Todos os jogos da franquia Soulsborne, do pior ao melhor

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Todos os jogos da franquia Soulsborne, do pior ao melhor

Por Melissa de Viveiros

A franquia Souls, desenvolvida pela FromSoftware, teve seu início em 2009, com o lançamento de Demon’s Souls. O inesperado sucesso do jogo deu origem à trilogia Dark Souls, e a franquia acabou se tornando a mais influente da década, o que pode ser visto tanto em jogos de outros gêneros, que adaptaram elementos de Souls para si, como também originando um novo gênero, o chamado Soulslike.

Nessa lista, vamos falar um pouco dos jogos dessa franquia, e tentar definir qual de seus títulos é merecedor do lugar de melhor jogo Soulsborne.

Dark Souls II

Dark Souls II foi lançado em 2014, sendo o terceiro título da franquia Soulsborne. Apesar de ser um sucesso em crítica e vendas, quando comparado aos outros jogos da franquia Dark Souls, o jogo deixa a desejar em alguns aspectos, como por exemplo em relação a não conseguir recriar a sensação que o primeiro título de Dark Souls trouxe em relação à exploração do mundo.

Apesar de a franquia ser muito conhecida por seu nível de dificuldade, outra crítica que o jogo recebeu por parte dos jogadores foi que, diferente dos outros Soulsborne, a dificuldade presente em Dark Souls II torna o jogo frustrante ao invés de desafiador.

A versão atualizada do jogo, intitulada Scholar of the First Sin, foi lançada em 2015, incluindo 3 DLCs e alterações em algumas áreas do jogo, como em relação a posicionamento de itens e inimigos, em uma tentativa de tornar o jogo mais interessante.

Apesar disso, e ainda que não seja um jogo de fato ruim, quando comparado aos outros títulos da franquia Dark Souls II fica com o último lugar.

Dark Souls III

Dark Souls III foi lançado em 2016, sendo a conclusão da trilogia Souls. O jogo foi bem recebido pela crítica, sendo considerado um final digno para a trilogia, e vendeu bem o bastante para se tornar o jogo vendido mais rapidamente na história da Bandai Namco.

Apesar disso, o jogo recebeu críticas por seu mapa linear, design de mundo considerado menos interessante, e por sua falta de surpresas, além da utilização repetitiva de alguns elementos. Jogadores também reclamaram de uma falta de balanceamento, e dos chefes do jogo, que tendem a extremos, sendo considerados ou muito bons ou muito ruins.

Muitos jogadores consideram que a jogabilidade de Dark Souls III está mais próxima do primeiro título da trilogia do que do segundo, de modo que seu combate não é tão frustrante, mas ainda o consideram inferior em relação à experiência proporcionada pelo primeiro Dark Souls, e por alguns outros títulos da franquia.

Demon's Souls

Lançado em 2009, o primeiro título da franquia passou por um período conturbado de desenvolvimento até que Hidetaka Miyazaki assumiu o controle. Inicialmente, a Sony havia decidido não publicar o jogo no ocidente devido à recepção negativa que a demo do jogo recebera. O lançamento do jogo, no entanto, provou que isso teria sido um erro quando ele se tornou um sucesso de vendas e crítica, originando uma das franquias mais influentes da década.

É em Demon's Souls que vemos as origens de muitos elementos que se tornaram clássicos da franquia, como os itens que trazem explicações relativas à história. Além disso, Demon's Souls estabelece um fator importante para toda a franquia com a dificuldade do jogo, que tem como objetivo criar uma experiência desafiante e recompensadora.

Ainda assim, devido a seu desenvolvimento conturbado, certos elementos tiveram que ser cortados de Demon's Souls, chegando até mesmo à ausência de toda uma área que, apesar de mencionada, nunca é vista. Outro elemento criticado é o sistema de Tendência de Mundo, que apesar de extremamente interessante em teoria, pode se tornar muito frustrante na prática. No sistema, quanto mais o jogador morre, mais difícil o jogo se torna, o que pode levar a problemas ainda maiores em uma área que já estava sendo desafiadora. Isso pode levar à desistência, uma vez que reverter a tendência também não é tarefa simples, indo contra o próprio propósito do jogo de ser desafiador, porém recompensador.

O jogo recebeu um remake, lançado ano passado como o primeiro jogo exclusivo para o PlayStation 5.

Dark Souls

Considerado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos, Dark Souls foi lançado em 2011, sendo o primeiro título da trilogia Souls e segundo da franquia Soulsborne.

O level design do jogo foi particularmente elogiado, principalmente pela maneira como o mundo do jogo é todo interconectado. O design dos chefes e do próprio mundo também são muito interessantes. Além disso, as interações com os NPCs, bem como as descobertas que a exploração possibilita, e ainda a maneira em que elementos do mundo reagem a esses elementos são alguns dos fatores pelos quais Dark Souls se mantém como um dos melhores e mais influentes jogos dos últimos anos.

Bloodborne

Bloodborne foi lançado em 2015, sendo um derivado da franquia Souls. O jogo é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, trazendo elementos reconhecíveis de Souls, mas de maneira ainda mais refinada do que o que é visto em títulos anteriores da franquia.

Isso pode ser notado em vários dos principais elogios que o jogo recebe, como seu nível de dificuldade e o design de seu mundo interconectado. Apesar disso, Bloodborne possui outros elementos muito particulares a ele que também auxiliam em sua qualidade, como a atmosfera de seu mundo, com inspiração gótica e lovecraftiana, e sua gameplay mais rápida e agressiva.

Bloodborne certamente se beneficia daqueles que vieram antes, ao mesmo tempo em que consegue construir uma identidade própria extremamente forte, resultando assim no ápice da franquia Soulsborne, e alcançando uma posição como um dos melhores jogos já feitos.