Chainsaw Man: Tudo sobre o mangá e anime

Capa da Publicação

Chainsaw Man: Tudo sobre o mangá e anime

Por Melissa de Viveiros

Chainsaw Man estreou na Shonen Jump  em 2018, e se tornou um grande sucesso desde então. O mangá, escrito e ilustrado por Tatsuki Fujimoto, foi publicado até o ano passado, quando finalizou sua primeira parte. Agora, além da confirmação de uma segunda parte, um anime baseado na obra está sendo desenvolvido, e será feito pelo estúdio MAPPA.

O mangá foi muito bem recebido, se tornando popular por seu humor, cenas violentas, bem como por sua história. Nessa lista, você poderá ficar por dentro de toda a trama de Chainsaw Man, conhecendo seus personagens, arcos, e tudo mais sobre a série!

Imagem de capa do item

O universo

Chainsaw Man se passa em um mundo onde demônios surgem a partir dos medos humanos. Em geral, essas criaturas são perigosas e malignas, se tornando cada vez mais poderosas de acordo com o medo que conseguem causar nos humanos.

Apesar disso, as pessoas podem fazer contratos com eles, podendo assim utilizar os poderes do demônio com quem formam um pacto. Isso levou ao surgimento de indivíduos que se especializam em caçar e empregar essas criaturas, chamados de Devil Hunters, ou Caçadores de Demônios.

Os eventos da história ocorrem nesse universo, que além de contar com demônios, tem base em uma versão alterada do mundo real. Assim, a trama se passa em 1997, em uma linha do tempo onde a União Soviética ainda existe, e muitos eventos que impactaram a história do mundo, como o Holocausto, parecem não ter acontecido.

Imagem de capa do item

Os demônios

Como fica claro pela descrição do universo, os demônios têm papel central na trama. É por causa deles que muito da história acontece, e eles têm importância mesmo em como a história se inicia.

Na história, essas criaturas tem origem no Inferno. Sua existência é cíclica, o que significa que eles alternam entre existir na Terra e no Inferno. Explicando melhor, eles migram para a Terra quando são mortos no Inferno, e vice-versa. Os únicos demônios que nunca foram mortos e nunca tiveram que sair do Inferno são os chamados Medos Primordiais.

Em certas condições, é possível que um demônio passe a habitar o corpo de um humano que faleceu, herdando parte de suas memórias e personalidade. Nesse caso, eles recebem outro nome, passando a ser chamados de Fiends. Já os demônios que naturalmente possuem formas humanóides são considerados mais benevolentes em relação aos humanos.

Imagem de capa do item

Sinopse

A história é protagonizada por Denji, um jovem que sofre para pagar as dívidas deixadas por seu pai após sua morte. Para isso, ele realiza trabalhos e mata demônios para a Yakuza, algo que ele consegue realizar graças a seu cão, Pochita, um cachorro demônio que ele resgatou. Com os poderes de serra elétrica do animal, os dois conseguem enfrentar alguns demônios bem poderosos, o que permite que Denji sobreviva.

Quando a Yakuza trai o personagem, Denji acaba morrendo ao enfrentar o Zombie Devil. Por causa disso, Pochita se sacrifica para salvar o humano, e ele renasce como um híbrido de humano e demônio, se tornando Chainsaw Man.

Depois de sua transformação, ele é recrutado para se juntar à Divisão Especial Antidemônios da Segurança Pública, uma organização de caçadores de demônios. Caso ele não o faça, ele corre o risco de ser caçado, já que tecnicamente se tornou um demônio também.

Passando a viver confortavelmente pela primeira vez em sua vida, Denji tem dificuldades em seguir em frente, sem saber quais são seus sonhos ou ter relacionamentos significativos.

Imagem de capa do item

Personagens

O personagem principal da trama é Denji, como já foi mencionado. O jovem começa como um humano, mas acaba se transformando em um híbrido, o Chainsaw Man. Após se transformar, ele é recrutado por Makima para se tornar um Devil Hunter, passando a viver em melhores condições. Uma de suas principais motivações na história é sua atração por Makima.

Por sua vez, Makima é uma mulher misteriosa que lidera a 4ª Divisão Especial Antidemônios da Segurança Pública. Ela é inteligente, astuta e manipuladora, e passa a controlar Denji por meio de promessas de um relacionamento, utilizando a atração que ele sente por ela. Ao mesmo tempo, ela usa do medo para mantê-lo leal e obediente, ameaçando exterminá-lo caso contrário. Durante grande parte da história, seus objetivos e intenções são mantidos ambíguos, embora posteriormente seja revelado o que ela realmente é e quais são seus planos.

Outros personagens centrais incluem Aki Hayakawa, mais um integrante da 4ª Divisão. Ele é uma pessoa estóica, madura e responsável, mas apesar de sério também demonstra ter um lado mais suave. Com o tempo, ele passa a se importar profundamente com Denji e Power, embora eles nem sempre estejam de acordo ou se entendam bem.

