Call of Duty: 10 fatos e curiosidades sobre o modo Zombies

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Call of Duty: 10 fatos e curiosidades sobre o modo Zombies

Por Lucas Rafael

Em 2008, era lançado Call of Duty: World At War, um game de tiro em primeira-pessoa que revolucionou o mercado do gênero ao trazer uma campanha épica e um modo multijogador intenso.

Mesmo no meio de tanto conteúdo de qualidade, World At War trazia ainda um modo extra que cravou seus dentes no coração dos fãs: o mini-game Zombies, que colocava o jogador em rodadas de sobrevivência contra mortos-vivos nazistas.

Com o seu sucesso, Zombies voltou a aparecer em diversos jogos da franquia, sempre evoluindo e apresentando novidades como zumbis diferentes, novos mapas, personagens e armas.

Já que o modo Zombies retorna em Call of Duty: Black Ops Cold War, que lança dia 13 de novembro deste ano, que tal conferir algumas curiosidade sobre o encontro de uma das maiores franquias de FPS e o reino dos mortos-vivos?

Nesta lista, confira 10 fatos e curiosidades sobre o modo Zombies! Pegue uma Perk-a-cola geladinha e vem com a gente.

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Quase mais morto do que vivo...

Durante a produção de Call of Duty: World At War, a desenvolvedora Treyarch começou a trabalhar no modo Zombies paralelamente ao jogo principal e, de quebra, sem a aprovação dos superiores.

Era só uma diversão despretensiosa da equipe, ver quem duraria mais tempo sobrevivendo às hordas infernais de zumbis nazistas. De repente, muitos funcionários se viram viciados no modo "de brincadeira". A coisa ficou tão popular que logo chegou nos ouvidos da publicadora do game, a Activision.

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Não era pra ser tão popular!

Mesmo com a Activision jogando e aprovando o modo Zombies para inclusão em World At War, a publicadora não botava fé no produto. O modo-extra nunca foi anunciado nas campanhas de marketing do jogo e era praticamente uma surpresa desbloqueável só para quem terminasse o modo campanha.

Logo, todos ficaram surpresos quando a popularidade do modo Zombies explodiu, se tornando uma figura carimbada dos jogos da Treyarch e aparecendo em diversos títulos Call of Duty desde então.

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O mapa Der Riese é inspirado num local real

Der Riese, mapa que deu as caras primeiro em Call of Duty: World At War e depois voltou no primeiro Black Ops, é inspirado numa localização que de fato existiu!

Aí por meados de 1943, os nazistas criaram uma série de túneis e instalações subterrâneas, buscando proteção dos bombardeios realizados pelos Aliados. Tais instalações subterrâneas contemplavam fábricas e estruturas de alojamento, garantindo a segurança dessas construções.

O projeto foi chamado de Riese (gigante em alemão), e serviu de inspiração para modelar o mapa Der Riese, de Call of Duty Zombies.

As primeiras instalações se deram em montanhas da Polônia, e diversas teorias da conspiração surgiram indicando que tais túneis e instalações serviam para experimentos tecnológicos nazistas, incluindo uma "nave" de transporte. CoD se beneficiou da mitologia em torno do projeto Riese e acrescentou zumbis na equação.

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Uma arma mais que especial

Uma das Wonder Weapons (armas especiais do modo Zombies) mais poderosas da franquia é a Wunderwaffe DG-2, e ela está presente no mapa Der Riese. Agora, quando você dá Pack-a-Punch (uma melhoria feita numa máquina) nesta arma, ela passa a se chamar Wunderwaffe DG-3 JZ, uma referência à Jimmy Zielinski, ex-funcionário da Treyarch e criador do modo Zombies.

Rostinhos conhecidos...

Call of Duty é uma franquia conhecida por trazer atores famosos para atuarem nos games, e não é diferente no modo Zombies! Diversos atores de calibre já emprestaram sua performance à personagens do modo, em especial, vale relembrar o mapa Call of the Dead, que reúne Danny Trejo (Machete), Robert Englund (A Hora do Pesadelo), Sarah Michelle Gellar (Buffy), Michael Rooker (Guardiões da Galáxia) e até mesmo o lendário diretor George Romero.

