Attack on Titan: Os 15 momentos mais emblemáticos do anime

Capa da Publicação

Attack on Titan: Os 15 momentos mais emblemáticos do anime

Por Flávia Pedro

Attack on Titan chegou ao fim após uma década de lançamentos e uma história que chamou a atenção do mundo inteiro. A trama é emocionante e contém inúmeras reviravoltas que marcaram a série, e hoje vamos relembrar os 15 momentos mais emblemáticos do anime. Vale ressaltar que sim, o anime possui muito mais cenas marcantes e, se a sua preferida ficou de fora, deixe-a nos comentários!

Bora pra lista?

Imagem de capa do item

A morte da mãe do Eren

O primeiro episódio, apesar de ter se iniciado mostrando uma vida pacata e crianças convivendo em uma pequena vila rural, logo muda de tom quando uma inesperada invasão Titã destruiu a Muralha Maria e deixou inúmeros mortos e feridos. Contudo, o primeiro episódio chega ao fim com uma das cenas mais marcantes da primeira temporada: a morte da mãe do protagonista, que foi devorada por uma Titã sorridente sinistra.

Claro que a morte aconteceu na frente de Eren e é a partir daí que a história se desenvolve, tanto com Eren inicialmente suprindo seu ódio por essas criaturas, quanto pelo tom sombrio, violento e sangrento que o anime assume a partir daí.

E, claro, se você assistiu o final de Attack on Titan, sabe a responsabilidade que o próprio Eren tem sobre esse acontecimento trágico, mas não vamos dar spoilers para os leitores que ainda estão atrasados.

Imagem de capa do item

Eren é um Titã?

Bom, esse momento é onde nós começamos a entender um pouco mais sobre a dinâmica dos Titãs que, até então, ainda era bem misteriosa. Eren estava nutrindo um ódio mortal por essas criaturas e estava disposto a dizimá-las da Terra, mas ele surpreendentemente se transforma em um titã racional e pega todos de surpresa (inclusive o telespectador).

A cena acontece no episódio seguinte ao personagem ser devorado por um titã na tentativa de salvar o seu amigo, Armin. Todos nós ficamos preocupados, afinal, o protagonista morreu (?), mas o que temos logo a seguir é a revelação de que Eren, na verdade, é o Titã de Ataque e ele consegue lutar contra os outros monstros!

Imagem de capa do item

A revelação de Annie

Com a invasão dos Titãs na Muralha Maria, muitos jovens acabaram ficando órfãos e, consequentemente, entrando para as forças armadas de Paradis. Eren, Mikasa e Armin, por exemplo, foram para a Tropa de Exploração, responsável por enfrentar diretamente os Titãs e, junto com eles, estava Annie: uma garota calma, calada e bastante habilidosa em técnicas de combate corpo-a-corpo.

Porém, uma Titã Fêmea similar ao Titã de Ataque de Eren aparece na história e tenta sequestrar o prota, mas o trio principal suspeita de Annie, fazendo uma armadilha para ela. Quando percebe que “a casa caiu”, a garota se revela uma traidora e abandona a personalidade calma, entregando ao público toda a verdade sobre ela.

Imagem de capa do item

A verdade sobre Bertholdt e Reiner

Reiner e Bertholdt são outros dois mentirosos, mas que fingiram muito bem! Ambos, assim como Annie, entraram para a Tropa de Exploração e conviviam diretamente com Eren e os demais jovens que perderam tudo após a invasão de Titã. Contudo, eles escondiam um segredo: foram eles os responsáveis por abrir o buraco na Muralha e permitir a entrada dos monstros gigantes.

Reiner é o Titã Blindado, Berthold o Titã Colossal e juntos (inclusive de Annie) tramaram esse plano de invasão para conseguirem se infiltrar na Ilha Paradis e se passar por moradores. No futuro é revelado que eles tinham uma missão específica dentro das muralhas, mas não vamos dar spoilers.

