Batem à Porta: As diferenças entre o filme de M. Night Shyamalan e o livro

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Batem à Porta: As diferenças entre o filme de M. Night Shyamalan e o livro

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Atualmente em cartaz nos cinemas, Batem à Porta é o mais novo filme de M. Night Shyamalan, diretor conhecido por retratar temas ligados à fé em seus projetos. Agora, ele retorna com a história de um casal gay e sua filha que, após chegarem a um chalé na floresta para passarem um final de semana, são visitados por estranhos que pedem que eles tomem uma decisão impossível para salvar o mundo do apocalipse.

O filme é baseado no romance O Chalé no Fim do Mundo, de Paul G. Tremblay, um livro que fez muito sucesso e chegou a receber o Bram Stoker Award, o “Oscar” dos livros de terror e fantasia. No entanto, a adaptação toma várias liberdades criativas em relação ao material original, e aqui listamos todas as diferenças entre Batem à Porta e o livro em que se baseou!

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A ordem das mortes

A história, tanto do livro quanto do filme, começa quando Eric (Jonathan Groff), Andrew (Ben Aldridge) e Wen (Kristen Cui) são visitados por 4 estranhos, Leonard (Dave Bautista), Adriane (Abby Quinn), Sabrina (Nikki Amuka-Bird) e Redmond (Rupert Grint). Juntos, eles são os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, e estão aqui para tentar reverter o fim do mundo.

No filme, eles pedem que a família se reúna e escolha um dos três para ser sacrificado, como única forma de deter o apocalipse. Enquanto Wen, Eric e Andrew se recusam a cumprir a tarefa, eles vão se matando e liberando as pragas no mundo. Primeiro, morre Redmond, seguido por Adriane. Então Sabrina é morta por Andrew e Leonard é o último a se matar.

No livro, a ordem dos eventos acontece de um jeito um pouco diferente. Redmond é o primeiro a morrer. Depois dele, Andrew se liberta e pega sua arma de volta, matando Adriane. Quando Wen morre após um disparo acidental, Leonard é morto por Sabrina, que se mata por último. A mudança na ordem provavelmente veio para dar mais destaque a Dave Bautista.

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O segredo de Redmond

O filme retira um pouco da ambiguidade da obra de Paul Tremblay, tudo isso enquanto tenta fornecer maiores respostas ao público. Por exemplo, em O Chalé no Fim do Mundo, Andrew suspeita que um dos estranhos, o grosseiro Redmond, tenha sido um dos responsáveis por um ataque que sofreu em um bar, por homofobia.

Ele passa boa parte do livro convencido - e tentando convencer Eric - que o visitante era Jeff O'Bannon, um homem que o mandou pro hospital. Mas em momento algum isso é revelado, e ficamos sem saber se ele estava certo ou se estava apenas tentando racionalizar tudo que se desenrolava bem na sua frente.

Já o filme retira essa reflexão quando Andrew escapa e pega a carteira que pertencia a Redmond. Lá, ele revira alguns documentos que comprovam que Redmond era, de fato, Jeff O'Bannon. Isso faz com que ele tenha ainda mais certeza de que os visitantes fazem parte de um culto homofóbico, e que estavam apenas querendo matar ele e seu marido.

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O apocalipse é real?

Outra questão relacionada à ambiguidade da obra está no próprio conceito por trás do filme. Em Batem à Porta, passamos um bom tempo sem nem saber se o apocalipse anunciado pelo quarteto de visitantes é real ou não, já que todas as "provas" vêm da televisão e podem ter acontecido muito antes dos eventos do filme.

Lá pela metade, no entanto, o filme abandona esse caráter ambíguo para que possa comprovar que sim, o apocalipse é real. Isso fica ainda mais nítido ao final, quando Leonard se mata na varanda. Ao fundo, podemos ver os aviões caindo, enquanto raios fustigam a floresta nos arredores do chalé. Isso retira a ambiguidade do livro novamente.

Em O Chalé no Fim do Mundo, o clima é bem parecido com a primeira parte do longa. Nunca sabemos ao certo se o que está acontecendo é real ou não, e isso se mantém até o final da trama, quando Wen é assassinada e Eric e Andrew decidem não impedir o fim do mundo, enquanto os dois rumam em direção ao (possível) apocalipse.

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O destino de Wen

Wen é um dos maiores destaques do longa. Filha adotiva de Andrew e Eric, ela representa a pureza e a inocência da humanidade. Isso, aliado ao receio de Hollywood em matar crianças em filmes, faz com que a personagem tenha um destino bem diferente em relação ao livro, e isso faz com que todo o desdobramento do clímax seja diferente na adaptação.

Em O Chalé no Fim do Mundo, Wen está com Eric dentro do chalé bem no momento em que Andrew consegue escapar e recuperar a arma que ficou no cofre de segurança do carro da família. Quando retorna ao chalé, ele bate de frente com Leonard e os dois começam a brigar, o que acaba disparando a arma acidentalmente e matando Wen ali mesmo.

Já em Batem à Porta, Leonard e Andrew até brigam e se embolam justo quando a arma está destravada, mas nenhum tiro é dado. Por isso, Wen acaba sobrevivendo ao final, o que muda consideravelmente o destino de seus pais e o desfecho da trama. No livro, o próprio Leonard se recusa a fazer qualquer outra coisa após ver Wen morta.

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O sacrifício final

A ausência da morte de Wen muda drasticamente o final da história no filme, resultando em uma conclusão agridoce. Em Batem à Porta, Eric começa a se questionar sobre a veracidade do apocalipse e conversa com Andrew. Ele então decide se sacrificar, e mesmo relutantemente, Andrew dispara contra o marido, impedindo o fim do mundo.

Porém, em O Chalé no Fim do Mundo, a história acaba bem diferente. A morte de Wen faz com que Eric e Andrew percebam que não há esperança na Terra e que, se Deus não é capaz de impedir o fim do mundo mesmo após a morte de sua filha, então não há chance deles se sacrificarem para impedir o apocalipse.

Assim, eles decidem ir embora após a morte de Leonard e Sabrina, e o livro termina com os dois usando o carro em que os visitantes chegaram, mas até ali não temos indício algum de que o apocalipse estava acontecendo de fato, e o que resta para os personagens é o luto e o pesar pela morte de sua filha.