10 episódios mais emocionantes de Avatar: A Lenda de Aang

Capa da Publicação

10 episódios mais emocionantes de Avatar: A Lenda de Aang

Por Evandro Lira

Ainda que seja um desenho animado, Avatar: A Lenda de Aang é certamente uma das séries que maltratou e confortou os corações de seus espectadores quase que na mesma medida. O programa da Nickelodeon é cheio de momentos difíceis e sombrios, que causaram choque, tristeza e ansiedade, e esta lista está aqui para não nos deixar mentir.

Escolhemos 10 episódios que levaram às emoções dos fãs de Avatar às alturas. No entanto, cuidado, esta lista tem grandes chances de te fazer querer começar a maratonar o desenho imediatamente!

Confira:

Imagem de capa do item

“O Templo do Ar do Sul”

Logo no início da série, no 3º episódio, Aang é confrontado com a triste verdade sobre seu povo: eles haviam sido massacrados e extintos pela Nação do Fogo.

O jovem Avatar, acompanhado de Katara e Sokka, viaja até o Templo do Ar do Sul e encontra o local desabitado e em ruínas. É lá que Aang realmente se dá conta da desumanidade da Nação do Fogo e acessa o Estado Avatar, em uma sequência realmente comovente.

Imagem de capa do item

“A Tempestade”

O 12º episódio do Livro Um de Avatar foca no passado dos personagens, mais precisamente no de Aang e Zuko. Enquanto Aang conta para a Katara toda a história de como ele fugiu do Templo do Ar e acabou sendo aprisionado em um iceberg, Iroh narra para a tripulação de Zuko como o Príncipe da Nação do Fogo foi exilado pelo seu pai.

Ambos os flashbacks são realmente trágicos e fornecem uma nova visão sobre Zuko e Aang como inimigos que possuem muito em comum. Se Aang carrega a culpa por ter fugido e não conseguido salvar seu povo, Zuko é atormentado desde então por não ter sido o filho que o Senhor do Fogo gostaria.

Imagem de capa do item

“O Cerco do Norte - Parte 2”

O 20º episódio do Livro Um que também é o final da primeira temporada nos coloca na difícil posição de assistir ao sacrifício da Princesa Yue da Tribo da Água do Norte. A personagem, cuja vida havia sido salva pelo espírito da lua na infância, decidiu dar sua vida para trazer o espírito da lua de volta, uma vez que o almirante Zhao o havia matado.

Além disso, no episódio, vemos Aang acessando o Estado Avatar para destruir a Nação do Fogo, bem como toda sua jornada ao mundo espiritual.

Imagem de capa do item

"Os Contos de Ba Sing Se"

O episódio 15 do Livro Dois é um dos mais descontraídos de toda a série Avatar, mas se você o viu, certamente entende o que ele está fazendo na lista de episódios mais emocionantes. Entre várias pequenas histórias dos personagens vivendo em Ba Sing Se, encontramos na de Tio Iroh um dos momento mais tocantes.

Iroh passa o dia interagindo com vários cidadãos da grande cidade do Reino da Terra, e no fim reúne suprimentos para uma "ocasião especial". Ao chegar em um ponto alto da cidade, com o sol se pondo ao fundo, nos é revelado que aquele é o dia do aniversário de Lu Ten, filho falecido de Iroh. A história termina com ele sozinho, relembrando do filho e cantando uma canção de ninar.

Como se não bastasse a cena ser emocionante por si só, letreiros surgem para lembrar que o momento se trata de um "in memorian" para o ator Mako Iwamatsu, dublador de Iroh, que havia falecido há pouco tempo.

Imagem de capa do item

"Os Dias Perdidos do Appa"

O 16º episódio do Livro Dois de Avatar é certamente um dos mais emocionantes de toda a série. Nele, acompanhamos a jornada de Appa, o bisão voador de Aang, que após ser sequestrado por Dobradores de Areia acaba indo parar em um circo abusivo da Nação do Fogo.