Entre outros nomes conhecidos que já passaram pelo modo, estão Jeff Goldblum (A Mosca, Jurassic Park), Ron Perlman (Hellboy), Heather Graham (Boogie Nights), Ray Liotta (Goodfellas) e David Tennant (Doctor Who), entre muitos outros.

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Teorias da conspiração...

Funcionários da Treyarch já admitiram se inspirar bastante em teorias da conspiração para tecer a trama do modo Zombies. Como falamos acima sobre o mapa inspirado num projeto nazista real, havia a conspiração de que tais instalações subterrâneas nas montanhas da polônia estavam servindo como campos de teste para tecnologias de transporte... incluindo uma espécie de disco voador nazista.

Um dos temas conspiratórios recorrentes que está presente aqui é o dos Illuminatis, um grupo secreto que controla o mundo das sombras. No momento, há diversas teorias e alusões ao grupo circulando o modo Zombies, como algumas menções aqui e ali, símbolos estranhos e coisas desse tipo., além do envolvimento direto de um dos vilões do modo com o grupo. Será que o modo Zombies de Black Cops Cold War vai nos dar mais pistas? Já sabemos que a história vai sofrer uma espécie de reboot, mas ainda assim, com a questão dos multiversos envolvida, tudo é possível...

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Cancelem a viagem à lua!

Se você nunca jogou o modo Zombies, já deu pra pescar um pouco da essência da coisa com os itens acima, certo? Conspirações, experimentos nazistas e coisa e tal. Bem, no primeiro Black Ops há o celebrado mapa Moon, um dos favoritos dos fãs que leva o jogador para matar zumbis no espaço. Acontece que a Treyarch tinha outros planos para o jogo. No lugar de Moon, a desenvolvedora queria implementar um mapa ambientado em Paris.

No correr da carruagem, o mapa parisiense foi riscado e o querido Moon entrou em seu lugar.

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O primeiro personagem de Zombies

Como mencionado anteriormente, o modo Zombies começou de maneira bem despretensiosa nas entranhas dos escritórios da Treyarch. Quem está inteirado do modo atualmente sabe que a história evoluiu para níveis absurdos, sendo inicialmente, um passatempo dos desenvolvedores e um easter-egg liberado ao fim de World at War.

Nessa época menos convoluta da franquia, costumamos pensar na primeira fornada de personagens disponíveis: Richtofen, Dempsey, Nikolai e Tako. No entanto, no primeiro mapa de Zombies, Nacht der Untoten, apenas Dempsey era reconhecido pela trama.

Só depois, com o lançamento de Shi No Numa, viemos a conhecer o restante dos primeiros heróis, o que torna Dempsey o primeiro numa vasta galeria de personagens.

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Sucesso de público, fracasso de crítica...

Quando Zombies deu as caras pela primeira vez em World At War, a crítica olhou com desdém para o modo, o taxando como nada demais e esquecível. No entanto, os jogadores abraçaram Zombies com fervor, fazendo com que novos mapas do modo fossem disponibilizados via atualizações e até mesmo o desbloqueando logo de cara, sem que o jogador precisasse terminar a campanha de World At War para experimentá-lo.

O resto é história. Apesar de ter recebido críticas negativas, o modo Zombies retornou em cada novo game de CoD desenvolvido pela Treyarch.

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Chegando para ficar...

Hoje em dia, muitos fãs encaram o modo Zombies como uma campanha à parte, desvendando os mistérios de seus mapas, se aprofundando na história e sobrevivendo às hordas de abominações carnívoras. Call of Duty: Black Ops foi o primeiro game onde mais atenção e foco foram direcionados ao modo, o tornando mais parrudo, completo e, consequentemente, mais cativante.

Desenrolando uma história envolvendo multiversos, uma batalha de raças anciãs, pirâmides na lua e esse tipo de coisa absurda que a gente tanto gosta, Zombies passou a ser parte integral da experiência CoD, assim como o multiplayer e a campanha. E tudo começou como um mini-game bônus sem grandes pretensões.

Agora, em Call of Duty: Black Ops Cold War, o modo retorna, trazendo uma nova história, personagens e armas. Preparado para embarcar nessa?

Call of Duty: Black Ops Cold War chega na PlayStation Store no dia 13 de novembro para PlayStation 4 e em 19 de Novembro para PlayStation 5!