Imagem de capa do item

A surra que o Levi deu no Eren

Após descobrirem que Eren era um Titã poderoso, o garoto foi levado a julgamento e acabou se enrolando durante sua audiência. Levi então levanta, vai até Eren - que está preso - e desfere inúmeros chutes e pontapés em sua direção, deixando Eren bastante ferido. Quando o público assiste essa cena, inicialmente não entende o porquê do Capitão Levi ter agido dessa forma, mas depois descobrimos que tudo não passou de um teatro.

Tudo aquilo feito para convencer todas as testemunhas de que Levi podia manter Eren sob controle, coisa que a Polícia Militar não conseguiria fazer.

Imagem de capa do item

A primeira aparição do Titã Bestial

Bom, depois da aparição dos Titãs racionais como o Titã de Ataque, Titã Fêmea, Titã Blindado e Titã Colossal, ficou claro que poderia existir uma variedade diferente e poderosa dessas criaturas, bem diferentes daqueles mais bobalhões e só correm e devoram pessoas. Contudo, tudo muda quando o assustador Titã Bestial aparece pela primeira vez!

Como o nome sugere, ele tem uma aparência animalesca, sendo maior que os demais e coberto de pelos por todo o corpo, tendo presas no lugar dos dentes e uma ótima mira para atirar rochas enormes. Mas a grande surpresa veio quando vimos que esse Titã monstruoso podia falar!!! Isso mesmo, é difícil encontrar um fã de Attack on Titan que não tenha visto seu queixo cair nesse momento.

Imagem de capa do item

O beijo na mão da Historia

Na terceira temporada do anime, Historia já havia assumido o posto de Rainha e a Tropa de Exploração havia derrotado os Titãs inimigos, o que levou-os a uma cerimônia para receber medalhas de condecoração. Acontece que essa cerimônia contava com um beijo na mão de Historia, o que despertou em Eren lembranças tão tenebrosas e assustadoras que o jovem ficou apavorado.

O motivo dessas “visões” foi explicado, já que no mesmo episódio é revelado que o Titã de Ataque possui a capacidade de acessar as memórias passadas e futuras de seus herdeiros. Ou seja, nesse momento, Eren tem um vislumbre de tudo o que aconteceria no futuro, ou seja: o Estrondo e o - quase - fim do mundo.

Imagem de capa do item

Eren e seu controle sobre outros titãs

Depois de muito apanhar na vida, Eren começou a aprender a lidar com suas habilidades de Titã e foi trabalhando isso aos poucos. Um dos momentos icônicos e emocionantes que o vemos atingir um novo nível é quando ele descobre que pode controlar outros Titãs normais.

Essa cena é bem legal como um todo, já que temos a soma de trilha sonora, enredo, o momento de tensão, a tentativa de salvar as pessoas e o grito desesperado de um garoto que só quer proteger quem ama.

Imagem de capa do item

O último discurso de Erwin

Na segunda parte da terceira temporada, quando estavam sob um ataque do Titã Bestial, Erwin fez um discurso inesquecível. Ele era o principal líder da Tropa de Reconhecimento e, para encorajar seus cavaleiros a lutar e morrer lutando, ele disse em meio as suas falas uma frase que se popularizou: “Ofereçam os seus corações!”

“Não faz diferença nenhuma. Não importa quais eram seus sonhos e ambições. Não importa se sua vida foi boa ou miserável. Todos nós vamos morrer uma hora… Isso quer dizer que a vida não tem sentido? Que nosso nascimento não teve sentido? E os nossos colegas que caíram antes? As vidas deles também foram sem sentido? Não, não foram! Nós damos sentido às vidas dos nossos colegas! Uns morreram com coragem, outros com medo, mas quem dá sentido a vida deles somos nós, os vivos que não vão esquecer deles! Morremos confiando nossa memória aos vivos que vão continuar, esse é um ato de rebeldia contra esse mundo cruel! Vão soldados! Gritem soldados! Ofereçam os seus corações!”

