10 fatos e curiosidades sobre Chadwick Boseman, o Pantera Negra

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Chadwick Boseman, o Pantera Negra

Por Matheus Takahashi

Chadwick Boseman ganhou bastante destaque no cenário mundial após suas atuações como o Pantera Negra, desde Capitão América: Guerra Civil, seu próprio filme solo e as últimas duas produções dos Vingadores. Mas o ator é muito mais do que muitos vêem nele. Confira 10 fatos e curiosidades sobre o ator, que já viveu um herói do beisebol, um ícone do funk e até mesmo um deus egípcio!

Imagem de capa do item

Origem e Ancestralidade

Chadwick Aaron Boseman nasceu no estado da Carolina do Sul, nos EUA, em 1977. Seus pais, ambos afro-americanos, eram uma enfermeira e um trabalhador da indústria têxtil, lidando com estofados.

Chadwick descobriu, após realizar um teste de DNA, que ele tem ancestralidade dos povos Yorubá e Limba, que residem nos atuais territórios da Nigéria e de Serra Leoa.

Imagem de capa do item

Possível Noivado

Boseman não é casado e nem tem filhos, mas ele recentemente começou um noivado com sua namorada, a cantora Taylor Simone Lewdard.

Como o ator é bastante restritivo com sua vida pessoal, nada disso foi declarado propriamente pelo ator ou sua companheira, mas é confirmado por várias fontes, como a avó de Taylor, que confirmou o namoro. O pedido do casamento teria ocorrido em outubro de 2019, em Los Angeles.

Imagem de capa do item

Início de Carreira

Chadwick, além de ator, é também produtor, e escreveu peças de teatro na escola, durante sua infância. Ele veio a se graduar na Howard University em 2000, obtendo bacharelado de Belas Artes em direção.

Curiosamente, o ator passou a atuar porque ele queria ser diretor. Para ele, saber como um ator trabalha o ajudaria a ser um diretor melhor. Após se graduar novamente, na Academia de Filmes Digitais de Nova York, Chadwick se mudou para Los Angeles, onde ele decidiu começar a carreira de ator.

Imagem de capa do item

Dramaturgia

Como mencionado anteriormente, Chadwick Boseman também é dramaturgo, tendo inclusive tendo uma peça de teatro escrita na escola, chamada Crossroads.

Mas ele também escreveu peças depois de formado, pouco tempo antes de estrelar em filmes. Uma de suas peças, Deep Azure, chegou a ser performada em um famoso palco de Chicago, sendo, inclusive, indicado a prêmios da dramaturgia.

Imagem de capa do item

Primeira Aparição na TV e no Cinema

A primeira aparição de Boseman na TV foi em 2003, na série Parceiros da Vida. Ele também teve aparições em séries como CSI e Plantão Médico, sempre em papéis curtos.

A sua primeira aparição em filmes ocorreu em 2008, em um filme sobre o jogador de futebol americano negro Ernie Davies.

Imagem de capa do item

O Primeiro Grande Papel: Jackie Robinson

O primeiro papel em que Boseman recebeu como protagonista foi em 2013, no filme 42: a História de uma Lenda, que conta a história de vida de Jackie Robinson, o primeiro jogador de beisebol negro da liga americana.

O papel deu uma grande importância para o ator na sua carreira cinematográfica, por atuar como um dos grandes ídolos do beisebol, que usava o uniforme de número 42 no Brooklyn Dodgers. Aliás, em homenagem à carreira do atleta, que sofreu muito com o racismo, o número 42 é aposentado na Major League Baseball - ou seja, nenhum outro time poderá usar o número em seus jogadores.

Imagem de capa do item

Vivendo um Ídolo do Funk

O papel de Jackie Robinson fez Chadwick ficar muito popular em filmes de esportes, mas também o levou a atuar no filme Get On Up: a História de James Brown, ao viver o famoso cantor, lendário no Funk e na música Soul.

A fama também o fez parte de outras mega produções como Deuses do Egito, ao interpretar o deus Thot.

Imagem de capa do item

Wakanda Para Sempre!

Apesar de já ter vivido grandes ícones da música e do esporte, o que fez Chadwick Boseman ser conhecido mundialmente foi seu papel como T'Challa, o Pantera Negra. O ator foi anunciado em 2014, e apareceu pela primeira vez em 2016, no filme Capitão América: Guerra Civil.

O ator ainda apareceu em mais três filmes da Marvel, incluindo o filme solo de seu personagem, que fez bastante sucesso de renda e crítica - é o filme solo mais lucrativo do UCM, e o único a vencer categorias do Oscar, chegando a concorrer como melhor filme.

Imagem de capa do item

Um Susto para os Fãs

Mesmo sendo um ator que não se exibe muito nas redes sociais, o ator é bastante procurado pelos seus fãs, que se multiplicaram após seus sucessos. E os fãs repararam que, desde março deste ano, o ator tem sofrido com uma severa perda de peso, deixando muita gente preocupada com o estamos de saúde do ator, principalmente no atual momento da pandemia do COVID-19.

Imagem de capa do item

Futuros Projetos e Resumo de Vida

Porém, rumores apontam que sua grave perda de peso se deve à preparação para o filme Yasuke, na qual o ator viverá um africano levado ao Japão como escravo no século XVI, mas que veio a se tornar um samurai. Outros projetos do ator envolvem os filmes Da 5 Bloods, dirigido por Spike Lee, e Ma Rainey's Black Bottom, onde irá atuar ao lado de Viola Davis - sem mencionar a sequência de Pantera Negra.

Ao longo do tempo, Chadwick Boseman se apresenta como um ator de grande talento, com vários papéis marcantes em sua filmografia - além de suas produções no teatro -, que o credenciam a ser um dos melhores atores afro-americanos da atualidade, e sendo considerado para papéis de importantes personalidades negras.

Sua atuação como o Pantera Negra não apenas o elevou como ator, mas também ajudou a elevar o status de seu personagem, tanto no Universo Marvel quanto na cultura pop em si. Tudo resultado de um talento desenvolvido nos últimos 20 anos.