9 atores que já se envolveram com política

Capa da Publicação

9 atores que já se envolveram com política

Por Arthur Eloi

Entretenimento frequentemente parece um universo próprio, capaz de nos afastar do cotidiano e nos levar por mundos fantásticos, mas o cinema (assim como todas as outras mídias) acontece na vida real. É impossível separar a arte da política, e alguns atores levaram isso à sério.

Confira abaixo 9 atores que já se envolveram com política!

Imagem de capa do item

Arnold Schwarzenegger

Astro do fisiculturismo e do cinema de ação, Arnold Schwarzenegger não é só um brucutu. Depois de boas décadas brilhando nas telonas, ele se candidatou ao cargo de governador da Califórnia - e venceu!

Schwarzenegger ocupou o posto entre 2003 e 2011. Seu governo aparentemente foi um desastre: ele deixou o cargo com míseros 22% de aprovação.

Imagem de capa do item

Ronald Reagan

Personalidades midiáticas se candidatando a cargos públicos não é exatamente novidade. Ronald Reagan, que foi o 40º presidente dos Estados Unidos, antes tinha uma carreira relevante em Hollywood, tendo estrelado obras como Amigos Inseparáveis (1938) e Em Cada Coração um Pecado (1942).

Depois disso, ele presidiu o Sindicato de Atores de Hollywood, governou a Califórnia entre 1867 e 1975, e depois assumiu a presidência dos EUA em 1981 e 1989.

Imagem de capa do item

Clint Eastwood

Um dos nomes mais fortes do cinema, Clint Eastwood é conhecido por ter estrelado a Trilogia dos Dólares de Sergio Leone, clássicos absolutos do faroeste, e também ter vivido o detetive Dirty Harry em uma série de filmes.

O ator foi eleito prefeito da cidade de Carmel, na Califórnia, entre 1986 e 1988. Sua carreira política não foi muito longa, e ele retornou ao cinema logo depois, e segue na ativa até hoje como ator e diretor.

Imagem de capa do item

Shirley Temple Black

Shirley Temple é lembrada como uma das primeiras e mais famosas estrelas mirins de Hollywood, mas ela também conquistou um nome impressionante na política dos Estados Unidos depois que cresceu.

Em 1967, foi eleita para representar a Califórnia no Congresso dos EUA. Mais tarde, se tornou embaixadora do país, mantendo relações diplomáticas com Gana e com a antiga Tchecoslováquia.

Imagem de capa do item

Volodymyr Zelensky

Uma das personalidades mais comentadas de 2022, Volodymyr Zelensky é presidente da Ucrânia, eleito ao cargo em 2019. Antes disso, porém, ele tinha carreira no país como ator e comediante, tendo estrelado comédias românticas e até mesmo servindo como a voz do urso Paddington na dublagem ucraniana do filme inglês.

Imagem de capa do item

Cynthia Nixon

A eterna Miranda de Sex and the City, Cynthia Nixon também tentou a sorte na política, tendo disputado a eleição para governadora de Nova York em 2018. Ela acabou perdendo para Andrew Cuomo, mas é curioso essa relação visto que a série que a consagrou é inteiramente moldada por NY.

Imagem de capa do item

George Takei

Os atores da série clássica de Star Trek levaram as mensagens humanitárias do programa à sério, portanto não é incomum vê-los envolvidos com política ou causas sociais. George Takei, que imortalizou o papel de Sulu no seriado, tentou a sorte como político em 1973, e ficou em segundo lugar na eleição para um cargo na prefeitura de Los Angeles.

Isso pode não ter dado certo, mas ele fez carreira como ativista - focado em direitos LGBTQIA+ - e segue na ativa até hoje, aos 85 anos.

Imagem de capa do item

Nichelle Nichols

Outra figura de Star Trek que viveu os ensinamentos da série foi Nichelle Nichols, a Uhura. Seu papel no programa já havia sido revolucionário para a representação negra nas telas, mas Nichols foi além e ainda se tornou divulgadora científica da NASA, a agência espacial dos EUA. Seu trabalho foi fundamental para a contratação e treinamento de toda uma geração de mulheres astronautas e pesquisadoras.

Imagem de capa do item

Lucas Babin

Tudo bem que Lucas Babin não é um nome tão conhecido, mas a menção vale pelo fator aleatório. O ator participou de filmes como Escola de Rock (2003), onde viveu o guitarrista Spider (dir.), e também de novelas brasileiras como Avassaladoras e América, já que fala português fluentemente (por ter morado no Brasil e ser casado com uma empresária brasileira).

Ele se aposentou das telas em 2007, depois de uma aparição em CSI, e começou a se dedicar a vida política. Parece ter dado certo, já que foi eleito promotor público no estado do Texas em 2018.