Capa da Publicação

Como o episódio final de The Flash se encaixa com Flashpoint!

Por Gus Fiaux

Contém spoilers!

Fonte: CB

Imagem de capa do item

Como muitos perceberam, "Fast Enough" pareceu perigosamente próxima a saga Ponto de Ignição (Flashpoint), publicada em 2011 pela DC. O evento lidava com as consequências que Barry Allen sofria por ter mexido no tempo.

Como na versão televisiva, Barry Allen viaja para a noite em que sua mãe morreu. Entretanto, em vez de se conter, ele acaba a salvando, o que gera inúmeras repercussões no futuro.

Esse destino foi explicado pelo professor Martin na série de TV, que avisou a Barry acerca das consequências da viagem no tempo. O professor disse que mexer no passado poderia trazer um presente completamente diferente quando Barry retornasse. Talvez a versão dos quadrinhos devesse consultar algum professor antes de sair fazendo besteira.

Imagem de capa do item

A "adaptação" de Flashpoint continuou quando Barry entrou no espaço-tempo continuo. Ele captou vislumbres de diferentes futuros alternativos - Incluindo um no qual Caitilin se transforma na vilã Nevasca.

Imagem de capa do item

Mas sem dúvidas, a grande sacada de Ponto de Ignição presente aqui acontece na noite em que Barry retorna ao passado e deve tomar a decisão de salvar ou não sua mãe. No episódio, Barry testemunha seu eu futuro lutando contra o Flash Reverso dentro de sua casa.

Mas antes mesmo que ele possa intervir, seu eu futuro fala com ele e o avisa dos perigos de mexer no tempo. Essa é uma versão oposta do que aconteceu nas HQs.

Lá, é o Barry do presente que avisa ao Barry do passado sobre as consequências devastadoras provocadas por um pequeno ato.

Imagem de capa do item

Além disso, temos a despedida final e emocionante entre Barry e sua mãe. Com a oportunidade de dizer tudo que precisava para sua mãe, ele então pode voltar ao presente. Nos quadrinhos, Barry acaba retornando para outro universo, o dos Novos 52. Na TV, ele retorna para seu lugar de origem.

Ou seja, a série de TV flertou intensamente com Flashpoint, mas não foi até o ponto final da história. Entretanto, isso pode ser algo a ser refletido nas temporadas seguintes.

E vocês, o que acham?

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux