10 vezes em que o Batman derrotou um inimigo que parecia invencível

Capa da Publicação

10 vezes em que o Batman derrotou um inimigo que parecia invencível

Por Raphael Martins

Quando se pensa em personagens “apelões” da DC, é comum que o Batman apareça em algum momento no meio da conversa. O cavaleiro das trevas já cansou de mostrar que, com muito preparo, estratégia, sangue frio e também sorte, não existe inimigo que ele não possa derrotar.

Nessa lista, você conhecerá alguns adversários que o morcego já venceu, mesmo eles sendo muito mais poderosos do que ele. Não o subestime: ele pode estar bem atrás de você…

Imagem de capa do item

Lanterna Verde

Um Lanterna Verde leva em seu dedo a arma mais poderosa do universo: o anel de poder, capaz de dar forma à sua vontade da maneira que o portador desejar. Alguém com um desses e uma força de vontade inabalável pode ser bem difícil de se derrotar... a menos que o adversário seja o Batman.

Em um dos painéis mais emblemáticos de Liga da Justiça Internacional, a fase mais cômica do supergrupo, o morcego detona Guy Gardner com um único soco, após ouvir que não passava de um homem comum. Esse não tenta de novo tão cedo...

Imagem de capa do item

Ra's Al Ghul

Um dos mais perigosos inimigos recorrentes do Batman é Ra's Al Ghul, um imortal que usou suas centenas de anos de vida para se aprimorar em incontáveis métodos de assassinato. Com sua Liga dos Assassinos e seu Poço de Lázaro, ele está acima de muitos vilões do universo DC.

E ainda assim, o herói sempre consegue derrotá-lo, mesmo depois de ter o peito atravessado por uma pá em um de seus muitos combates, algo que rolou durante a saga O Nascimento do Demônio.

Imagem de capa do item

Homem-Coruja

O pior inimigo de um homem é ele mesmo. No caso do Batman, isso é bem literal: vindo diretamente da Terra-3, o Homem-Coruja tem todas as habilidades e conhecimentos de Bruce Wayne, mas os usa para o mal como um membro da Sindicato do Crime.

Apesar de estar em pé de igualdade com o Batman, o vilão não tem algo que deixa o herói ainda mais forte: seu forte senso de justiça e seu desejo de proteger os inocentes. Por isso, e por seus excesso de confiança, o Homem-Coruja quase sempre cai derrotado aos pés do cavaleiro das trevas, como aconteceu na animação Liga da Justiça: Crise em Duas Terras.

Imagem de capa do item

Batman que Ri

Falando em versões alternativas malignas do Batman, o Batman Que Ri é ainda mais perigoso que qualquer outra. Em um universo paralelo sombrio, Bruce Wayne foi corrompido pela toxina do Coringa.

Ao invadir a Terra primordial durante a saga Noite de Trevas: Metal, o vilão é derrotado pelo herói, primeiramente com a ajuda do Coringa. Depois, quando ele retorna ainda mais perigoso, é novamente vencido pelo morcego original, dessa vez sendo preso no QG da Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

O Predador

Os anos 90 foram uma época de muita experimentação nos quadrinhos, rendendo tanto fases bizarras quanto resultados interessantes. Uma dessas coisas legais foi um crossover entre o Batman e o Predador. Sim, o monstro do cinema!

Em Batman vs Predador, publicado em 1991, o herói enfrenta um exemplar da raça de caçadores intergalácticos, logicamente vencendo no final. A arma usada para derrotá-lo? Um... taco de baseball. Pois é.

E essa nem foi a única vez que ele enfrentou e venceu um Predador, isso aconteceu mais três vezes nos quadrinhos! Ah, os anos 90...

Imagem de capa do item

Capitão América

As responsabilidades do Batman não terminam na fronteira de seu universo, e nem seus adversários. Um dos mais difíceis - e mais ilustres - foi ninguém mais, ninguém menos que o Capitão América!

No mega-crossover DC vs Marvel, publicado em 1996, o cavaleiro das trevas e o sentinela da liberdade se enfrentaram em uma batalha ferrenha, que durou horas e deixou ambos totalmente exaustos. Usando a vantagem do terreno onde a luta rolou para criar uma brecha para atacar, Batman foi o vencedor, e ainda por cima salvou a vida do Capitão depois do fim da luta.

Imagem de capa do item

Hulk

O Capitão América não foi o único Vingador que o Batman derrotou. Sendo o mestre do impossível que é, o morcego já levou ao chão ninguém mais, ninguém menos que o Hulk!

Isso aconteceu no número 127 da HQ DC Special Series Vol. 1, publicada em 1981. Nela, o Coringa rouba uma arma de raios gama e é perseguido pelo gigante esmeralda, o convencendo de que o Batman é o verdadeiro inimigo.

Usando de inteligência (e do poder do roteiro), o morcego joga um gás especial no Hulk, o forçando a prender a respiração. Quando o verdão já está no limite, o morcego lhe dá um belo chute no estômago, o fazendo liberar o pouco ar preso em seus pulmões e o deixando desacordado.

Imagem de capa do item

Darkseid

Poucos vilões da DC são mais poderosos que Darkseid, o senhor supremo de Apokolips. O novo deus já surrou seres do calibre do Superman e nem mesmo toda a Liga da Justiça junta conseguiu derrotá-lo quando o enfrentaram pela primeira vez em Os Novos 52.

Mas em Crise Final, Darkseid cometeu um erro mortal: deixou o herói vivo. Ao se libertar de seu confinamento no planeta do vilão, o morcego lhe dá um tiro, o ferindo mortalmente. Mas a vitória teve seu preço e o Batman acabou vagando pelo tempo após ser atingido pela Sanção Ômega.

Imagem de capa do item

Superman

Ninguém duvida que o Superman é o herói mais poderoso de todo o universo DC, e que se ele realmente quisesse, o Batman já estaria morto à muito tempo. Mas em quase todas as vezes que eles se enfrentam, o homem de aço leva a pior.

Apesar de ser bastante protegido pelo "poder do roteiro", uma frase dita pelo cavaleiro das trevas durante a saga Silêncio deixa claro o porquê de ele sair vitorioso tantas vezes contra o Kryptoniano.

"Minha maior arma contra o Clark não é nenhuma armadura e nem toda a Kryptonita do planeta. Se ele quisesse, simplesmente me esmagaria no asfalto quente com sua super-velocidade. Mas eu tenho uma arma contra ele que nenhum vilão ou herói possui: nossa amizade. Eu sei como Clark pensa e também sei que no fundo, ele é uma boa pessoa. E no fundo, eu não sou."

Imagem de capa do item

A Liga da Justiça

Todo mundo sabe que o Batman tem um plano de contingência para tudo. Até os planos dele tem planos. E caso algum membro da Liga da Justiça um dia mude de lado, ele está preparado.

Mas e se esses planos fossem usados contra ele? Isso acontece na saga Torre de Babel, publicada em 2000. Nela, Ra's Al Ghul rouba os arquivos Batman e os usa contra a Liga. Mas enquanto a ideia original era apenas incapacitá-los, o imortal adiciona uma pitada de maldade e por muito pouco não morre todo mundo.

Apesar de os planos terem sido usados por um vilão, eles foram criados pelo Batman, que se quisesse, os teria colocado em prática há muito tempo. E bom, uma vez que funcionou, ele quem deveria levar os créditos, certo?