10 coisas que surgiram nos anos 90 e se tornaram marcos da cultura pop

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10 coisas que surgiram nos anos 90 e se tornaram marcos da cultura pop

Por Junno Sena

Já parou para pensar com o que os anos 90 nos presenteou? Desde o próprio conceito da internet como conhecemos hoje até franquias populares como Power Rangers e Pokémon, muito dessa década se tornou um marco da cultura pop.

Para você ter uma ideia do que marcou essa década, separamos 10 coisas que surgiram nos anos 90 e se tornaram verdadeiros ícones populares. Confira!

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Campo Minado

Minecraft? Não nos anos 90. Nessa época, os blocos digitais que faziam os jovens pirarem eram do Campo Minado. Sendo um dos programas que vinham no sistema do Windows, a primeira versão do mesmo foi o Microsoft Minesweeper, lançada em 1990. Desde então, o jogo sofreu diversas mudanças e hoje, está presente em uma versão atualizada no Google, é só pesquisar “Campo Minado”.

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Power Rangers

O gênero tokusatsu remonta desde os anos 50, mas foi apenas nos anos 90, com Power Rangers, que o mundo descobriu a maravilha dos efeitos visuais de baixa qualidade e guerreiros lutando contra monstros espaciais de maneira tosca.

Lançada em 1993, Mighty Morphin Power Rangers, ou simplesmente Power Rangers no Brasil, a produção foi um sucesso na década de 90. Com cenas utilizadas a partir da série japonesa Zyuranger, a franquia se manteve na ativa até hoje, acumulando mais de 20 séries, 4 filmes e uma variedade de quadrinhos.

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O Hubble

Os fãs de séries dos anos 90 devem se lembrar de menções ao telescópio espacial Hubble. O mesmo foi desenvolvido pela NASA e teve seu lançamento em 1990. De acordo com o Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, o satélite artificial ainda é capaz de registrar imagens inéditas localizadas além da nossa galáxia. Sendo capaz de registrar até estrelas desconhecidas.

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Pagers

Outra menção recorrente presente nas séries dos anos 90 são os pagers. O mesmo foi lançado em 1990 e consistia em um pequeno dispositivo que recebia e, em alguns casos enviava, sinais de alerta ou mensagens curtas.

O objeto não era tão eficaz quanto o Whatsapp é hoje, porém, quatro anos mais tarde após o seu lançamento, cerca de 61 milhões de pessoas utilizavam o aparelho.

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Tazos

Esse item dispensa apresentações. Criados na primeira metade da década de 1990, os tazos foram parte de uma estratégia de marketing do salgadinho Sabritas no México. Colecionar os pequenos objetos esféricos se tornou uma febre no final dos anos 90 e, rapidamente, despertou o interesse da PepsiCo, que trouxe a ideia para o Brasil na promoção Tazo Mania, lançada em 1997.

  • Afinal, por que os tazos que vinham nos salgadinhos acabaram?
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    Goosebumps

    No Brasil, a série de livros Goosebumps pode não ser tão famosa, mas a mesma já vendeu mais de 350 milhões de livros mundialmente, sendo a segunda série mais vendida da história, perdendo apenas para Harry Potter. Além disso, recebeu diversas adaptações para o cinema e televisão.

    Escrito por R. L. Stine, o primeiro livro chegou ao público em 1992, chamado Bem-Vindo à Casa dos Mortos, enquanto a série de TV foi lançada entre 1995 e 1998. Nos últimos anos, a franquia tem sido retomada com os filmes protagonizados por Jack Black e, até mesmo, com a trilogia Fear Street, disponível na Netflix.

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    O slime da Nickelodeon

    Talvez você conheça o slime verde do Kid’s Choice Awards, premiação do cinema, televisão e música criada pela Nickelodeon, mas o uso do líquido espesso e nojento começou nos anos 90, em outro programa. Em Double Dare da Nickelodeon, duas equipes se enfrentavam em uma batalha de perguntas e respostas. Quem perdia, levava o slime na cara.

    No Brasil, você deve lembrar de um programa similar, Passa ou Repassa, uma adaptação nacional transmitida no SBT. Porém, o slime verde continuou nas mãos da Nickelodeon.

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    Tamagotchis

    Poucos sabem o desafio que é manter vivo um Tamagotchi. O bichinho virtual foi lançado em 1996 e teve milhões de unidades vendidas. Criado por Akihiro Yokoi e Aki Maita, o conceito do brinquedo era criar um animal de estimação virtual como se fosse real, dando-lhe carinho, comida, banho e cuidados.

    O acessório ainda é vendido até hoje, mas a verdade é que o mesmo é lembrado pelo público, principalmente, por conta de Sheldon e a proeza do personagem de The Big Bang Theory ter mantido o seu vivo por anos.

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    Pokémon

    Antes de sonharmos com Pokémon: Scarlet & Violet, tivemos que enfrentar uma longa jornada Pokémon, cheia de cartas, jogos, spin-off, animes e filmes. Mas, para isso, a mesma teve início em 1995. Criada por Satoshi Taijiri, os “monstros de bolso” ganharam o coração do público nos anos 90.

    O conceito do universo Pokémon foi inspirado no passatempo de Satoshi em colecionar insetos quando criança. Quando percebeu que as crianças preferiam brincar com videogames do que sair ao ar livre, decidiu unir sua paixão com um jogo que consistia em colecionar monstrinhos.

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    A internet

    A internet se tornou apenas uma característica corriqueira na vida contemporânea, mas nem sempre foi assim. As origens do “sistema global de redes de computadores” remonta aos anos 60, em uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos.

    Mas, foi apenas nos anos 90 que houve uma comercialização dessa tecnologia, resultando na divulgação e incorporação da rede em praticamente todos os aspectos da vida moderna. Uma prova que mostra a sua evolução é como em 1994, apenas 3% das salas de aulas estadunidenses tinham internet, enquanto em 2002, esse índice subiu para 92%.

    Hoje em dia, ainda é possível encontrar locais, especialmente no Brasil e em países subdesenvolvidos, com pouco ou nenhum acesso à internet. Mesmo assim, chega a ser impossível pensar na vida moderna sem essa tecnologia.