Todas as cenas pós-créditos da Fase 4 do MCU, da pior para a melhor

Capa da Publicação

Todas as cenas pós-créditos da Fase 4 do MCU, da pior para a melhor

Por Gus Fiaux

Em 2022, o Universo Cinematográfico da Marvel fechou mais um capítulo com o fim da Fase 4 – uma leva controversa de filmes e séries, que deixou muitos fãs desconfiados com o futuro que a franquia pretende seguir. Ainda assim, não podemos deixar de citar alguns teasers e momentos que deixaram pistas para os próximos lançamentos da saga.

Como já é típico, quase todas as produções trouxeram suas cenas pós-créditos, com as clássicas apresentações de novos personagens, piadocas fora de contexto e até mesmo um ou outro teaser do que pode vir na Saga do Multiverso. E agora, reunimos todas as cenas pós-créditos da Fase 4 do MCU, ranqueadas da pior para a melhor!

Para essa lista, estamos contando também as séries e apresentações especiais lançadas no Disney+. Porém, para critérios de seleção, só estão listadas as cenas pós-créditos dos últimos episódios de suas respectivas temporadas, já que são as únicas que de fato se comportam como cenas pós-créditos, uma vez que as demais estabelecem ideias e narrativas que são resolvidas em episódios seguintes.

Imagem de capa do item

Rogers: O Musical

Onde acontece: Gavião Arqueiro

Às vezes, a Marvel Studios não sabe a hora de parar - especialmente no que diz respeito às suas piadas. Em Gavião Arqueiro, temos uma divertida história natalina protagonizada por Clint Barton e Kate Bishop, que se encerra com várias ramificações possíveis, desde uma adaptação dos Jovens Vingadores até a já confirmada série solo da Eco.

No entanto, a cena pós-créditos não serve para dar detalhes de nenhuma das duas produções. Em vez disso, temos uma sequência musical interminável de Rogers: The Musical, a peça musical baseada na história do Capitão América e seus combates ao lado dos Vingadores. Há quem goste, mas a cena exigiu demais da boa vontade do público.

Imagem de capa do item

Blonsky & Wong

Onde acontece: Mulher-Hulk: Defensora de Heróis

Ainda que tenha sido bombardeada por nerds com dor de cotovelo, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis acabou se saindo como uma das melhores séries da Fase 4, justamente por não levar tão a sério todos os clichês e convenções que já esperamos do Universo Cinematográfico da Marvel. Ainda assim, sua cena pós-créditos não é nem um pouco marcante.

Aqui, descobrimos que Emil Blonsky, o ex-terrorista conhecido como o Abominável, voltou para a prisão após quebrar os termos de sua condicional. Ainda assim, ele conta com a ajuda de Wong e consegue escapar, mas a cena em si não tem muito peso, seja como piada ou como pista para o futuro, a não ser que o personagem apareça em Thunderbolts.

Imagem de capa do item

Rocky Racum quebra a quarta parede!

Onde acontece: Guardiões da Galáxia: Especial de Festas

Dentre as maiores surpresas que tivemos em 2022, os especiais temáticos da Marvel Studios foram as melhores coisas. Em Guardiões da Galáxia: Especial de Festas, nos reencontramos com a equipe em grande estilo, em uma aventura emocionante e contida que serve bem como ponte para o terceiro longa do grupo, que estreia ainda em 2023.

A cena pós-créditos, por sua vez, mostra Rocky Racum e Cosmo tentando arrumar Groot como uma árvore de natal. Quando o herói-planta desmonta todos os enfeites, Rocky quebra a quarta parede e diz que eles precisarão fazer outro especial - o que é um pouco difícil, levando em conta que o terceiro filme será o último dessa formação do grupo.

Imagem de capa do item

Mercador do Poder revelado!

Onde acontece: Falcão e o Soldado Invernal

Se há uma conveniência narrativa que quase todas as séries do Disney+ exploraram ao máximo foi criar grandes vilões nas sombras, apenas para que eles fossem revelados no último episódio de cada série - e em alguns casos, até mesmo em cenas pós-créditos, como aconteceu em Falcão e o Soldado Invernal.

