10 vez que coisas ficcionais da cultura pop que se transformaram em produtos reais

Capa da Publicação

10 vez que coisas ficcionais da cultura pop que se transformaram em produtos reais

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Todo mundo já sonhou em ter os poderes do Homem-Aranha, as armas dos Caça-Fantasmas ou até mesmo o Hoverboard voador de Volta Para o Futuro. Apesar desses itens não terem sido criados, existem algumas coisas da cultura pop que acabaram virando itens reais.

Nesta lista você confere 10 coisas ficcionais que se transformaram em produtos reais!

Imagem de capa do item

A pomada de cabelo Dapper Dan de E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? mostra a história de Ulysses Everett McGill que consegue fugir da prisão junto com outras duas pessoas e busca encontrar um grande tesouro enterrado. Em certo momento o personagem decide comprar uma pomada de cabelo Dapper Dan e fica extremamente ofendido com o vendedor tentar oferecer outra marca.

Quando o filme foi lançado o produto era completamente ficcional, mas devido a McGill, interpretado por George Clooney, ter tanto cuidado com seus cabelos, algumas pessoas começaram a querer passar por tratamentos capilares. Em 2011, 11 anos depois do lançamento da produção, uma empresa para produtos de cabelos chamada Dapper Dan foi criada.

Imagem de capa do item

O chão de piano de Quero Ser Grande

Quero Ser Grande é um filme de 1988 onde Josh, um garoto de 12 anos, se transforma em um homem de 30 anos. Ele acaba conseguindo um emprego em uma loja de brinquedos, onde encontra duas pessoas em um dueto no Grande Piano que fica no chão da loja.

O piano foi criado para o filme e atualmente está no museu Please Touch na Filadélfia. Mas além da versão criada para Quero Ser Grande a empresa de brinquedos Kids Station Toys fez sua própria versão, menos glamourosa que a do filme, mas que ainda emite sons ao pisar nas teclas.

Imagem de capa do item

Chocolate do Willy Wonka

A Fantástica Fábrica de Chocolate é um grande clássico e toda criança sempre quis comer uma das barras de chocolates feitas por Willy Wonka. Durante a produção do filme de 1971 a empresa Quaker Oats ajudou no financiamento do filme em troca dos direitos do nome Wonka para seus produtos.

As barras Wonka foram lançadas um mês antes da chegada do filme, mas logo depois tiveram que ser tiradas de estoque, ainda assim, a empresa chegou a lançar alguns produtos relacionados à produção. Em 1988 a Nestlé comprou os direitos do nome e vendeu as Barras Wonka até 2015. Inclusive, durante a divulgação do filme de 2005, foram criadas 5 barras especiais que vinham com um cheque de 10 mil dólares.

Imagem de capa do item

Os Mighty Ducks de Nós Somos Campeões

Nós Somos Campeões é um filme de 1992 onde Gordon Bombay é condenado a 500 horas de serviço comunitário e precisa treinar uma equipe de hóquei infantil. Depois de um começo difícil, o treinador e seus jogadores começam a criar um vínculo e então se destacam na competição.

O time chamado de Mighty Ducks existiu e era de Anaheim, na Califórnia. Apesar de não ter grandes vitórias a equipe liderava a venda de merchandising da liga NHL, sendo 80% do lucro da liga. A franquia era da Disney até 2005, quando a empresa vendeu para Henry Samueli, que mudou o nome para Anaheim Ducks.

Imagem de capa do item

Os livros de Nikki Heat de Castle

Castle é uma série que mostra Richard Castle, um escritor popular, se unindo a uma detetive para tentar resolver crimes. No universo da série um dos grandes sucessos de Castle é Heat Wave, que narra as aventuras do detetive Nikki Heat.

A emissora da série, ABC, publicou metade do livro com o intuito de chamar a atenção para Castle e em setembro de 2009 lançou ele inteiro, o que fez com que ele chegasse na sexta posição no The New York Times Best Sellers. A partir daí, o que era para ser somente um livro se transformou em uma série de 10 livros.

Imagem de capa do item

O Bro Code de How i Met Your Mother

O Bro Code é um grupo de regras mostradas por Barney Stinson em How i Met Your Mother. Segundo ele, as regras foram escritas por Barnabus Stinson em 1776 depois de discutir com George Washington e Benjamin Franklin. O livro continha mais de 100 regras, sendo a primeira que amigos estão na frente de mulheres.

Em 2008 Simon & Schuster lançaram o Bro Code. Os autores da série Carter Bays e Craig Thomas foram creditados, junto de um dos roteiristas, Matt Kuhn, e o próprio Barney Stinson. O produto fez sucesso em seu lançamento, chegando a nono na lista de best-sellers do The New York Times na sua primeira semana.

Imagem de capa do item

Cervejas Duff

Uma das coisas mais icônicas dos Simpsons é a cerveja Duff que Homer constantemente está bebendo. Apesar de ter sido criada para o desenho, existem diversas versões no mundo real, sejam elas oficiais ou não.

A primeira foi criada em 1995 por Lion Nathan que tentou usar o popular nome para chamar mais a atenção para seu produto, mas acabou sendo processado pelo criador do desenho, Matt Groening, e o estúdio de TV. Groening não gostava da ideia de transformar Duff em uma cerveja real, mas a Fox acabou fazendo isso mesmo assim.

É possível comprar a cerveja Duff em locais próximos aos brinquedos dos Simpsons nos parques da Universal Studios. Além disso, no Chile, existe outra versão da cerveja que foi criada porque versões piratas eram extremamente populares.

Imagem de capa do item

Stay-puft marshmallow de Caça-Fantasmas

No filme de Caça-Fantasmas, Gozer, o grande vilão da produção, toma a forma do mascote de uma marca de marshmallow em uma versão gigantesca para causar devastação na cidade. A marca é chamada de Stay-puft, e na época que o filme foi lançado, em 1984, ela não existia.

Em 2010, a empresa chamada de Omni Consumer Products decidiu criar uma versão real dos Stay-Puft marshmallow, com exatamente a mesma logo de Caça-Fantasmas. Os produtos estão disponíveis até hoje para a compra - mas somente nos Estados Unidos.

Imagem de capa do item

Talkboy de Esqueceram de Mim 2

O Talkboy foi um produto criado para que Kevin McAllister tivesse uma chance contra os vilões em Esqueceram de Mim 2. O item era um gravador de voz que podia reproduzir as gravações e no filme ainda podia alterar o tom de voz da gravação.

A criação veio de uma parceria entre a Fox e a Tiger Electronics, onde a segunda poderia criar o produto para vender. A primeira versão somente gravava e reproduzia, mas em 1993 eles lançaram uma versão deluxe do Talkboy que tinha todas as funções do que foi apresentado no filme.

Imagem de capa do item

Tênis que se amarra sozinho de De Volta Para o Futuro 2

De Volta Para o Futuro 2 se passa parte em 1985 e parte em 2015. Enquanto Marty está no futuro, é possível ver o personagem colocando um Air MAGs, que se amarra sozinho e tem alguns painéis que se acendem.

Por muitos anos a Nike tentou recriar o tênis que aparece no filme e em 2011 conseguiu recriar parcialmente os Air MAGs, disponibilizando 1500 pares que foram vendidos para a caridade, mas segundo a empresa não foram construídos para um uso constante. Depois, em 2016, uma versão atualizada foi disponibilizada para compra, mas somente 89 pares foram produzidos.