Por fim, a própria Power é uma das personagens de destaque da série. Ela também é parte do esquadrão, e se mostra violenta, gananciosa, infantil e quase sempre muito egoísta, colocando seus objetivos acima de todos. Apesar disso, ela passa a se importar de verdade com Denji e Aki, que são seus primeiros amigos.

Além dos quatro, existem muitos outros personagens que tem seus momentos de destaque na série. Alguns também são caçadores de demônios, enquanto outros são demônios temíveis que o protagonista precisa enfrentar. Ainda assim, a trama é protagonizada principalmente pelos quatro, que possuem papel principal em boa parte da história.

Imagem de capa do item

Arcos

A Parte I da série conta com um total de oito arcos. Enquanto o primeiro conta com apenas quatro capítulos por ser a introdução da série, os arcos se tornaram maiores com o passar do tempo. O último, por exemplo, chegou a contar com quase vinte capítulos ao todo.

A parte inicial, chamada simplesmente de Arco de Introdução, apresenta Denji ao público. Além de mostrar como sua vida era, este é o arco que mostra como ele se tornou Chainsaw Man. Essa fase vai do primeiro capítulo do mangá até o quarto.

Em seguida vem o Arco Bat Devil, que vai do capítulo 5 ao 12. Nessa parte da história, o protagonista se junta à Power, aceitando ajudá-la a salvar seu gato em troca de seus próprios interesses sendo atendidos.

Depois disso vem o Arco Eternity Devil, que vai do capítulo 13 ao 21. Enquanto procuram outras peças do Gun Devil, a 4ª Divisão acaba em um confronto contra o Eternity Devil.

O quarto arco é chamado Katana Man, e vai do capítulo 22 ao 39. Aqui, a 4ª Divisão sofre um ataque inesperado que deixa seus membros desorientados, confusos e sedentos por vingança.

Em seguida vem o Arco Bomb Girl, começando no capítulo 40 e terminando no 52. Nesse ponto da história, Denji encontra um novo interesse romântico, mas ela revela ter um lado mais explosivo do que ele esperava.

Depois disso temos o Arco dos Assassinos Internacionais, que tem início no capítulo 53 e termina no 70. Quando mais pessoas ficam sabendo sobre Denji e seus poderes, ele acaba se tornando um alvo de várias pessoas que tentam tirar sua vida.

O próximo é o Arco Gun Devil, que ocorre entre os capítulos 71 e 79. Dessa vez, os desejos do protagonista são testados quando ele finalmente fica de cara com o Gun Devil em uma grande batalha.

A última parte da história até o momento é o Arco Control Devil, que começa no capítulo 80 e tem fim no 96, último capítulo lançado até o momento. Grandes revelações são feitas nessa parte da trama, quando o personagem principal busca conforto em Makima após suas perdas.

Imagem de capa do item

O autor

Tatsuki Fujimoto é um mangaká japonês e o responsável por Chainsaw Man. Apesar do grande sucesso da série, ela não é a primeira publicação serializada do autor. Sua primeira história única foi criada em 2011, quando ele tinha apenas 17 anos. Já sua primeira série, Fire Punch, foi lançada em 2016, e conta com oito volumes no total.

Depois disso veio Chainsaw Man, que começou em 2018. Em seu princípio, o autor divulgou a série a comparando à animação FLCL e ao mangá Abara. Apesar de a primeira parte da obra ter sido finalizada, uma segunda parte já foi anunciada, e tem previsão de início este ano, embora nada tenha sido confirmado até o momento.

O anime

No fim do ano passado, foi anunciado que o mangá será adaptado para a televisão em um anime produzido pelo estúdio MAPPA, conhecido por seu trabalho em sucessos como Jujutsu Kaisen e Attack On Titan. Seu primeiro trailer foi divulgado no fim do mês passado, e você pode conferi-lo acima.

A série contará com direção de Ryū Nakayama (Fate/Grand Order) e Makoto Nakazono. Já os roteiros ficarão por conta de Hiroshi Seko (Attack on Titan), enquanto os designs de personagem serão feitos por Kazutaka Sugiyama (Darling in the Franxx) e os designs dos demônios serão criados por Kiyotaka Oshiyama (Devilman: Crybaby ). A música ficará por conta do compositor Kensuke Ushio (Devilman: Crybaby).

Ainda não foi revelado com quantos episódios o anime contará. Sua data de lançamento também não foi divulgada até o momento.

Imagem de capa do item

O mangá no Brasil

O mangá chegou oficialmente ao Brasil apenas neste ano. Publicada pela Panini, a obra estreou em março. Sendo uma publicação bimestral, novos volumes são lançados a cada dois meses, motivo pelo qual o segundo volume da série foi lançado apenas em maio.

O terceiro é o volume mais recente por aqui, ainda estando em pré-venda no site da Panini. De acordo com o calendário de lançamento, ele será lançado ainda este mês, chegando em algum momento de julho.