As 10 principais diferenças entre os Vingadores do cinema e das HQs!

Capa da Publicação

As 10 principais diferenças entre os Vingadores do cinema e das HQs!

Por Gus Fiaux

Para essa lista, estamos tomando como critério o Universo Cinematográfico da Marvel (Terra-199999) e a Terra-616, onde se dá os acontecimentos principais da cronologia das HQs. Desconsideramos o Universo Ultimate, mesmo que grande parte das inspirações para o cinema venham de lá.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga e Vespa

Dois integrantes futuros dos Vingadores - já que, tirando o próprio Homem-Formiga, eles ainda não tiveram uma interação real com a equipe -, eles fazem parte da formação original dos Vingadores, algo que não acontece nos cinemas. Além disso, esses membros que integram originalmente os Vingadores são Hank Pym e Janet Van Dyne, em vez de Scott Lang e Hope Pym (embora Scott acabe entrando para os Vingadores posteriormente).

E além disso, vale lembrar que Pym é o criador de um dos maiores inimigos dos Vingadores, Ultron. O que não acontece nos cinemas...

Imagem de capa do item

Falcão

O Falcão dos cinemas é um ex membro de forças especiais americanas. Nos quadrinhos, ele era uma criança formidável que, vítima da violência e do racismo, se tornou um gângster. Tudo muda quando ele encontra o Capitão América, e logo, os dois deixam de ser inimigos e se tornam aliados.

Além disso, nas HQs, ele consegue se comunicar com pássaros, tendo inclusive o falcão Asa Vermelha como melhor companheiro. Nos cinemas, em vez de falar com um falcão real, ele possui um drone chamado Asa Vermelha.

Imagem de capa do item

Soldado Invernal

Há pouca coisa alterada a respeito da história do Soldado Invernal. Talvez, a maior diferença seja o fato dele ser um ano mais velho que Steve Rogers, enquanto nas HQs, ele era bem mais novo.

Além disso, o acidente onde ele foi dado como morto não foi o mesmo que enterrou Steve Rogers no gelo, o que difere da origem do anti-herói nas HQs.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

Originalmente, nas HQs, o Gavião Arqueiro se torna vilão ao cair nos encantos da Viúva Negra, enfrentando o Homem de Ferro. Depois que os Vingadores estão formados, ele se torna herói e entra para a segunda formação da equipe.

Nos cinemas, o Gavião é sempre visto como um agente da SHIELD, e ele só se torna vilão quando Loki o manipula mentalmente. Além disso, ele é um dos membros fundadores da equipe.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

A Viúva é outra personagem que tem poucas alterações em relação às HQs. A maior diferença reside em seu caráter. Nas HQs, ela é uma vilã durante muito tempo, e traz o Gavião Arqueiro para o seu lado, antes de integrar a segunda formação dos Vingadores.

Aqui, entretanto, tudo ocorre de forma contrária. Ela é vilã, mas é o Gavião que arrasta ela para o lado dos mocinhos. E ela é aliada do Homem de Ferro desde o início, sendo uma das integrantes fundadoras dos Vingadores.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate e Mercúrio

A maior diferença entre o Mercúrio e a Feiticeira das HQs e dos cinemas está em suas origens e em seus poderes. Originalmente, os dois são ciganos humanos que são alterados geneticamente pelo Alto Evolucionário. Pietro ganha super-velocidade e Wanda, manipulação de probabilidades e alteração de realidade, além de abertura para magia.

Nos cinemas, os dois são retratados como habitantes do leste europeu, cujos pais foram mortos graças a um míssil da Stark Enterprises. Seus poderes foram ganhos através da manipulação da Joia da Mente, e embora os poderes de Pietro sejam similares, os de Wanda se restringem a telepatia e telecinese.

Imagem de capa do item

Hulk

Nos cinemas, o Hulk surge fruto de um experimento envolvendo a raios gama e o soro do super-soldado. Nas HQs, isso chega a acontecer no Universo Ultimate, mas não no 616, já que o Hulk é fruto apenas da bomba gama.

Além disso, parece que Bruce Banner tem mais controle do Hulk nos cinemas que nas HQs.

Imagem de capa do item

Thor

Thor é possivelmente o personagem com mais alterações em relação às HQs. Lá, ele é um deus nórdico banido para a Terra e preso ao corpo de Donald Blake, sendo necessário bater sua bengala no chão para poder se transformar no Poderoso Thor.

Já nos cinemas, ele provém de um reino intergalático e extraterreste, sendo considerado um alienígena da raça asgardiana. Ele foi banido para a Terra mas não ficou atrelado ao corpo de Don, e tampouco precisava bater uma bengala para se transformar no Thor. Além disso, seu nível de poder aparenta ser bem menor que nas HQs.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

Tony Stark nos cinemas tem, como maior diferença, sua personalidade, mais brincalhona e menos séria. Além disso, ele é criador de Ultron, em vez de Hank Pym.

Outro detalhe das HQs que ficou de fora dos cinemas - pelo menos, não com a mesma intensidade - é o alcoolismo de Tony, e como isso afetou sua vida.

Imagem de capa do item

Capitão América

O Capitão América teve poucas mudanças em sua adaptação para os cinemas. Primeiramente, tem toda sua relação com Bucky, que é alterada para que Barnes não seja uma criança no meio da guerra.

Outro detalhe crucial é a temporalidade. Nas HQs, Steve acorda nos anos 60, o que cria toda uma história diferente do "homem fora de seu tempo" em relação à versão dos cinemas, que acorda em 2012. E isso sem contar que nos cinemas, ele é o fundador dos Vingadores, ao contrário das HQs, onde só se juntou à equipe em sua quarta aventura.