Conheça as 8 escolas de magia do Mundo Bruxo de Harry Potter!

Capa da Publicação

Conheça as 8 escolas de magia do Mundo Bruxo de Harry Potter!

Por Evandro Lira

O Mundo Bruxo criado pela britânica J.K. Rowling é um dos mais ricos e criativos da ficção. Mais do que os sete livros originais, existem diversos outros pequenos livros que compõem o universo, assim como dez filmes, vários jogos, uma peça de teatro e um site especial onde a autora compartilha diversas informações adicionais.

Foi através desse site, aliás, o Pottermore, que fomos apresentados às várias escolas de magia do mundo, para além das já conhecidas nos livros. A partir de agora você vai descobrir detalhes das 8 escolas de magia do Mundo Bruxo de Harry Potter!

Imagem de capa do item

As Escolas de Magia

Boa parte dos bruxos, no mundo todo, obtêm sua educação em magia em casa. Segundo J.K. Rowling, são poucos os países que possuem uma escola regulamentada pela Confederação Internacional dos Bruxos, mais precisamente onze. São onze escolas de magia há muitos anos estabelecidas e prestigiadas pelo mundo.

O endereço exato de cada uma delas é mantido em sigilo, tanto porque temem a perseguição dos trouxas quanto porque a própria comunidade mágica por vezes já tomou esses locais para fins egoístas e pouco didáticos. Mas o que todo mundo sabe é que todas elas costumam ser em lugares de difícil acesso, longe de grandes comunidades, geralmente cercadas de montanhas.

Embora existam onze, apenas oito delas possuem alguns detalhes divulgados pela autora.

Imagem de capa do item

Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny

Bruxos de toda a América do Norte são enviados ao castelo de Ilvermorny, uma das instituições mais respeitadas do mundo. Ela foi fundada por um não-maj chamado James Steward e uma bruxa irlandesa chamada Isolt Syare. É conhecida por ser uma mais democráticas e menos elitistas entre as grandes escolas de magia.

Os alunos são selecionados para quatro casas. Cada uma delas, dizem, representa uma parte de um todo de um bruxo. A mente é representada pela Serpente Chifruda, o corpo pela Pumaruna, a alma pela Pássaro-trovão e o coração pela Pukwudgie.

Alguns personagens de Animais Fantásticos, como Seraphina Piccquery e as irmãs Goldstein, foram educadas nessa escola.

Imagem de capa do item

Escola de Magia Uagadou

A escola que atende todo o continente africano, tem uma reputação internacional invejável: é a maior escola de magia de todas as escolas. É um imenso edifício esculpido numa montanha, envolto de neblina, parecendo flutuar em pleno ar.

Os alunos de Uagadou são versados em auto-transfiguração e embora alguns bruxos africanos tenham adotado o costume tipicamente europeu de usar varinha, boa parte deles usam apenas as mãos para lançar feitiços.

Uagadou é a única escola onde os alunos recebem o aviso de que conseguiram entrar através de mensageiros dos sonhos. Enquanto as crianças dormem, um sinal lhes é deixado na mão: geralmente uma pedra inscrita, que é encontrada no momento em que elas acordam.

Imagem de capa do item

Instituto Durmstrang

Durmstrang é uma escola localizada no extremo norte da Europa, que atende bruxos de países como Noruega e Bulgária. Sua reputação é uma das mais polêmicas, já que ela é conhecida por ensinar artes das trevas como um dos principais cursos do instituto.

É uma das três escolas da Europa que participou do Torneio Tribruxo (como visto em Cálice de Fogo) e seus alunos mais famosos são o jogador de quadribol, Victor Krum, e o bruxo das trevas, Gerardo Grindelwald, que conseguiu a proeza de ser expulso da escola.

Durmstrang não permite a entrada de nascidos trouxas, porém nem todos da Instituição concordam plenamente com isso.

Imagem de capa do item

Escola de Magia de Mahoutokoro

A escola de magia do Japão não é um internato, como a maioria. Seus alunos estudam durante o dia e voltam para casa diariamente. O palácio se situa numa ilha vulcânica "inabitada".

Os alunos são presenteados com uniformes enfeitiçados quando chegam, que crescem conforme a idade das crianças avançam e mudam de cor de acordo com o nível de aprendizado de cada um.

