De Willem Dafoe a Joaquin Phoenix: 10 atores que quase interpretaram o Batman

Capa da Publicação

De Willem Dafoe a Joaquin Phoenix: 10 atores que quase interpretaram o Batman

Por Jaqueline Sousa

O Batman é uma das figuras mais icônicas da cultura pop. Seja nos quadrinhos, filmes ou jogos, o herói continua deixando sua marca no universo do entretenimento até os dias de hoje, ficando imortalizado no imaginário do público. 

E falando especialmente sobre cinema, alguns atores já tiveram a oportunidade de interpretar o Homem-Morcego nas telonas, como Adam West, Michael Keaton, Christian Bale e, o mais recente, Robert Pattinson, a estrela do sucesso The Batman, de Matt Reeves.

Por ser um personagem tão amado, sempre que um novo filme do Morcego aparece, vários nomes da indústria de Hollywood são cotados para assumir o manto do super-herói. Claro que apenas um deles é o escolhido, fazendo com que muitos voltem para casa de mãos abanando (ou não). Pensando nisso, hoje nós vamos te apresentar 10 atores que quase viveram o Batman nos cinemas!

Imagem de capa do item

Willem Dafoe

Willem Dafoe pode até ter ficado conhecido no universo dos super-heróis por interpretar o vilão Duende Verde, no Homem-Aranha de Sam Raimi, mas antes mesmo disso acontecer, o ator estava na lista de candidatos para viver o Batman de Tim Burton, no final da década de 1980.

Como sabemos, o papel acabou indo para Michael Keaton na época. Mas antes de tal notícia vir à tona, existia um rumor de que Dafoe poderia ser escalado como Coringa ao invés de Jack Nicholson, o que ficou apenas no âmbito das especulações, já que não era verdade. Posteriormente, Dafoe revelou que, na verdade, estava concorrendo ao papel do Batman.

Imagem de capa do item

Heath Ledger

Para uma esmagadora legião de fãs, Heath Ledger é o Coringa definitivo. Sua performance como o vilão em Batman: Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, o consagrou com um Oscar póstumo em 2009.

Mas não era bem isso que Ledger tinha em mente no início. Quando a produção de Batman Begins começou, Nolan chegou a entrar em contato com o ator para o papel de Bruce Wayne. Heath rejeitou a oferta, pois não tinha interesse em participar de filmes de super-heróis na época. Eventualmente, o personagem acabou parando nas mãos de Christian Bale.

Ao que parece, Ledger acabou mudando de ideia após o lançamento do filme, o que o fez ser escalado para viver o Coringa na sequência.

Imagem de capa do item

Joaquin Phoenix

Joaquin Phoenix é outro nome bastante conhecido entre os entusiastas da DC que quase viveu o Batman. Durante o período de transição entre Batman e Robin (1997) e Batman Begins (2005), a Warner Bros tinha planos de fazer uma adaptação de Batman: Ano Um sob comando do cineasta Darren Aronofsky. O diretor tinha apenas uma única condição: que Phoenix assumisse o manto do Morcego na produção.

Foi exatamente essa exigência de Aronofsky que fez com que o projeto nunca visse a luz do dia, pois o estúdio queria um ator mais “comercial” para interpretar o herói. Alguns anos mais tarde, Joaquin acabou, de fato, entrando para o universo cinematográfico da DC, de um jeito diferente, ao estrelar Coringa, de Todd Phillips, papel que o consagrou com o Oscar de Melhor Ator em 2020.

Imagem de capa do item

Nicholas Hoult

E se Robert Pattinson não tivesse sido escolhido para viver Bruce Wayne em The Batman? Antes de baterem o martelo a favor de Pattinson, Matt Reeves e os executivos da Warner Bros tinham outro nome em mente: Nicholas Hoult, um velho conhecido dos fãs de X-Men.

O ator até fez alguns testes de tela para o papel, chegando a ser um dos finalistas. Porém, como já sabemos, a equipe acabou escolhendo Robert para viver o Batman no novo filme do herói na DC.

Imagem de capa do item

Ethan Hawke

Ethan Hawke também quase interpretou o Batman nos cinemas. A situação em questão foi após o filme Batman: O Retorno (1992), quando Michael Keaton desistiu do papel e o diretor Joel Schumacher precisou de um novo intérprete para a sequência, Batman Eternamente (1995).

Na época, muitos nomes foram cotados, mas Hawke era o favorito da Warner. Os produtores ofereceram a posição para ele, mas o ator recusou a oportunidade porque não estava interessado em ser Bruce Wayne no momento. Assim, o herói foi designado a Val Kilmer, que assumiu a posição no filme de Schumacher.

Imagem de capa do item

Jake Gyllenhaal

Um dos principais nomes da indústria cinematográfica na atualidade, Jake Gyllenhaal é outro ator que já foi considerado para interpretar o Cavaleiro das Trevas nos cinemas. A franquia pela qual ele disputou uma vaga foi a de Christopher Nolan, mas o papel acabou indo para Christian Bale eventualmente.

Além disso, em meados de 2018, surgiram alguns rumores de que Gyllenhaal substituiria Ben Affleck como Batman, mas o ator desmentiu as especulações. E uma curiosidade: um pouco antes do início da produção de Batman Begins, Gyllenhaal quase substituiu Tobey Maguire em Homem-Aranha 2. Como será que sua carreira estaria agora se ele tivesse conseguido os papéis?

Imagem de capa do item

Josh Brolin

Josh Brolin se tornou um nome bastante conhecido dos fãs do Universo Cinematográfico da Marvel ao interpretar o vilão Thanos, mas já pensou se ele tivesse virado o Batman no meio do caminho?

Antes de Ben Affleck ser escalado como o herói em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (2016), Brolin recebeu um convite dos produtores para participar do filme e até chegou a conversar com Zack Snyder, mas as coisas não deram muito certo.

Imagem de capa do item

Cillian Murphy

A busca de Christopher Nolan por seu Batman incluiu também Cillian Murphy. O ator fez testes para interpretar o personagem, mas o diretor acreditava que aquele não era o papel ideal para Murphy, o que o fez escalá-lo como o vilão Jonathan Crane, o Espantalho, em Batman Begins.

A parceria entre os dois deu tão certo que se estendeu para outras produções além da trilogia do Batman, relação que dura até os dias de hoje.

Imagem de capa do item

Pierce Brosnan

O ator Pierce Brosnan, que ficou popularmente conhecido por viver James Bond nos filmes do 007, é outro nome que poderia ter interpretado o Morcego de Gotham no final dos anos 1980. Isso porque Brosnan era uma das principais opções do diretor Tim Burton para viver o vigilante encapuzado em Batman (1989). Porém, esse não era o desejo do ator, que acabou recusando o convite.

Imagem de capa do item

Mel Gibson

A disputa pelo papel de Bruce Wayne no filme de Tim Burton tinha um grande favorito, antes de Michael Keaton ser o felizardo: Mel Gibson. O papel foi oferecido ao astro, mas ele teve que recusar devido a conflitos de agenda, já que estava comprometido a continuar na sequência de Máquina Mortífera.

E aí, lembra de outro ator que quase viveu o Batman nos cinemas? Comente!