Crash Bandicoot: 10 coisas que você precisa saber sobre a franquia

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Crash Bandicoot: 10 coisas que você precisa saber sobre a franquia

Por Gus Fiaux

Uma das franquias de games mais famosas do mercado, Crash Bandicoot está voltando com tudo em 2020, graças a seu novo jogo – Crash Bandicoot 4: It’s About Time. A saga de jogos é estrelada por um bichinho muito doido que precisa atravessar níveis extremamente difíceis.

A franquia já está na ativa há mais de vinte anos, com uma trilogia consolidada, alguns spin-offs e o já mencionado quarto game anunciado. Por isso, decidimos fazer uma seleção para que você veja 10 curiosidades interessantes sobre a franquia Crash Bandicoot!

Créditos: Divulgação

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Willy the Wombat

Andy Gavin e Jason Rubin - criadores da popular empresa de jogos Naughty Dog - surgiram com a ideia de criar um jogo protagonizado por um animal marsupial, inspirados pelo maluco Taz da franquia Looney Tunes. Aos poucos, eles começaram a testar personagens possíveis inspirados em animais reais.

O primeiro design que eles fizeram para o jogo trazia um herói bem diferente do que viemos a conhecer. Ele se chamaria Willy the Wombat, e seria um vombate - um animal bem peculiar da fauna australiana. Eles mudaram de ideia ao conhecer a raça dos bandicoots - realizando uma mudança total no personagem.

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Existe um Crash Bandicoot de verdade!

Curiosamente, a fama e o sucesso de Crash fizeram com que cientistas batizassem uma espécime de bandicoot em sua homenagem. Fósseis antigos foram descobertos em 2014 por Suzanne J. Hand, Michael Archer e Karen H. Black, e foram batizados como Crash bandicoot.

Esses fósseis foram descobertos em Riversleigh, um importante sítio arqueológico localizado na Austrália. Os ossos datam de quinze milhões de anos, e Crash bandicoot foi considerado o primeiro ancestral identificável dos bandicoots que existem até hoje na Oceania.

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Queridinho do PlayStation...

Quando Crash Bandicoot foi lançado, em 1996, o jogo foi visto com muito potencial pela PlayStation. Durante a primeira geração de consoles da Sony, Crash foi visto como a chance de criar um mascote definitivo e reconhecível, como o Sonic para a SEGA ou o Mario para a Nintendo.

Não é à toa que, em seus primeiros anos de existência, a franquia do Marsupial Mutante tenha sido exclusiva para o PlayStation. Tudo mudou em 2002, com o lançamento de The Wrath of the Cortex, um jogo que acabou sendo desenvolvido para outros consoles, como o Xbox e o GameCube.

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... Mas odiado pelo CEO da Sony

Se, por um lado, a equipe da PlayStation havia demonstrado um grande carinho por Crash Bandicoot e seus personagens, o mesmo não pode ser dito sobre o CEO da Sony na época, Ken Kutaragi. Rumores dizem que ele detestava Crash e a franquia de jogos.

Existem boatos de que Kutaragi teve vários desentendimentos com a equipe da Naughty Dog a respeito dos primeiros jogos, e que ele queria fazer algo diferente para o PlayStation One, algo mais adulto e que não se parecesse com várias outras sagas de jogos "para toda família", como Mario e Sonic.

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Mostra a cara, Crash!

Crash Bandicoot foi um jogo inovador no que diz respeito ao uso do seu sistema tridimensional. Foi o primeiro jogo de plataforma da história no qual você joga com seu personagem a partir da terceira pessoa, com uma câmera que não mostra bem o rosto do seu protagonista.

Com medo de que as pessoas acabassem não reconhecendo o Marsupial Mutante por conta dessa mecânica, os desenvolvedores acabaram inserindo as fases em que o herói louco precisava fugir de gigantescas pedras redondas. Dessa forma, o ângulo de câmera mudava e podíamos ver seu rosto.

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Caixas

Um dos elementos mais icônicos dos jogos quase não esteve presente no game original. Como sabemos, um dos maiores objetivos de Crash Bandicoot e suas sequências é quebrar caixas ao girar o corpo de Crash como um tornado, liberando itens e frutas.

No entanto, essa foi uma adição tardia ao jogo, feita para dar mais propósito e conteúdo às fases que pareciam muito simples e diretas. Aliás, o próprio nome "Crash" veio dessas caixas, já que representa o que o marsupial faz com elas ao transformar-se em um furioso tornado (crash em inglês: "quebrar").

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Fruta Wumpa

Outro elemento muito importante da franquia são as Frutas Wumpa, itens comestíveis que podem ser encontrados nas caixas ou nos próprios níveis, e que garantem mais saúde ou vidas extras para Crash e outros personagens jogáveis. No entanto, muitos fãs acreditavam que essa fruta era uma maçã.

Um dos programadores do jogo original, Dave Baggett, chegou a confirmar que as Frutas Wumpa são, na verdade, alimentos transgênicos e que não passam de frutas híbridas de manga e maçã. Apesar disso, ele disse que elas têm gosto de maçã.

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Tawna, Pamela Anderson e exclusão

No primeiro game, Crash precisa passar por várias fases para resgatar sua namorada, Tawna. Muitos podem nem saber, mas a personagem foi originalmente inspirada na atriz Pamela Anderson, conhecida por séries como S.O.S. Malibu, Home Improvement e Days of Our Lives.

Contudo, o design da personagem acabou atraindo críticas do ramo japonês da Sony, que não queria ver uma personagem hiper-sexualizada em um jogo infantil. Por conta disso, Tawna foi removida das continuações do game original, sendo substituída por Coco Bandicoot.

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A inspiração para o nome de Aku Aku

Aku Aku é, junto com o próprio Crash, um dos únicos personagens que apareceu em todos os games da franquia. Essa "entidade" toma a forma de uma máscara Tiki (sagradas para o povo da Polinésia e do Havaí), e sempre está presente como "guia" durante todas as fases dos jogos.

Curiosamente, a inspiração para o personagem veio de um restaurante em Boston, próximo às casas de Andy Gavin, Jason Rubin e Dave Baggett, os criadores do jogo original. De acordo com Baggett, era um restaurante polinésio com uma estátua Tiki gigante na fachada e "comida terrível".

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Um projeto muito querido pela Naughty Dog

Os primeiros jogos foram desenvolvidos pela Naughty Dog, e mesmo depois que o personagem passou para as mãos de outras empresas, os executivos da companhia ainda nutriram um carinho muito grande por sua criação - mesmo discordando do que outras desenvolvedoras fizeram com Crash.

A prova viva disso é que há easter-eggs de Crash Bandicoot espalhados por vários títulos da Naughty Dog. Só para citar alguns exemplos, podemos lembrar de The Last of Us: Parte II e Jak and Daxter. Em Uncharted 4, há uma cena em que Nathan Drake joga o jogo original do herói.