[CRÍTICA] Vende-se Esta Casa – Um Clichê Inovador!

Capa da Publicação

[CRÍTICA] Vende-se Esta Casa – Um Clichê Inovador!

Por Guilherme Souza

Se você é um fã assíduo das produções da Netflix, provavelmente já deve ter ouvido falar da série 13 Reasons Why, uma das séries mais comentadas de 2017 e responsável por apresentar diversos jovens talentos de Hollywood, sendo um deles Dylan Minnette, um dos personagens principais do novo filme original Netflix, Vende-se Esta Casa.

Escrito e dirigido por Matt Angel e Suzanne Coote, o filme promete um suspense que segue os moldes tradicionais, porém apresentando elementos inovadores, mas será que o projeto atinge os objetivos?

Descubra em nossa crítica sem spoilers!

Imagens: Divulgação

Ficha Técnica

Título: Vende-se Esta Casa

Ano: 2018

Lançamento: 19 de Janeiro de 2018 (Brasil)

Direção: Matt Angel, Suzanne Coote

Duração: 94 minutos

Sinopse: Após a morte do pai, o adolescente Logan Wallace (Dylan Minnette) e sua mãe, Naomi Wallace (Piercey Dalton), se mudam temporariamente para uma casa à venda, buscando superar o trauma familiar. Eles precisam apenas organizar um dia de "portas abertas" para acolher potenciais compradores do imóvel. Depois deste evento, Logan e Naomi começam a perceber presenças estranhas dentro da casa.

Imagem de capa do item

A história de Vende-se Esta Casa inicia nos apresentando a família Wallace, que apesar dos claros problemas financeiros, conviviam em harmonia, porém um trágico evento vira a vida de Logan e Naomi de cabeça para baixo.

Ao saírem para comprar leite e ovos, o pai de Logan é atropelado e morre, deixando para trás uma família endividada e desesperada, e é aí que a trama começa a se desenrolar.

Imagem de capa do item

Naomi, mãe de Logan, se vê desesperada por não poder sustentar as despesas da casa, e como alternativa, a irmã de Naomi oferece sua casa na montanha que estava à venda para que ela e o filho possam se recuperar da tragédia.

Naomi aceita a oferta da irmã, mesmo sabendo que aos domingos teriam de deixar a casa vazia para a visita de possíveis compradores.

Imagem de capa do item

Ao chegarem na pacata cidade, conhecem a simpática senhora Martha, que os recepciona muito bem, mas parece ser invasiva demais no que se refere à vida pessoal de ambos, mas acabam revelando a falta de senso de Martha.

Os dias na nova casa seguem normalmente, até que chega o primeiro dia de visitas e as coisas começam a sair de controle.

Imagem de capa do item

A grande sacada de Vende-se Esta Casa é tentar criar uma união de O Inimigo Mora ao Lado com O Quarto do Pânico, entretanto, o que vemos é mais um filme de suspense carregado dos clichês do gênero, que em alguns momentos consegue criar fôlego para apresentar algo novo.

A trama toda fica centralizada em um invasor oculto, que observa os hábitos de Logan e Naomi de perto e se delicia em tortura-los psicologicamente, o que é válido, porém algumas decisões narrativas do filme podem ser questionáveis.

Imagem de capa do item

Assim como em 13 Reasons Why, Dylan Minnette prova mais uma vez que é um excelente ator e com certeza tem um futuro brilhante na TV e cinema, assim como Piercey Dalton, que interpreta a mãe do garoto.

Ambos os atores conseguem passar credibilidade e profundidade a seus papéis sem precisarem das alegorias e artifícios clássicos de Hollywood.

Imagem de capa do item

O foco do filme é sem dúvidas o terror psicológico criado por um estranho perigoso vivendo em seu lar sem que você saiba, e ele consegue fazer isso muito bem, porém notamos uma certa falta de coesão em relação ao “esquecimento” do acidente com o marido de Naomi, já que os personagens não comentam sobre o motorista que o matou ou sobre a possibilidade de sequer processá-lo.

Imagem de capa do item

O destaque do filme fica pelo mistério em relação à identidade do assassino, deixando claro que isso não é relevante, não é uma pessoa com um plano mirabolante ou alguém que queria vingança contra a família.

Era apenas uma pessoa sádica que sentia prazer em torturar os outros e vê-los sofrer, o que de certa forma é interessante, já que muitos vilões acabam ganhando tanto destaque quanto os protagonistas, e esse não é o foco do filme, deixando tudo com uma pegada mais realista e crível.

Imagem de capa do item

Algo que contribui muito para a atmosfera mais sombria e intimista do filme é o jogo de câmeras e luzes que deixam o espectador aflito pelo próximo evento, além é claro, da trilha sonora que arremata o suspense e deixa tudo muito mais intenso e dinâmico.

Sem contar que, a grande sacada da trama é mostrar que por mais que você esteja cercado de pessoas conhecidas e amigáveis, nem sempre elas poderão lhe ajudar, o que faz muito sentido.

Imagem de capa do item

Vende-se Esta Casa está longe de ser uma obra-prima do gênero, e muitos clichês são usados para tornar o filme mais comercial, como é o caso dos infames jump scares, que te mantém conectado à narrativa sem muita ação, entretanto, alguns fatores presentes na película o tornam digno de ser visto.

O fato de deixar a identidade do assassino oculta e a boa atuação dos protagonistas deixam o filme com cara de documentário que relata um crime real, sem contar que, toda a trama é construída para dar a ideia de pessoas comuns que vivenciam essa situação, e não uma dona de casa que acaba criando armadilhas mirabolantes e consegue vencer o assassino.

NOTA: 3,5/5