Na série, ouvimos falar sobre o tal Mercador do Poder o tempo inteiro, mas só na cena pós-créditos descobrimos se tratar de Sharon Carter, que pelo visto se tornou uma vilã desde sua última aparição. A cena até seria interessante, mas só serviu para comprovar uma teoria que todos já tinham desde que o Mercador foi mencionado pela primeira vez.

Imagem de capa do item

Monica Rambeau recebe uma mensagem...

Onde acontece: WandaVision

A segunda cena pós-créditos de WandaVision é tão importante para os rumos da franquia que muitos até se esquecem que havia uma outra cena antes. Aqui, vemos Monica Rambeau recebendo uma mensagem de uma Skrull, e logo a heroína parece pronta para colocar seus poderes recém-descobertos em ação para uma nova missão.

A cena em si não é lá muito memorável, mas pelo menos serve para dar pistas do que pode acontecer com Monica no futuro. Sabemos que ela vai retornar em As Marvels, ao lado da Capitã Marvel e da Ms. Marvel, mas fica no ar a possibilidade de uma aparição em Invasão Secreta, tendo em vista que a minissérie lidará com a presença dos Skrulls no MCU.

Imagem de capa do item

Bem-vinda ao Valhalla!

Onde acontece: Thor: Amor e Trovão

Entre todos os filmes lançados na Fase 4, é difícil encontrar um que tenha sido tão decepcionante quanto Thor: Amor e Trovão. O longa não só desperdiçou dois arcos muito queridos dos quadrinhos, como também fez do retorno de Jane Foster algo bem imemorável. Ao menos, a segunda das cenas pós-créditos do filme serve para lembrar que ela ainda está "viva".

No clímax do filme, Jane se sacrifica para poder derrotar Gorr, e no final, podemos vê-la adentrando os portões do Valhalla, uma espécie de pós-vida paradisíaca para os deuses nórdicos. Ali, ela é recebida por Heimdall, o antigo guardião da Bifrost, sugerindo que tanto Jane quanto as demais divindades podem retornar em um futuro não muito distante...

Imagem de capa do item

Dez Anéis sob nova direção

Onde acontece: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Embora não seja um consenso geral entre os fãs, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis ao menos serviu para apresentar alguns personagens intrigantes para o MCU, como por exemplo Xialing, a irmã do herói titular, que sempre se sentiu inferior por nunca ter sido tão querida por Wenwu, seu pai, quanto seu irmão foi.

Ao fim do filme, Wenwu é morto e há um vácuo de poder nos Dez Anéis, a organização terrorista que ele fundou há séculos. É aí que descobrimos que Xialing preencheu esse lugar, liderando uma nova equipe de assassinos que podem tocar o terror em possíveis continuações da franquia. Só o futuro nos dirá se isso de fato vai acontecer.

Imagem de capa do item

Promessa de vingança!

Onde acontece: Viúva Negra

O primeiro filme lançado após um longo hiato de lançamentos no cinema, por conta da pandemia do COVID-19, Viúva Negra foi visto como uma decepção para os fãs, mas sua cena pós-créditos até que tem pontos bem interessantes, já que mostra Yelena Belova se lamentando pela morte da irmã, evento ocorrido em Vingadores: Ultimato.

O que torna a cena ainda mais intrigante é a aparição de Valentina Allegra de Fontaine, uma figura que está se tornando cada vez mais proeminente no MCU. Ela surge dizendo que vai levar Yelena para se vingar de quem foi responsável pela morte de Natasha Romanoff, o que, como sabemos, foi um teaser para a série do Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

De volta para (a outra) casa

Onde acontece: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Lançado no ano retrasado, Venom: Tempo de Carnificina trazia uma cena pós-créditos bem intrigante, já que sugeria que o anti-herói finalmente iria dar de cara com o Amigão da Vizinhança. Porém, quando Homem-Aranha: Sem Volta para Casa chegou aos cinemas, muitos notaram a ausência do Protetor Letal entre a galeria de vilões do teioso.

A cena pós-créditos só serve para amarrar uma ponta solta, mostrando que Eddie Brock foi novamente sugado para sua própria realidade, mas deixou para trás um pequeno pedaço de seu simbionte. Se isso vai render algo no futuro, ainda é difícil prever, especialmente porque a Marvel Studios parece querer manter distância das franquias criadas pela Sony.