A reputação de Mahoutokoro é enorme também pela excelência dos seus estudantes em quadribol, que reza a lenda, foi introduzido no Japão por um grupo de alunos de Hogwarts que foram desviados do curso durante uma tentativa absurda de circular o globo terrestre em vassouras completamente inadequadas.

Imagem de capa do item

Academia de Magia Beauxbatons

A escola se localiza na França, e como era de se esperar, estudantes franceses predominam. No entanto, a escola recebe também vários alunos portugueses, espanhóis, holandeses, luxemburgueses e belgas.

Uma das coisas que mais se fala sobre Beauxbatons, é da beleza do palácio. Dizem que ele é cercado por jardins formais e gramados criados por magia, além de uma fonte magnífica no meio de um parque, que acredita-se ter poderes curativos e de embelezamento.

O alquimista Nicolau Flamel e sua esposa Perenelle se conheceram lá quando estudantes. Entre outros alunos famosos, está Fleur Delacour, escolhida pelo Cálice de Fogo para disputar o Torneio Tribruxo, posteriormente casou-se com Gui Weasley e lutou na Batalha de Hogwarts contra o bruxo das trevas, Voldemort.

Imagem de capa do item

Koldovstoretz

Koldovstoretz é a escola russa do Mundo Bruxo. Muito pouco se sabe sobre ela. Foi mencionada apenas no jogo Wonderbook: Book of Potions, e possui uma das curiosidades mais estranhas de todas as escolas.

Dizem que seus alunos praticam uma versão ligeiramente diferente do esporte Quadribol. Apesar das regras serem iguais às do restante do mundo, os atletas russos utilizam nada menos que árvores inteiras como meio de transporte ao invés das habituais vassouras. *Imagina que louco**!

Imagem de capa do item

Castelobruxo

A escola de magia do Brasil fica no meio da Floresta Amazônica e atende os alunos de toda a América do Sul. Seu prédio é um imponente edifício de pedra dourada, muito parecido com uma pirâmide asteca. Os terrenos são protegidos por Caiporas, pequenos seres extraordinariamente levados e astutos, que surgem a noite para proteger os estudantes e as criaturas que vivem na mata.

Os alunos de Castelobruxo usam vestes verde-claro e são especialmente bons em Magizoologia e Herbologia. A escola oferece programas de intercâmbio bem populares para estudantes europeus que desejam estudar a flora e a fauna mágica sul-americana.

A instituição já foi mencionada num dos livros da série Harry Potter. Em Cálice de Fogo, Gui Weasley conta que conheceu uma estudante de lá e quase participou do programa de intercâmbio.

Imagem de capa do item

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts

A escola de Hogwarts é uma das mais famosas escolas mágicas do mundo e é a única que os fãs conhecem absolutamente tudo — ou quase tudo.

Situada na Escócia, Hogwarts é protegida por um encantamento que permite com que os trouxas vejam apenas ruínas ao olharem para o castelo. O castelo, aliás, é descrito como tendo extensos terrenos com gramados, um lago, uma grande floresta, várias estufas, um campo de quadribol e diversas outras dependências. Aparatar nos terrenos de Hogwarts é proibido devido a feitiços de proteção, e tecnologia trouxa também não funciona por lá.

Quando uma criança bruxa nasce, uma pena mágica localizada dentro de Hogwarts escreve o seu nome em um grande livro. Todos os anos, o diretor olha esse livro e manda corujas para todas as crianças que farão 11 anos, avisando que elas tem uma vaga na escola.

Imagem de capa do item

A Origem de Hogwarts

Hogwarts é o principal cenário onde os livros da série Harry Potter se passa. A escola tem uma história de origem que começa há mais de mil anos, quando os bruxos Godric Griffyndor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin decidem construir um castelo para abrigar os jovens da Grã-Bretanha que possuíssem algum talento mágico.

Cada um deles valorizavam qualidades singulares e distintas e por isso foram criada as famosas casas de Hogwarts. Slytherin, o fundador da Sonserina, no entanto, queria que fossem admitidos apenas bruxos puro-sangue, levando a um rompimento com os outros três bruxos. Ele construiu então uma câmara secreta a fim de que um descendente seu, no futuro, conseguisse abri-la e liberar o monstro que a habitava.