As 10 melhores séries baseadas em HQs da década

Capa da Publicação

As 10 melhores séries baseadas em HQs da década

Por Gus Fiaux

A década está chegando ao fim e os super-heróis nunca estiveram tão em alta. Desde 2010, os personagens surgidos nos quadrinhos dominaram todas as mídias – seja os cinemas, os jogos e também a TV e o streaming.

Ao longo desses dez anos, tivemos muitas séries e franquias muito boas, provando que esses personagens fantásticos vieram para ficar. Pensando nisso, separamos nesta lista as 10 melhores séries baseadas em HQs da década!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Lucifer

Um dos maiores sucessos da década, Lucifer é vagamente inspirada no personagem da Vertigo, em um de seus arcos de histórias mais populares. Na trama, o Estrela da Manhã abandona o Inferno e tenta ganhar a vida em um bar em Los Angeles.

A série combina os temas das HQs com um procedural policial, mas caiu nas graças do público graças ao carisma de seu protagonista, Tom Ellis. A série chegou a ser cancelada pela Fox, mas devido à sua popularidade, foi resgatada pela Netflix.

Imagem de capa do item

Arrow

A aventura do Arqueiro Verde no CW foi uma das séries cruciais para a popularidade dos super-heróis na TV. A primeira série do Arrowverse começou como um drama sombrio e mais "realista", seguindo a jornada heroica de Oliver Queen.

No entanto, nem tudo foram flores para Arrow. A série teve uma grande decaída, quando começou a explorar temas mais fantasiosos. Felizmente, em suas últimas três temporadas, a produção encontrou seu ritmo e está finalizando em seu ápice.

Imagem de capa do item

The Umbrella Academy

Talvez seja cedo demais para dizer, considerando que a nova produção da Netflix ainda está em sua primeira temporada. No entanto, The Umbrella Academy - a adaptação dos quadrinhos homônimos de Gerard Way - já chegou com tudo.

A série é bizarra da melhor forma possível, criando uma família disfuncional de seres com super-poderes, que precisam se unir para deter o apocalipse. Com ótimos visuais e um elenco fenomenal, a série tem muito potencial pela frente, e já foi renovada para o segundo ano.

Imagem de capa do item

Supergirl

Enquanto o Homem de Aço tinha sua própria franquia nos cinemas, a Supergirl encontrou seu caminho na televisão, com aventuras ricas e muito divertidas, além de vários personagens saídos direto das HQs. Após ter sido "cancelada" no CBS, a série passou para o CW.

Isso facilitou ainda mais a inclusão de Kara Danvers no Arrowverse - onde se aventura com outros heróis em crossovers fantásticos. A quarta temporada da série é impecável - e o Superman de Tyler Hoechlin é um show à parte.

Imagem de capa do item

Monstro do Pântano

Falando na DC Comics, não podemos nos esquecer de Monstro do Pântano, uma das melhores séries de heróis dos últimos anos - e que infelizmente foi cancelada antes de chegar ao seu potencial completo. Ainda assim, o primeiro ano merece todos os louros.

A história segue Alec Holland e Abby Arcane, enquanto os dois investigam um grande mistério nos pântanos da Louisiana - e é assim que uma grande conspiração se desenrola, com o nascimento de uma criatura monstruosa. A produção se destaca por seu tom de horror.

Imagem de capa do item

The Boys

Outra série que estreou em 2019 e já deixou os fãs muito felizes foi The Boys, a produção original da Amazon Prime Video que desconstrói completamente seus super-heróis e os transforma em vilões sádicos e loucos por fama.

A série adapta uma linha de quadrinhos da Wildstorm e da Dynamite, em uma produção com excelentes efeitos visuais e muita violência, além de um humor bem ácido. A série fez um grande sucesso no mundo todo, e já retorna no ano que vem.

Imagem de capa do item

Demolidor

A parceria entre a Marvel e a Netflix pode ter durado pouco, mas rendeu alguns produtos interessantes - e nenhum se destaca mais que Demolidor, a série que reformulou o personagem em uma trama muito mais densa e violenta, longe dos filmes de heróis do MCU.

Embora sua segunda temporada ainda receba algumas críticas negativas, a primeira e a terceira são verdadeiras obras-primas, nos apresentando o Matt Murdock perfeito e vários vilões formidáveis, como o Rei do Crime e o Mercenário.

Imagem de capa do item

Legends of Tomorrow

Há alguns anos atrás, se você visse Legends of Tomorrow numa lista de melhores séries de super-heróis, ficaria revoltado. A primeira temporada da série definitivamente não é boa, mas a quarta produção do Arrowverse soube dar a volta de uma forma bem criativa.

O que encanta em Legends é seu tom humorístico que sempre coloca seus principais heróis em situações bem engraçadas ao longo de toda a história da humanidade. É uma série ótima e despretensiosa, bem diferente das demais produções que "apostam alto".

Imagem de capa do item

Watchmen

Uma das melhores estreias de 2019, Watchmen foi diferente de tudo que esperávamos - e isso faz parte de seu maior charme. A série explora a continuação dos eventos da graphic novel original, mas com uma pegada mais intimista e adaptada à atualidade.

A trama segue Angela Abar, uma policial que precisa enfrentar a Sétima Kavalaria, uma organização racista que toma a máscara do Rorschach como símbolo. Apesar disso, a história nos reúne com vários personagens clássicos, como Ozymandias e Dr. Manhattan.

Imagem de capa do item

Agentes da S.H.I.E.L.D.

No entanto, por mais que todas as séries anteriores sejam excelentes, é difícil pensar em uma que cresceu mais do que Agentes da S.H.I.E.L.D., vendida como a "primeira série do Universo Cinematográfico da Marvel".

A série não começou muito bem, com uma primeira temporada um tanto decepcionante, mas ao longo dos anos ela cresceu e se tornou uma das melhores da década, com personagens carismáticos e arcos excepcionais. É uma pena que tenha se afastado de vez do MCU.