As principais diferenças entre o Mercúrio e o Flash!

Capa da Publicação

As principais diferenças entre o Mercúrio e o Flash!

Por Leo Gravena

Para método de comparação, escolhemos o Flash mais popular para poder traçar um paralelo com Pietro Maximoff. Desse modo, falaremos de Barry Allen, que todos conhecem como o Flash da série de TV, ou o segundo Flash dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Quem é?

Barry Allen era um dos filhos gêmeos de Nora e Henry Allen. Seu irmão foi considerado nascido morto, mas na verdade, ele fora roubado e dado à família Thawne, o que, no futuro, geraria Eobard Thawne, o vilão principal do Flash. Ele cresceu lendo as histórias de seu super-herói favorito, Jay Garrick, o Flash da Terra-2. Ainda criança, sua mãe foi assassinada e seu pai foi culpado pelo crime, mas, sabendo que isso não era verdade, Barry cresceu com um forte interesse em fazer justiça, de modo a livrar seu pai da prisão.

Desde sempre, ele era apaixonado por química, o que o ajudou muito em sua vida de fazendeiro, ganhando um concurso que lhe deu uma bolsa universitária. Ele então se formou com diplomas em química e criminologia.

Imagem de capa do item

Quem é?

Nascido em Wundagore, a base do vilão Alto Evolucionário, Pietro Maximoff foi criado com sua irmã gêmea, Wanda, que viria a se tornar a Feiticeira Escarlate. Seus pais eram ciganos Romani, chamados Django e Marya Maximoff.

Quando adolescentes, Pietro e Wanda descobriram que possuíam habilidades excepcionais. Quando uma crise atingiu seu país, Django se viu tendo de roubar para poder alimentar sua família. Cidadãos enraivecidos então atacaram o acampamento Roma e Pietro pegou sua irmã e fugiu. As consequências traumáticas dessa separação fizeram com que eles esquecessem a maioria dos detalhes da sua infância e adolescência.

Imagem de capa do item

Origem dos poderes

Depois de iniciar seu trabalho como cientista policial, Barry resolveu se mudar para Central City, onde conheceu e começou a namorar a jornalista Iris West, que se apaixonou por sua humildade e humanidade.

Uma noite, durante uma tempestade, Barry retornou a um experimento após uma breve pausa. Um raio acabou entrando pela janela de seu laboratório, atingindo produtos químicos que caíram em cima dele. Sem procurar ajuda, Barry tentou voltar pra casa, mas logo seus poderes se manifestaram, revelando uma espécie de super-velocidade.

Imagem de capa do item

Origem dos poderes

Ainda enquanto era um bebê, Pietro foi sequestrado, bem como sua irmã Wanda, pelo Alto Evolucionário e levados secretamente para a base do vilão.

Lá, ele fez experimentos com os dois meninos, lhes dando poderes especiais. Porém, ele estava extremamente decepcionado com os resultados e, por conta disso, devolveu-os. Porém, os disfarçou como mutantes.

Imagem de capa do item

Família e legado

Barry Allen é apenas um num legado gigantesco de diferentes heróis que usam o manto e o nome "Flash". O primeiro deles foi Jay Garrick, que era o Flash em um dimensão paralela conhecida como Terra 2.

O terceiro Flash é Wally West, sobrinho de Barry e Iris West (anos depois, casados). Tivemos heróis mirins, como os filhos de Wally West e Bart Allen, um descendente tardio de Barry.

Imagem de capa do item

Família e legado

Pietro é irmão de Wanda Maximoff. Por muito tempo, os dois acreditaram que seu pai era Erik Lensherr, ou Max Eisendhardt, o mutante conhecido como Magneto. Porém, isso foi uma mentira criada ao longo dos anos.

Pietro chegou a se casar e ter uma filha com Cristalys, dos Inumanos. Sua irmã, Wanda, teve dois filhos criados por meio de magia, que acabaram sendo consumidos por Mephisto e reencarnando no corpo de dois jovens diferentes, William Kaplan (Wiccano) e Tommy Shepherd, o herói juvenil conhecido como Célere, que assim como Mercúrio, possui poderes de velocidade.

Imagem de capa do item

Poderes

O corpo do Flash usa uma energia universal, conhecida como Força de Aceleração, que os ajuda a correr mais rápido. Possuindo a força de um ser humano normal (porém, conseguindo aumentá-la com super velocidade - o chamado soco de massa infinita), o Flash consegue criar vórtices, voar, gerar construtos de energia, vibrar suas moléculas, se tornando intangível.

Como se não bastasse, ele possui uma aura gerada pela Força de Aceleração, que o protege dos efeitos da alta velocidade, além de ser capaz de roubar a velocidade de pessoas e coisas, bem como utilizar sua velocidade para atravessar dimensões e viajar no tempo.

Imagem de capa do item

Poderes

Já com o Mercúrio, os poderes funcionam internamente. Ele é rápido e forte porque seu corpo foi feito assim. Ele consegue correr extensas distâncias em pouco tempo, mas por conta disso, seu corpo é mais resistente e possui altos níveis de energia, estamina e resistência.

Ele também é mais ágil, seus reflexos são melhorados e ele possui uma espécie de super-força. Ele também é imune a precognição. Durante um tempo, ele foi capaz de viajar no tempo através de uma vibração molecular, e com isso, podia criar duplicatas de si mesmo que agiam em diversas partes do tempo simultaneamente.

Imagem de capa do item

Velocidade

Barry Allen, ao ter maestria no controle da Força de Aceleração, consegue atravessar a velocidade da luz, o que lhe dá todas as habilidades de viajar no tempo e entre dimensões.

Porém, isso só funciona em universos onde a Força de Aceleração esteja presente...

Imagem de capa do item

Velocidade

O Mercúrio, em sua melhor capacidade, desliza no espaço em uma velocidade de mach 5, ou seja, cinco vezes a velocidade do som.

E seus poderes funcionam em, virtualmente, qualquer universo que permita a existência de velocidade: ou seja, possua tempo, espaço e atrito.