As 10 melhores séries originais do Disney Channel!

Capa da Publicação

As 10 melhores séries originais do Disney Channel!

Por Gus Fiaux

Disney Channel embalou gerações. Através de décadas, a emissora produziu diversos filmes e séries originais, todas voltadas para um público infanto-juvenil. E muitas dessas séries cresceram conosco.

Agora, para celebrá-las, decidimos relembras as 10 melhores séries originais do Disney Channelsejam animadas ou em live-action. Prepare-se para rever os grandes astros de sua infância e adolescência!

Créditos: Disney

Imagem de capa do item

Boa Sorte, Charlie! (2010-2014)

Uma das séries mais fofas e emocionantes da emissora, Boa Sorte, Charlie! contava as desventuras dos Duncan assim que a caçula da família, Charlie, nascia. Os episódios são contados do ponto de vista de sua irmã mais velha, Teddy Duncan, que fazia vlogs desejando boa-sorte à caçula por viver em uma família tão excêntrica.

A série durou quatro temporadas e inclusive recebeu um filme, exibido no próprio Disney Channel. Foi um dos sitcoms mais elogiados da emissora, devido ao elenco de atores e à trama, que ia sempre progredindo conforme a jovem Charlie Duncan envelhecia. Além disso, foi a série que realmente revelou o talento de Bridgit Mendler ao mundo.

Imagem de capa do item

Os Feiticeiros de Waverly Place (2007-2012)

Muito antes de alcançar o sucesso musical, Selena Gomez estreou um pequeno sitcom no Disney Channel, que logo tomou proporções absurdas. Na trama, víamos a vida de uma família de bruxos que morava em Waverly Place, em Manhattan. Aqui, Alex Russo precisa lidar com seus irmãos ao mesmo tempo que lida com sua escola normal.

A série rendeu um filme e um episódio especial de encerramento, se tornando uma das mais populares da emissora. A série apresentou vários talentos ao mundo além de Gomez, como David Henrie e Jake T. Austin, além de ter tido um crossover especial com Hannah Montana e Zack & Cody: Gêmeos à Bordo.

Imagem de capa do item

Gravity Falls (2012-2016)

Por mais que as séries em live-action sempre tenham sido o foco do Disney Channel, as animações também vieram em peso, batendo de frente com algumas produções de emissoras rivais, como o Cartoon Network e a Nickelodeon. E um exemplo disso foi Gravity Falls, que apesar de ser fofa e animada, encobria mistérios soturnos e assustadores.

Na trama, vemos os irmãos gêmeos Dipper e Mabel indo para uma cidade misteriosa para passarem suas férias de verão. Aos poucos, eles vão percebendo que Gravity Falls não é nada do que parece ser, e os dois precisam lidar com eventos macabros e até mesmo um demônio que parece comandar a todos na cidade.

Imagem de capa do item

Kim Possible (2002-2007)

Crianças e adolescentes gostam de sonhar com vidas duplas e missões secretas. A Disney Channel sempre entendeu isso muito bem, e uma das provas é a série animada de Kim Possible, que durou quatro temporadas, além de ter recebido alguns filmes animados - e inclusive um crossover com a série animada de Lilo & Stitch, que era exibida na época.

Mesmo anos após seu fim, Kim Possible se manteve como uma das marcas mais populares da Disney Channel, de forma que a série é constantemente reprisada na programação do canal. Neste ano, também foi lançado um filme em live-action baseado na animação, que estreou em fevereiro.

Imagem de capa do item

Zack & Cody: Gêmeos à Bordo (2008-2011)

Após o encerramento de Gêmeos em Ação - que falaremos mais à frente -, a Disney não estava disposta a perder os irmãos Dylan e Cole Sprouse. Em Zack & Cody: Gêmeos à Bordo, vemos as desventuras da dupla endiabrada em um navio - o SS Tipton. Aqui, além de ir para a escola, eles precisaram tomar responsabilidades e trabalhar.

