes para quem gosta de Death Note
Se você curtiu Death Note, é bem provável que vá curtir estas dicas de animes!
Lançado em 2006 e baseado no mangá de mesmo nome escrito por Tsugumi Ohba, Death Note se tornou um anime de grande sucesso, conquistando até quem não era muito fã de produções mais filosóficas e cheias de reviravoltas. Diferente de outros animes que fazem muito sucesso, batalhas e poderes não eram o centro da história, apesar de ela lidar com o sobrenatural, e isso agradou muito aqueles que deram uma chance para o anime.
Mas se você está órfão de animação e deseja ver outros que sejam parecidos com Death Note, seja por suas tramas envolverem jogos mentais ou questões filosóficas, preparamos esta lista com 10 animes parecidos com a produção.
Ergo Proxy (2006)
Ergo Proxy se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde humanos e androides vivem juntos em uma utopia, até que um vírus torna estes últimos sencientes, o que os leva a cometer uma série de assassinatos.
A partir daí, a protagonista Re-L Mayer, uma inspetora, passa a investigar o caso, mas logo descobre que as coisas são bem mais complexas do que parecem, já que uma espécie humanóide chamada de "Proxy" parece estar envolvida.
O anime não conta com a tensão vista em Death Note, entre L e Light, mas tem com uma atmosfera cheia de mistério, que se torna cada vez mais tensa conforme a protagonista descobre mais sobre a obscura conspiração que ameaça sua sociedade. Além disso, a história também mostra diversos questionamentos filosóficos que os fãs de Death Note com certeza vão apreciar.
Mirai Nikki (2011)
Talvez você já tenha ouvido falar de Mirai Nikki, também conhecido por aqui como Diário do Futuro. Apesar de ter alguns elementos que podem ser interessantes para os fãs de Death Note, este é um anime que conta com bastante violência, entre outros elementos que podem fazê-lo parecer menos interessante.
Ainda assim, Mirai Nikki também tem suas semelhanças com a obra de Ohba, sendo a principal delas que este também é um anime cheio de jogos mentais, onde os participantes precisam ser espertos o bastante para sobreviver.
Isso ocorre porque a trama gira em torno de um perigoso jogo de sobrevivência feito por Deus Ex Machina, a entidade que domina o tempo e o espaço. 12 participantes são selecionados, cada um com um diário que possui habilidades diferentes, através dos quais eles têm informações que podem ajudá-los a sobreviver.
Monster (2004)
Um anime que não pode faltar em qualquer lista para fãs de Death Note, Monster foi uma obra muito elogiada por ser complexa, bonita e conter uma trama sofisticada. A obra é por vezes desconcertante, mas sempre inteligente ao abordar questões filosóficas muito pertinentes.
Baseado no mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Naoki Urasawa, o anime é uma adaptação bastante fiel, tanto na narrativa quanto na arte do mangá.
A premissa da história já deixa claro o potencial da trama: o protagonista é Kenzo Tenma, um cirurgião japonês que vive na Alemanha quando sua vida fica de ponta cabeça após ele se envolver com Johan Liebert, um de seus antigos pacientes, que se revela como um perigoso assassino em série.
Zetsuen no Tempest (2012)
Zetsuen no Tempest é uma produção baseada em duas obras de Shakespeare: Hamlet e A Tempestade. Assim como nessas peças, família e vingança são temas proeminentes da trama do anime, que também conta com diversas referências a diálogos e cenas dessas obras.
Na história, Mahiro Fuwa é um adolescente que perdeu sua família em um assassinato misterioso que ocorreu um ano antes do começo da história. Enquanto ele deseja descobrir a verdade, seu melhor amigo, Yoshino Takigawa, que era namorado da irmã do protagonista, tenta apenas seguir em frente.
Eventualmente, porém, Hakaze Kusaribe entra na história: tendo sido traída por seu clã, ela precisa da ajuda de Mahiro, que concorda em ajudá-la ,caso ela o auxilie a descobrir a verdade sobre o assassinato de sua família. Yoshino acaba se juntando à busca dos dois, e eles se envolvem em uma trama que poderia acabar com todo o mundo.
Tal qual Death Note, a história de Zetsuen no Tempest é uma que envolve reflexão, apresentando personagens inteligentes que travam batalhas mentais. O anime também apresenta algumas questões filosóficas, principalmente em relação aos conceitos do que é certo e do que é errado, algo que os fãs de Death Note devem apreciar.
Death Parade (2015)
Death Parade foi criado e dirigido por Yuzuru Tachikawa. Diferente de grande parte dos animes, ele não se baseia em um mangá, e na verdade foi derivado de um filme feito como um projeto de treinamento de jovens animadores, chamado de Death Billiards.