Com a ajuda das Guerreiras Kyoshi, Appa consegue fugir, e ferido, ele retorna para seu lar da infância, o Templo de Ar do Leste. Lá, o bisão encontra um guru que diz como Appa pode encontrar Aang em Ba Sing Se. Ao final do episódio, Appa é capturado pelo Dai Li.

Imagem de capa do item

"As Encruzilhadas do Destino"

O 20º episódio do Livro Dois é um dos mais lembrados quando se trata de fortes emoções. O final da segunda temporada coloca Aang, Toph e Sokka para trabalhar ao lado de Iroh, quando descobrem que Katara e Zuko foram sequestrados.

Culminando numa batalha de tirar o fôlego, Katara, Aang e Iroh enfrentam Azula e são surpreendidos quando Zuko se coloca do lado da irmã, o que deixa Katara magoada e Iroh decepcionado. No fim, Aang tenta entrar no estado Avatar, mas sofre um ataque fatal de Azula e quase morre. Assim, o Time Avatar foge de Ba Sing Se e Katara revitaliza Aang usando a água do do Oásis do Pólo Norte.

Imagem de capa do item

"Os Atacantes do Sul"

Nesse 16º episódio do Livro Três de Avatar, Katara decide encontrar o soldado responsável pela morte de sua mãe, Kya. Assistimos a jovem dobradora de água em um verdadeira caçada de vingança, não medindo esforços para encontrar o assassino, chegando até mesmo a usar a Dobra de Sangue em um militar da Nação do Fogo.

No fim, ela acaba encontrando o homem chamado Yon Rha, que admite ter matado Kya e revela que a mulher morreu para proteger Kataria. Furiosa, Katara congela a chuva e envia vários pingos pontiagudos e sólidos em direção a Yon Rha, mas não consegue em ir em frente com seu plano de vingança e poupa a vida do homem.

Para além disso, o episódio ainda traz um flashback comovente da infância de Katara e Sokka, e mostra o crescimento da amizade entre Katara e Zuko.

Imagem de capa do item

“O Cometa Sozin - Parte 2: Os Velhos Mestres”

É no 19º episódio do Livro Três, o antepenúltimo episódio de Avatar que assistimos ao reencontro emocionante de Zuko e Iroh. Desde que havia traído o tio no final do Livro Dois, os fãs esperavam por esse momento. E quando ele finalmente veio, não poderia ser nada menos que um dos momentos mais lindos de todo o desenho.

Quando Zuko encontra o tio, ele espera uma reação nada amistosa, mas se surpreende com um abraço apertado. A partir daí uma conversa com direito à lágrimas se desenrola, com Iroh dizendo não ter ficado bravo com Zuko, apenas com medo por ele.

Imagem de capa do item

“O Cometa Sozin - Parte 3: Para o Inferno”

O 20º episódio do Livro Três é o penúltimo da série e é, claro, a essa altura as emoções já estão à flor da pele. A instabilidade mental de Azula, por exemplo, está cada vez mais grave. Em um acesso de raiva perto de sua coroação, a jovem corta seu próprio cabelo, expulsa todos os seus servos e passa a alucinar com imagens de sua mãe, com quem ela tem uma "conversa" bem forte.

Depois disso, a Princesa do Fogo é confrontada por ninguém menos que Zuko e Katara. Ela desafia o irmão para um duelo Agni Kai e acaba ferindo Zuko, quando este se joga na frente de um raio disparado para atingir Katara. Enquanto isso, Aang e Ozai finalmente se encontram e começam a travar a batalha que promete mudar o curso do mundo.

Imagem de capa do item

“O Cometa Sozin - Parte 4: O Avatar Aang”

Enfim, o último episódio da série nos coloca à par de várias resoluções e como não poderia deixar de ser o encerramento de uma série tão incrível, temos aqui vários momentos emocionantes. No Estado Avatar, Aang consegue derrotar Ozai, porém se recusa a matá-lo. Ao invés disso, ele utiliza uma antiga forma de dominação que tira a dobra de dentro de Ozai. Enquanto isso, Katara consegue dominar Azula e salvar Zuko com seus poderes curativos, e Sokka, Toph e Suki conseguem parar todas as aeronaves da Nação do Fogo e libertar Ba Sing Se.