Alguns personagens fundamentais da série original retornaram para a sequência, como London Tipton, a patricinha que sempre provocava as melhores risadas, ou o irritado Marion Moseby, que deixou de ser gerente do hotel para se tornar gerente do navio. Além disso, tivemos também a estreia de Debby Ryan na Disney, no papel de Bailey Pickett.

Imagem de capa do item

Zack & Cody: Gêmeos em Ação (2005-2008)

Muito antes de embarcarem em um cruzeiro, Zack e Cody Martin aprontaram o máximo em um hotel. Essa era a trama básica de Zack & Cody: Gêmeos em Ação. Acompanhamos os dois em suas desventuras no Hotel Tipton, tentando escapar da vigília soberana de Marion Moseby e fazendo vários amigos.

Embora Gêmeos à Bordo tenha expandido os horizontes para os irmãos, a série original tinha uma vibe bem mais original e divertida, além de contar com a presença de Ashley Tisdale (sim, a Sharpay de High School Musical) em um papel principal. Por falar nisso, o episódio sobre a audição da peça baseada em HSM é um tesouro incompreendido!

Imagem de capa do item

Hannah Montana (2006-2011)

Na última semana, o mundo parou com uma notícia bem inusitada. Miley Cyrus era vista colocando uma peruca loira. E para quem assistiu todas as temporadas de Hannah Montana, sabe muito bem o que isso significa! A série girava em torno de Miley Stewart, uma menina que precisava se disfarçar para que ninguém soubesse que ela era uma grande diva pop.

Acompanhávamos a vida de Miley enquanto ela vivia em Malibu, mas também víamos a ótica de seus amigos e familiares, incluindo sua melhor amiga Lilly Truscott. A série foi um fenômeno da emissora, e rendeu um filme que chegou a ir aos cinemas, além de um "documentário" registrando um show de Hannah. E nem vamos falar das músicas, que fizeram um belo sucesso.

Imagem de capa do item

Lizzie McGuire (2001-2004)

Muito antes de Miley Cyrus, Selena Gomez e Demi Lovato, o grande talento revelado pela Disney havia sido Hillary Duff, que até tentou engrenar uma carreira musical mas acabou sendo escanteada por outros grandes nomes da época. Mas independente do sucesso da atriz, Lizzie McGuire merece estar entre as melhores séries do Disney Channel.

Aqui, acompanhávamos os dramas diários de Lizzie em seu colégio, lidando com as crushs da adolescência, as notas e os amigos. O divertido era acompanhar a versão animada da protagonista, que aparecia como uma espécie de "voz da consciência", mostrando o que ela devia ou não fazer nos momentos adequados.

Imagem de capa do item

As Visões da Raven (2003-2007)

Não adianta: você pode nunca ter visto o Disney Channel na sua vida, mas com certeza já assistiu algum episódio de As Visões da Raven. A série ficou extremamente popular no Brasil, e mostrava a atrapalhada Raven Baxter, uma menina aparentemente normal que casualmente tinha a capacidade de ver o futuro.

O problema é que ela sempre interpretava suas visões de uma forma muito exagerada, muitas vezes tentando impedir catástrofes (e as causando no caminho). A série fez tanto sucesso que rendeu até alguns spin-offs, como Cory na Casa Branca (focado no irmão caçula de Raven) e, mais recentemente, A Casa da Raven.

Imagem de capa do item

Phineas e Ferb (2007-2015)

Em primeiríssimo lugar, está a série mais duradoura e mais popular que o Disney Channel teve em toda sua história. A animação Phineas e Ferb tem uma trama simples: ao longo dos dois meses de férias, os meio-irmãos Phineas Flynn e Ferb Fletcher precisam criar invencionices para passar o tédio. Ah, e temos um ornitorrinco que também é agente secreto.

Cheio de cor, bom-humor, energia e canções memoráveis, a série conseguiu expandir seu território - de forma que o que eram apenas dois meses se tornou um verão interminável. Aos poucos, a série chegou a ter crossovers com outras propriedades da Marvel, como os Vingadores e até mesmo Star Wars.