8 coisas dos desenhos dos anos 90 que dificilmente seriam aceitas hoje

Capa da Publicação

8 coisas dos desenhos dos anos 90 que dificilmente seriam aceitas hoje

Por Equipe Legião dos Heróis

Muita coisa mudou desde os anos 90 e com isso, certas produções do passado acabam ficando datadas, mas também trazendo algumas coisas que atualmente não são bem vistas. Seja em suas falas, visuais ou até mesmo personagens inteiros que atualmente não seriam muito bem aceitos em desenhos, principalmente os infantis.

Nesta lista você confere 8 coisas dos desenhos dos anos 90 que dificilmente seriam aceitas hoje!

Imagem de capa do item

O primeiro nome de As Meninas Super Poderosas

As Meninas Super Poderosas é um desenho que agrada crianças e adultos até os dias de hoje, personagens marcantes e episódios extremamente divertidos. Mas antes do sucesso, o criador da produção, Craig McCracken tinha um outro nome para o programa.

Inicialmente o desenho se chamaria The Whoop-Ass Girls, levando este nome no primeiro curta que foi aprovado pela Cartoon Network em 1992, 6 anos antes da estreia do programa. Ass em português quer dizer bunda e atualmente não é esperado que um desenho infantil tenha bunda no nome e seja aprovado, mesmo que seja somente um curta.

Imagem de capa do item

Cornholio em Beavis e Butthead

Beavis e Butthead é uma das animações de grande sucesso dos anos 90, mostrando a dupla assistindo e comentando clipes musicais entre os episódios. Assim como boa parte dos programas da época, existem algumas coisas que não são tão engraçadas, como é o caso de Cornholio.

Cornholio é o personagem de jogos favorito de Beavis e não apresenta um vocabulário extenso. Ele está sempre pedindo por TP, toilet paper, que em português é papel higiênico. Apesar de na época a piada recorrente ter sido engraçada para uma parte do público, não parece algo que seria utilizado em programas atualmente.

Imagem de capa do item

A revista de cavalheiros de Du, Dudu e Edu

Du, Dudu e Edu mostram a vida do trio de protagonistas e vários outros adolescentes em uma vizinhança onde não é possível ver nenhum adulto. Mesmo muitos anos depois de seu lançamento, o desenho ainda tem alguns episódios engraçados, mas uma de suas piadas que surge de tempos em tempos, não seria incluída em produções atuais.

Certos episódios mostram Edu mostrando sua “Revista de Cavalheiro”, que ele mantém escondida. O desenho deixa bem claro nas entrelinhas que é uma revista de pornografia e atualmente não é possível imaginar uma piada com o item de forma tão direta como em Du, Dudu e Edu.

Imagem de capa do item

Heifer em a Vida Moderna de Rocko

A Vida Moderna de Rocko é um dos desenhos mais peculiares da Nickelodeon nos anos 90. Ele mostra os dilemas da vida nos anos 90 de Rocko, um canguru que vive em um bairro junto de outros animais. Seu melhor amigo é Heifer (chamado no Brasil de Vacão), que traduzido para o português seria Novilha, um animal bovino fêmea que fica prenha.

O fato de que o nome do personagem se refere a um animal de gênero feminino e Heifer é sempre tratado no masculino pode ser uma piada de mal gosto atualmente. Além disso, as piadas sobre comida envolvendo o personagem são constantes em um nível que pode soar gordofóbico.

Imagem de capa do item

Johnny Bravo

Johnny Bravo é um desenho que mostra o personagem que dá nome a produção tentando conquistar garotas e falhando. Ele é loiro com o corpo musculoso e é uma piada, onde vários episódios mostram como o personagem é patético.

Mas, principalmente no começo do desenho, as investidas de Johnny Bravo chegam muito próximo a uma forma de assédio. Mesmo que a produção esteja constantemente mostrando que o protagonista é uma grande piada, alguns momentos definitivamente passariam por mudanças se fossem lançados nos dias de hoje.

Imagem de capa do item

Lobotomia em Pinky e o Cérebro

Pinky e o Cérebro mostra as tentativas de dominar o mundo do ratinho que se acha extremamente brilhante e seu ajudante que talvez não seja tão inteligente e está sempre dando risada. Os planos infalíveis sempre dão errado, fazendo com que Cérebro comece a planejar a próxima forma de tentar dominar o mundo.

Apesar do desenho continuar sendo divertido até hoje, não é difícil deduzir que a dupla de ratinhos foram lobotomizados, já que são ratos de laboratórios e normalmente os animais não eram tratados de uma forma muito boa. Apesar de não ser nada muito explícito, atualmente a abordagem dos personagens poderia ser um pouco diferente.

Imagem de capa do item

As crianças tomando cerveja em Tiny Toon

Tiny Toon estreou em 1990 e traz uma nova geração de Looney Tunes e suas divertidas aventuras. Os episódios continuam muito divertidos e tem alguns personagens lembrados até hoje, como Felícia, a garota que está sempre apertando os animais. Mas existe um episódio específico que não seria aceito de forma alguma nos dias de hoje.

Existe um episódio de Tiny Toon que se chama Uma Cerveja e mostra o grupo de personagens que se assemelham com crianças tomando a bebida alcoólica e passando por algumas dificuldades, onde até mesmo um dos garotos dirige um carro embriagado.

Ao final do episódio é revelado que eles estavam em um estúdio gravando a produção com o intuito de conscientizar quem estivesse assistindo, mas não é uma forma que seria bem vista atualmente.

Imagem de capa do item

O humor de Ren e Stimpy

Ren e Stimpy mostra as aventuras de um gato e um chihuahua bem esquisitos e foi uma das produções que serviram de inspiração para A Vaca e o Frango alguns anos depois. O desenho trazia um humor que na época era considerado controverso e atualmente parece bem mais envelhecido.

Entre os problemas está o uso excessivo de violência em Ren, que constantemente apanha de Stimpy sem motivo algum, mostrando momentos de bullying que atualmente não são bem vistos. Além disso, boa parte do humor envolve coisas nojentas, como o amor do gato pela marca de areia ou lixo e outras coisas que atualmente talvez seja vista em animações para um público um pouco mais velho.