10 bons filmes de super-heróis que não são da Marvel e nem da DC

Capa da Publicação

10 bons filmes de super-heróis que não são da Marvel e nem da DC

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, os super-heróis se tornaram o pináculo principal da cultura pop. Seja nos cinemas, nas séries de TV e streaming ou até mesmo nos jogos, essas figuras saídas diretamente das HQs conquistaram uma legião de fãs e hoje, todo mundo gosta de ver a pancadaria rolando solta enquanto personagens mascarados tentam salvar o mundo.

E por mais que falar em super-herói nos remeta diretamente aos grandes bastiões da DC e da Marvel Comics, vale ressaltar que muitos personagens de outras editoras – e até outros heróis originais – já tiveram destaque nas telonas. Por isso, listamos aqui 10 bons filmes de super-heróis que não são da Marvel e nem da DC Comics!

Imagem de capa do item

Darkman: Vingança Sem Rosto (1990)

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Sam Raimi sempre foi um nerd completo viciado em histórias de super-heróis, e antes mesmo de comandar sua trilogia do Homem-Aranha ou Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, ele já tinha apresentado ao mundo seu próprio defensor graças a Darkman: Vingança Sem Rosto, filme de 1990 protagonizado por Liam Neeson.

Na trama, o Dr. Peyton Westlake é um célebre cientista traído, que acaba sendo deixado para morrer queimado. Milagrosamente, ele sobrevive e parte em busca de vingança contra todos aqueles que foram responsáveis. O filme é um projeto de paixão de Raimi e traz vários elementos do cinema noir, mas tudo com um toque que parece saído diretamente de uma HQ pulp.

Imagem de capa do item

O Corvo (1994)

Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Caso você nunca tenha visto, provavelmente deve lembrar de O Corvo por conta da história trágica dos bastidores, que resultou na morte do ator Brandon Lee - e por mais que esse evento traumático seja o chamariz da franquia, o primeiro longa ainda carrega consigo muitos méritos próprios que o tornam uma obra indispensável para os fãs de super-heróis.

Baseado nos quadrinhos homônimos de James O'Barr, o filme dirigido por Alex Proyas segue a história de Eric Draven, um jovem músico que, após ser morto, retorna à vida para se vingar daqueles que mataram a ele e sua noiva. Assim como Darkman, é um filme muito influenciado pela estética noir, mas com uma roupagem que só seria possível nos anos 90.

Imagem de capa do item

A Máscara do Zorro (1998)

Onde assistir: HBO Max e NET Now

Você com certeza já deve ter se deparado com A Máscara de Zorro em alguma exibição na TV aberta. No entanto, o filme ainda permanece sendo uma das melhores representações do herói criado por Johnson McCulley, o que certamente vai agradar os fãs de histórias de vingadores mascarados com capa e espada.

A trama segue Alejandro Murrieta, o "aprendiz" do Zorro, que segue os passos de seu mestre enquanto se apaixona pela bela Elena Montero. Além de ter ótimas cenas de ação e um clima aventuresco que está em falta no cinema atual, o longa ainda conta com atuações incríveis de Antonio Banderas, Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones.

Imagem de capa do item

Corpo Fechado (2000)

Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Conhecido por seus plot twists e reviravoltas surpreendentes, M. Night Shyamalan também já se debruçou sobre o mito dos super-heróis em um de seus filmes mais aclamados. Corpo Fechado conta a história de um homem completamente impenetrável, que não fica doente e que passa a usar esses dons para salvar as pessoas ao seu redor.

Com um trabalho incrível de Bruce Willis no papel principal, o longa não só é uma homenagem a esse arquétipo dos quadrinhos como também traz uma interessante discussão sobre moralidade e o papel de um super-vilão. É válido lembrar que o filme acabou tendo duas "sequências" que compõem um universo compartilhado: Fragmentado (2016) e Vidro (2019).

Imagem de capa do item

Hellboy (2004)

Onde assistir: Claro Vídeo e AppleTV+ (aluguel)

Guillermo del Toro é um dos maiores gênios do cinema atualmente, e sua obra parece muito inclinada a desmistificar a figura dos monstros e como eles são paralelos para a nossa própria humanidade. É possível ver respingos disso em Hellboy, de 2004, que adapta o personagem criado nos quadrinhos de Mike Mignola.