Imagem de capa do item

O destino de Steve Rogers

Onde acontece: What If...?

A primeira série animada do Universo Cinematográfico da Marvel chegou com uma recepção mista, mas acabou trazendo algumas ideias interessantes. Em What If...?, vemos várias realidades pelos olhos do Vigia, e tudo culmina em uma grande batalha entre os heróis do Multiverso contra o cruel Ultron Infinito.

A cena pós-créditos do último episódio, no entanto, sugere uma trama que será incorporada na segunda temporada, já que a Capitã Carter descobre que o Steve Rogers de seu universo está vivo, dentro da armadura do Esmaga-HIDRA. Esse é um momento marcante pois podemos ver que, ao menos em um universo, Steve reencontrou seu grande amor a tempo...

Imagem de capa do item

Finalmente...

Onde acontece: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Embora muitas cenas pós-créditos tragam pistas para futuros lançamentos, há outras que servem apenas para arrancar uma risada final ou fazer alguma referência. E nesse segundo campo, a última cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura fornece um momento bem divertido para quem já acompanha a carreira de Sam Raimi há tempos.

No final, descobrimos que o vendedor do quiosque de pizzas da Terra-838, vivido por Bruce Campbell, conseguiu se livrar do feitiço lançado nele por Stephen Strange, que fazia com que ele se esmurrasse continuamente. Ainda que não acrescente nada novo ao MCU, é uma piscadela para quem conhece a parceria de Campbell e Raimi, especialmente na saga Evil Dead.

Imagem de capa do item

Conheça Jake Lockley

Onde acontece: Cavaleiro da Lua

Embora tenha sido abraçada por vários fãs do MCU, Cavaleiro da Lua não foi lá a obra mais respeitosa com o material fonte, substituindo todos os elementos de horror dos quadrinhos por um humor desconfortável e vazio. Ainda assim, a cena pós-créditos do último episódio é uma baita sequência memorável, já que apresenta uma figura que os fãs ansiavam em ver.

Aqui, vemos Arthur Harrow sendo liberado da prisão e parando em um táxi, onde é recebido pelo deus Khonshu, pouco antes de ser assassinado por Jake Lockley, uma nova personalidade alternativa de Marc Spector, que parece ainda estar sob a influência do Deus da Lua. Com sorte, a próxima temporada pode focar no lado mais sombrio dessa identidade...

Imagem de capa do item

O chamado da Espada de Ébano

Onde acontece: Eternos

Ainda que não tenha sido completamente abraçado pela crítica e pelos fãs, Eternos está bem longe de ser o desastre que pintam, já que traz uma narrativa fora do convencional para o MCU e ainda apresenta várias ideias que podem ser melhor exploradas no futuro. Contudo, sua segunda cena pós-créditos trouxe vários questionamentos bem importantes.

Aqui, podemos ver Dane Whitman sendo atraído pela Espada de Ébano, o que sugere uma participação do Cavaleiro Negro no futuro da franquia. Além disso, temos a primeira participação do Blade, que conversa com o historiador mesmo sem aparecer, dando a entender que o herói fará parte de uma equipe montada pelo Caçador de Vampiros.

Imagem de capa do item

Um novo semideus no pedaço!

Onde acontece: Thor: Amor e Trovão

Apesar dos pesares, Thor: Amor e Trovão conseguiu impressionar os fãs em sua primeira cena pós-créditos, onde retornamos para a Cidade da Onipotência e reencontramos Zeus, que manda seu filho, Hércules, para se vingar do Deus do Trovão. A cena é coroada com a participação de Brett Goldstein no papel do Leão do Olimpo.

Como o filme ajudou a expandir as mitologias no Universo Cinematográfico da Marvel, é justo pensar que um possível quinto longa do Thor explore a rivalidade entre os deuses nórdicos e os olimpianos. Isso por si só já atrai o interesse para uma eventual sequência, mas torcemos para que o filme seja melhor que esse quarto capítulo da franquia...

Imagem de capa do item

Troca de lugares

Onde acontece: Ms. Marvel

Cheia de coração e com uma protagonista adorável, Ms. Marvel fez um bom trabalho na hora de adaptar as aventuras de Kamala Khan para o Universo Cinematográfico da Marvel, além de ter deixado algumas surpresas para os fãs. A cena pós-créditos, no entanto, parece ser o mote perfeito para As Marvels, que estreia em julho deste ano.