A trama gira em torno do conceito de que, após a morte, as pessoas são enviadas para bares, onde são julgadas pelos árbitros, que são ninguém menos que os bartenders. Lá, eles podem ser enviados para dois caminhos: um onde encontrarão um fim permanente, em um vazio do qual jamais poderão sair; e outro, quando podem reencarnar. O protagonista da série é um dos bartenders, chamado Decim, que comanda os jogos da morte, através dos quais aqueles que morreram são julgados.
Death Parade não se assemelha a Death Note quando se trata de batalhas mentais complexas e cheias de tensão, mas pondera sobre diversas questões, principalmente em relação a julgamento e morte.
Em uma nota divertida, embora não diretamente relacionada às razões para assistir ao anime, ele também conta com um pequeno easter egg de Death Note.
Steins;Gate (2011)
Tanto Steins;Gate quanto Death Note são protagonizados por indivíduos muito inteligentes, que desejam mudar o mundo através de ferramentas não-naturais: Light com o próprio Death Note e Okabe através de viagem no tempo.
Baseado em uma Visual Novel, Steins;Gate foi escrito por Jukki Hanada, e conta a história de um grupo de jovens que descobre uma maneira de alterar o presente através de mensagens de texto que podem ser enviadas ao passado.
O anime começa um pouco lento, mas se torna um thriller interessante, com bastante suspense, que levanta questões sobre indivíduos tendo controle sobre elementos fundamentais, no caso o próprio tempo, além de conter mistérios e exigir um pouco de reflexão do público em certos momentos.
Psycho-Pass (2012)
Psycho-Pass se passa no Japão em um futuro cyberpunk, onde os responsáveis pela segurança pública se tornaram autoritários ao extremo, escaneando as mentes das pessoas em busca de impedir que crimes aconteçam.
A ambientação distópica conta com personagens diversos e inteligentes que dão vida à obra, levantando questões sobre lei, crime, corrupção e julgamento, bem como o estado do mundo e da sociedade.
Ainda que tenha maior ênfase na ação do que Death Note, o anime tem uma história bem construída que conta com muitas reviravoltas interessantes.
Zankyou no Terror (2014)
Zankyou no Terror foi criado por Shinichirō Watanabe, e se passa em um presente alternativo onde dois garotos, chamados de Nine e Twelve, roubam o protótipo de uma bomba em um aparente ataque terrorista. Os dois assumem o codinome Sphinx, e ameaçam atacar a cidade de Tóquio, a menos que uma charada seja solucionada corretamente.
Na realidade, o par fugiu de uma Academia que fazia experimentos com crianças que têm Síndrome de Savant, visando transformá-las em armas. O verdadeiro objetivo deles é expor as coisas terríveis que a organização faz.
Além de contar com protagonistas muito inteligentes, o jogo de gato e rato entre o par e a polícia também lembra Death Note. O tom de ambas as séries, bem como a falta de delimitação clara entre um lado ser bom e o outro ruim, certamente tornam as duas obras ainda mais semelhantes.
Code Geass (2007)
Code Geass acompanha a história do príncipe exilado Lelouch vi Britannia, que ganha um poder sobrenatural chamado de Geass de uma misteriosa mulher, conhecida apenas como C.C.. Com esse "poder da obediência absoluta", ele lidera uma rebelião contra o governo do Santo Império Britânico, comandando uma série de batalhas.
A princípio essa descrição pode não parecer muito interessante para quem está procurando animes semelhantes a Death Note, mas essa é apenas a premissa, e Code Geass vai muito além.
Além de ter um personagem extremamente inteligente que deseja mudar o mundo, a série é muito bem escrita e se passa em uma distopia construída de maneira bastante criativa. A história conta ainda com diversas surpresas e levanta questões sobre moral, além de misturar suspense, ação e jogos mentais. Não à toa, Code Geass é considerado um anime muito bom até hoje.
ERASED (2016)
ERASED é um anime baseado no mangá escrito e ilustrado por Kei Sanbe, que também conta a história de Satoru Fujinuma, um jovem que possui uma habilidade chamada de "Revivescência", com a qual ele é capaz de voltar no tempo antes de um incidente com risco de vida, o que permite que ele mude o que acontece e salve pessoas.
Acidentalmente, Satoru viaja de volta no tempo para 18 anos no passado, mas isso possibilita que ele salve sua mãe e três de seus amigos de infância. Podendo alterar ou prevenir este tipo de incidente, ele acaba se envolvendo nos planos de um psicopata.
Assim como Death Note a trama tem um tom de história de detetive, na qual é preciso encontrar o culpado e provar sua culpa. Ambos são obras cheias de suspense, e também lidam com temas em comum, como a morte. Apesar da premissa fantasiosa, o anime tem uma trama bastante realista, e lida com diversos temas sérios.