Capa da Publicação

[CRÍTICA] Super Bomberman R – O melhor de dois mundos!

Por Mike Sant'Anna

Super Bomberman R é um jogo que foi lançado em Março de 2017 para Nintendo Switch e recentemente foi lançado para Playstation 4, PC e Xbox One. Tivemos a oportunidade de testar o jogo em um Playstation 4 e trouxemos nossa opinião para vocês.

Imagem de capa do item

Bomberman é definitivamente algo que fez parte da infância e adolescência de uma das primeiras gerações de gamers. Lançado em 1983, hoje possui aproximadamente 60 jogos diferentes, para as mais diversas plataformas, para todos os gostos.

Mas provavelmente, a geração que mais se identifica com o hábito de jogar Bomberman com os amigos, é a geração que experimentou isso no Super Nintendo. As principais referências que temos dos jogos, se concretizaram e se perpetuaram em Super Bomberman 1 e 2.

Imagem de capa do item

Mas agora os tempos são outros, estamos acostumados com jogos que tenham moedas ingame, estamos acostumados com personalização de skins, jogos mobile onde você pode comprar vidas extras com moedas coletadas dentro do jogo, ou comprando com dinheiro real, isso sem contar que estamos atualmente muito mais acostumados com Multiplayer online do que parar do lado de um amigo para jogar contra, como acontecia antigamente.

Mas e aí? Quem o jogo quis agradar?

Imagem de capa do item

Que tal a todos? Super Bomberman R traz uma experiência que agrada a nova safra de jogadores, trazendo a maioria dos elementos que o novo universo gamer vem criando, conforme citamos anteriormente.

Ao mesmo tempo, o jogo respeita e presta a homenagem a tudo que o jogo representa ao longo de tantos anos de existência, entregando uma gameplay que vai fazer muito marmanjo lembrar da infância.

Imagem de capa do item

Um dos pontos mais pertinentes do jogo é a sua dificuldade. Ele desafia o jogador, e o força a utilizar suas melhores habilidades para conseguir superar os desafios no Modo História.

Isso porque você precisa superar as fases de cada mundo, derrotar um boss e depois uma versão ainda maior dele, sem perder todas as vidas. Caso contrário irá voltar ao início daquele mundo, um conceito bastante rotineiro para uma pessoa que cresceu na época do Super Nintendo, mas acredite quando eu digo que você se acostumou mal…

Imagem de capa do item

Mas quando um jogo é desafiante demais, ele pode perder um pouco da atenção da nova geração de gamers. Por isso, conta com um sistema de ”Continue” que você pode comprar com as moedas.

Então você pode dizer que tudo o que foi falado sobre a dificuldade do game fica invalidado, já que você pode comprar continues, correto? Errado! O jogo te cativa tanto na experiência, que você quase sente que é errado comprar o Continue e quer provar para si mesmo que é capaz. E então, aceita voltar pra primeira fase mais uma vez.

Imagem de capa do item

Outro grande ponto alto do jogo são as referências internas da Konami. Não entendeu? Ele traz diversas skins únicas e especiais que fazem referência quase que exclusivamente aos jogos da Konami, como Castlevania, Metal Gear Solid e Silent Hill.

Não é difícil se empolgar com o fato de que você sai jogando bombas por aí trajado como Dracula ou Pyramid Head (sim, eu prefiro os vilões).

Imagem de capa do item

O ambiente online do jogo é tão bom quanto precisa ser, tanto no modo Batalha quando no modo Grand Prix. Obviamente, ele precisa de uma conexão boa de internet para funcionar da mesma maneira que funcionaria no modo Ambiente Local, mas não chega a deixar a desejar.

O maior problema do modo online não é bem um problema do jogo em si, mas é o fato de termos poucos jogadores. Então as salas de espera podem levar severos minutos, o que estraga um pouco a experiência.

Imagem de capa do item

No que se refere às versões do Playstation 4, PC e Xbox One, que é o grande intuito desta análise, já que o jogo originalmente foi lançado ano passado para Nintendo Switch, você sente uma adaptação muito tranquila da jogabilidade para a plataforma da Sony, por exemplo, que é onde eu testei.

Super Bomberman R responde perfeitamente aos novos controles, e os gráficos ficam perfeitamente dentro do esperado, você definitivamente não sente que foi um jogo feito há mais de um ano para o console da Nintendo (não que isso seja algo depreciativo)

Imagem de capa do item

Mas no fim, tudo parece um tanto quanto limitado nas opções, não vai te prender num sofá por horas e horas a fio. Não que isso seja algo ruim, afinal, é um jogo bastante casual, mas com alguns poucos dias, a vida útil dele começa a se esvair, e provavelmente irá se tornar aquele jogo para entreter os amigos quando você recebe visita.

Imagem de capa do item

Em resumo, Super Bomberman R é uma ótima pedida tanto para novos jogadores quanto para saudosistas. E mesmo com alguns poucos problemas, ele consegue te entregar a diversão que a franquia merece.

Por isso, sem medo algum damos uma nota 4/5 para o jogo!

Imagem de perfil
Mike Sant'Anna

Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço... É bem retardado.