Aqui, Kamala nota um estranho brilho em seu bracelete e, de repente, some, deixando em seu lugar uma Carol Danvers completamente perdida. Ainda não sabemos o que isso significa, mas certamente será um elemento crucial do encontro das duas heroínas, o que só nos deixa mais ansiosos para ver Carol e Kamala juntas em ação.

Imagem de capa do item

Uma visitante do Multiverso...

Onde acontece: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Com a impecável direção de Sam Raimi e um roteiro não tão espetacular de Michael Waldron, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura veio com a promessa de nos oferecer um grande vislumbre do Multiverso, mas nos contentamos apenas com uma espiadinha. Porém, a primeira cena pós-créditos promete ainda mais.

Aqui, vemos Clea - interpretada por Charlize Theron - rompendo as barreiras do Multiverso para encontrar Stephen Strange. A cena já deixa claro todos os problemas causados pelo mago e como isso vai se conectar diretamente à trama de Vingadores: Guerras Secretas, já que o Mestre das Artes Místicas desencadeou uma série de Incursões pelos universos.

Imagem de capa do item

Mais Eternos a caminho...

Onde acontece: Eternos

Se a segunda cena pós-créditos de Eternos já traz alguns conceitos bem curiosos para o futuro do MCU, é a primeira cena que fez todo mundo ficar louco. Aqui, vemos uma parte da equipe composta por Thena, Makkari e Druig viajando pelo espaço quando são surpreendidos pela chegada de Pip, o Troll e Starfox.

O Eterno interpretado por Harry Styles é irmão de Thanos e parece estar convocando vários Eternos para formar uma verdadeira revolução contra os Celestiais, o que certamente seria uma ótima trama para uma possível sequência. Porém, com um resultado decepcionante na bilheteria e críticas negativas, ainda não sabemos se isso sairá do papel um dia...

Imagem de capa do item

O mistério dos Dez Anéis

Onde acontece: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Inaugurando nosso pódio, está a primeira cena pós-créditos de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, a única cena em toda a Fase 4 que mostra que os Vingadores ainda estão operando juntos, mesmo que não estejam reunidos para enfrentar grandes ameaças. Aqui, Wong convoca Shang-Chi para uma reunião, onde fala sobre a origem dos Dez Anéis.

A cena coloca grandes expectativas para o futuro da franquia, e por mais que alguns acreditassem que tudo seria revelado em Eternos, parece que nós teremos que esperar um pouco mais para saber de onde vieram as dez armas letais usadas por Wenwu. Além disso, podemos reencontrar o Hulk e a Capitã Marvel, o que certamente é um bônus.

Imagem de capa do item

Sob o domínio do Darkhold

Onde acontece: WandaVision

Em segundo lugar, está a segunda cena pós-créditos de WandaVision, que parece ser a maior ponte entre a série e os eventos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Aqui, vemos Wanda Maximoff vivendo isolada nas montanhas, estudando o Darkhold de cabo a rabo e se deixando levar pelos encantos do livro maldito.

Apesar de todo o arco de redenção e aprendizado pelo qual Wanda passou ao longo da série, a influência do Darkhold a coloca em um caminho sombrio, e isso justifica as ações da Feiticeira Escarlate em Multiverso da Loucura. A cena ainda mostra que os filhos de Wanda estão vivos em outra realidade, e dá esperanças para que Billy e Tommy apareçam no futuro do MCU.

Imagem de capa do item

T'Challa Para Sempre!

Onde acontece: Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Embora muitos já estejam acostumados com cenas pós-créditos que trazem pistas e teasers para o futuro, às vezes menos é mais, como prova o primeiro lugar da nossa lista. Em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, somos convidados a reconhecer o impacto que a morte de T'Challa teve sobre os habitantes de Wakanda e os familiares do herói.

A única sequência extra do filme mostra Shuri conhecendo seu sobrinho, Toussaint - ou T'Challa, como é seu nome no idioma de Wakanda. Por mais que a cena dê margem para futuras aparições do menino e um novo Pantera Negra, é uma forma bonita de homenagear o legado de Chadwick Boseman e concluir o arco de T'Challa.