Aqui, além de uma história emocionante envolvendo um garoto vindo direto do inferno, temos uma construção de mundo absurda e visuais icônicos, tudo com maquiagem e efeitos práticos. Posteriormente, Del Toro teve a chance de expandir ainda mais a mitologia por trás da saga em Hellboy II: O Exército Dourado, de 2008.

Imagem de capa do item

Sky High: Super Escola de Heróis (2005)

Onde assistir: Disney+

Atualmente, a Disney é a maior porta-voz dos super-heróis nos cinemas, já que é a casa do Universo Cinematográfico da Marvel. Porém, em 2005, eles não tinham os direitos da Casa das Ideias, e isso os forçou a fazer coisas bem interessantes nesse sentido. Um belo exemplo é Sky High: Super Escola de Heróis, que traz uma aventura muito divertida e eletrizante.

Aqui, conhecemos Will Stronghold, o filho de dois dos maiores heróis do mundo, que é mandado para a Sky High, uma escola onde jovens podem aprender a dominar seus superpoderes. No entanto, ele logo percebe que a escola não é tão diferente dos colégios "normais", já que vê uma grande cisão entre aqueles que são considerados heróis e os "ajudantes".

Imagem de capa do item

Heróis (2009)

Onde assistir: Star+, Paramount+, GloboPlay e HBO Max

Chris Evans já provou seu valor em dose dupla na Casa das Ideias, seja no papel de Tocha Humana nos dois filmes do Quarteto Fantástico da Fox ou como o Capitão América do MCU. Porém, entre os dois papéis, ele acabou fazendo um filme de super-heróis bem diferente, o subestimado Heróis, de 2009.

Na trama, Evans interpreta Nick Grant, um telecinético que precisa se unir a outras pessoas com superpoderes para destruir uma organização que quer fazer testes com eles, para criar um exército de supersoldados. Além de Evans, o filme ainda traz em seu elenco nomes como Dakota Fanning, Corey Stoll, Ming-Na Wen e Djimon Hounsou.

Imagem de capa do item

Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010)

Onde assistir: AppleTV+ (aluguel)

Em teoria, a HQ que deu origem a Kick-Ass: Quebrando Tudo faz parte do selo Icon da Marvel. Porém, como a franquia de Mark Millar nunca teve qualquer relação com os heróis da editora, faz sentido colocá-la em uma lista como essa. Lançado em 2010, o filme dirigido por Matthew Vaughn imagina o que aconteceria se pessoas normais decidissem se tornar heróis.

Estrelado por Aaron Taylor-Johnson no papel do nerd Dave Lizewski, o longa mostra como ele decidiu se tornar um vigilante e acabou conhecendo, no processo, os brutais Big Daddy (vivido por Nicolas Cage) e a Hit-Girl (vivida por Chloë Grace Moretz). O longa ainda teve uma sequência em 2010, mas que infelizmente não é tão boa quanto o original.

Imagem de capa do item

Super (2010)

Onde assistir: Prime Video

James Gunn é a figurinha do momento quando o assunto é super-heróis. Além de ter feito dos Guardiões da Galáxia grandes astros do MCU, o cineasta também reformulou O Esquadrão Suicida para a DC Comics e será o grande responsável por arquitetar o universo da editora do zero. Mas ele também já fez algumas histórias fora das grandes titãs dos quadrinhos.

Super foi lançado em 2010 e traz Rainn Wilson no papel de Frank Darbo, um cozinheiro que decide se transformar em um herói por conta própria, para tentar resgatar sua esposa das mãos de um poderoso traficante de drogas. Cheio do humor ácido e inusitado de Gunn, o filme ainda nos traz personagens incríveis vividos por Elliot Page, Liv Tyler e Kevin Bacon.

Imagem de capa do item

Megamente (2010)

Onde assistir: Netflix e AppleTV+ (aluguel)

Para fechar essa lista, trazemos uma animação que nos oferece um ponto de vista bem diferente para as histórias de super-heróis. Megamente tem como protagonista um vilão alienígena que quer receber toda a aclamação que lhe foi negada a vida toda, enquanto seu rival, o Metro Man, é uma figura ovacionada por todos na Terra.

O filme serve como uma grande paródia de várias figuras famosas das HQs, sobretudo personagens da DC Comics. Porém, no fim, é uma trama muito interessante sobre o conceito de vilania e sobre segundas chances. Para além disso, o elenco de vozes é brilhante, contando com Will Ferrell, Jonah Hill, Tina Fey, J.K. Simmons e até mesmo Brad Pitt.