Imagem de capa do item

Levi VS Titã Bestial

Durante um ataque impiedoso liderado por Zeke, o Titã Bestial, quase toda a Tropa de Exploração foi dizimada. Ao seu lado, diversos Titãs comuns estavam sob seu comando e Zeke chegou a até mesmo lamentar as baixas do lado humano após seu ataque brutal…

O que ele não contava era que o Capitão Levi, o Soldado mais Forte da Humanidade, lhe mostraria o porque carrega esse título. Essa foi a primeira vez que Levi enfrentou diretamente - e sozinho - o Titã Bestial, deixando-o gravemente ferido e dando aos fãs um dos momentos mais satisfatórios envolvendo os dois personagens.

Imagem de capa do item

A escolha de Levi

Levi acabou ficando com uma das decisões mais difíceis do anime: salvar Erwin, um homem que ele admirava ou Armin, um jovem inteligente e membro do pelotão. Para muitos, a escolha mais assertiva seria ter revivido Erwin, já que ele era um bom líder e conseguiria lidar melhor não só com as decisões, mas também com o poder do Titã Colossal, visto que Armin era mais pacifista.

Mas não foi isso que Levi fez… Ele optou por salvar Armin e o transformar no Titã Colossal, deixando o garoto doce virar um titã e devorar Bertholdt, o portador do Colossal. Essa escolha foi tomada pelo capitão para que Erwin pudesse finalmente descansar, tendo em vista que ele sofreria ainda mais se fosse transformado em um monstro. Mas, no fim das contas, essa se mostrou a decisão certa e vemos uma grande evolução de Armin desde esse episódio.

Imagem de capa do item

O oceano

Se você acompanhou Attack on Titan com atenção, sabe como ver o Oceano era uma coisa importante para Eren e Armin. Desde crianças eles sonhavam em explorar o mundo fora das Muralhas e, pela primeira vez, eles estavam lá: vendo o mar azul que sempre imaginaram e sorrindo (algo raro em sua realidade). Inicialmente, essa conquista foi um sopro de esperança e liberdade para os personagens, mas logo a necessidade de explorar o que estava além do oceano chegou e, junto com isso, novas descobertas.

Esse momento vale ser lembrado porque é a partir daqui que começamos a entender toda a verdade, não só sobre a Ilha Paradis, mas também sobre os motivos de sua reclusão e, claro, o que havia além daquele mar.

Imagem de capa do item

Levi VS Kenny Ackerman

A luta entre Levi e Kenny é um show de animação, sendo memorável por ter se tornado um dos momentos de ação mais inesquecíveis de todo o anime! Levi inicia a sua fuga ao escapar de inúmeros soldados comandados por Kenny Ackerman e no fim enfrenta o personagem, deixando claro o quão poderoso ele se tornou.

É impossível assistir Attack on Titan e não lembrar desse momento icônico protagonizado por um dos queridinhos da obra.

Imagem de capa do item

O sacrifício de Hange

Assim como muitos de seus companheiros de equipe, Hange Zoe ofereceu seu coração e se sacrificou na tentativa de adiar um pouco a chegada do Estrondo para que seus aliados pudessem decolar com o avião e chegar até Eren. Hange sempre foi muito extrovertida e corajosa, apesar disso ir mudando com o passar da temporada e o peso dos acontecimentos e, ao final de sua vida, ela morreu como uma heroína honrada e corajosa.

Uma cena que mostra ela se encontrando com seus antigos companheiros já mortos fez muitos fãs se emocionarem e, por isso, não poderíamos deixar esse sacrifício de fora da nossa lista.

Imagem de capa do item

O Estrondo

Com certeza esse é um dos momentos mais fortes e emblemáticos da trama, já que vemos na prática toda a transformação do Eren, que passou de protagonista para vilão de sua própria história. Sem piedade alguma da humanidade, Eren como Titã Fundador comandou uma marcha mortal que eliminou 80% da população para que seus amigos fossem reconhecidos como heróis pelos 20% que sobreviveram. Porém, até isso ficar claro na fase final do anime, o que temos é caos e destruição.

Muitas cenas fortes de pessoas e até mesmo crianças sendo esmagadas pelo Estronto, bebês sendo arremessados por mães numa tentativa desesperada de salvá-lo, pessoas despencando de penhascos ao serem encurraladas… Enfim, Por mais que muitos fãs entendam os motivos de Eren, é inegável que ele é o responsável por momentos perturbadores e memoráveis.